Segunda-feira, 17 de Janeiro de 2022 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Premier oferece almoço de confraternização para celebrar encerramento do "7º Curso Descobrir a Amazônia"

  20/06/2013

Para celebrar o encerramento do 7º Curso Descobrir a Amazônia – Descobrir-se Repórter, que terá sua última conferência realizada a partir das 09h deste sábado (22), no auditório do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/USP), o Hospital Premier, co-patrocinador do Projeto Repórter do Futuro, oferecerá um Almoço de Confraternização.

A feijoada acompanhada com cachaça de Salinas (MG) será servida a partir das 14h, nas instalações do hospital, localizado na Vila Cordeiro.

Trata-se de um importante encontro que irá reunir as instituições realizadoras e apoiadoras para fazer o balanço do módulo e planejar a 7ª Viagem de Estudos e Reportagens à Amazônia, prevista para ser realizada de 22 a 27 de julho.

Foram convidados o General José Luiz Jaborandy Jr., Chefe do Estado-Maior do Comando Militar da Amazônia (CMA), o General de Brigada Carlos Alberto Neiva Barcellos, Chefe do Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx), o General-de-Exército Adhemar da Costa Machado Filho, Chefe do Comando Militar do Sudeste (CMSE) e os palestrantes: Paulo Artaxo (IF/USP), Ariovaldo Umbelino de Oliveira (FFLCH/USP), Neli de Mello-Théry (EACH/USP), Eduardo Góes Neves (MAE/USP), Paulo Kageyama, (ESALQ/USP) e Marcos Buckeridge (IB/USP).

O convite também foi lançado à EBC/TV Brasil, nas pessoas de Florestan Fernandes Jr., gerente de jornalismo, Bianca Vasconcellos, diretora de documentário do programa “Caminhos da Reportagem”, e à equipe de jornalistas que acompanharam o curso como observadores.

A Coordenação do Projeto Repórter do Futuro estará representada pela diretoria da OBORÉ e seus coordenadores pedagógicos. O encontro contará ainda com a presença da diretoria do Hospital Premier e a equipe de apoio do IEA/USP.

Os 25 estudantes universitários, que de maio a junho participaram de palestras, conferências e coletivas de imprensa com especialistas em diversas áreas do conhecimento relacionadas à Amazônia, contarão com um microonibus para transportá-los da Cidade Universitária até o Hospital Premier.

Modelo de Atenção Integral à Saúde

Em 2012, o programa “Caminhos da Reportagem” produziu um documentário sobre Cuidados Paliativos, uma especialidade médica indicada por profissionais da saúde que consideram a presença da família e o aconchego do lar essenciais para o tratamento de pacientes em terminalidade de vida.

 “A vida por um fio” trata-se também de um fiel retrato do trabalho desenvolvido pelo Hospital Premier, instituição hospitalar, que segue os princípios dos Cuidados Paliativos apontados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), especializado no atendimento a pacientes crônicos de alta dependência, especialmente idosos e portadores de diversas patologias como neoplasias, demência e sequelas neurológicas.

Assista aqui “A Vida por um fio”

Leia também:

Neste sábado (22), Repórter do Futuro aborda a atuação do Exército na Amazônia

Repórteres do Futuro participam de workshop sobre telejornalismo na TV Brasil

Sobre o curso

O 7º Curso Descobrir a Amazônia – Descobrir-se Repórter, módulo do Projeto Repórter do Futuro, é organizado pela OBORÉ Projetos Especiais em Comunicações e Artes, IEA/USP – Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo e ABRAJI – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.

Conta com o apoio/patrocínio do CCOMSEx – Centro de Comunicação Social do Exército, Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, SINPRO/SP – Sindicato dos Professores de São Paulo, NH Photos/Nivaldo Silva, EBC/TV Brasil, Cátedra UNESCO de Comunicação, Hospital Premier/MAIS – Modelo de Atenção Integral à Saúde, INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, IPFD – Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais, Casa da Cultura Digital, Matilha Cultural, KBR TEC Soluções Online e da Coordenação dos principais Cursos de Jornalismo de São Paulo: ECA/USP – Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, Faculdade Cásper Líbero, PUCSP – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Universidade Metodista de São Paulo e Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Também emprestam seu prestígio a esta iniciativa: revistas Brasil Atual, Caros Amigos, Fórum, Imprensa, Le Monde Diplomatique Brasil, Piauí, Samuel e o blog “O Xis da Questão – Mídia, Jornalismo e Atualidade”, do Prof. Chaparro.


Equipe de Coordenação:
Ana Luisa Zaniboni Gomes, André Deak, Ausônia Donato, Cristina Cavalcanti, Germano Assad, Guilherme Alpendre, João Paulo Brito, João Paulo Charleaux, Manuel Carlos Chaparro, Milton Bellintani, Nivaldo Silva, Pedro Ortiz, Sergio Gomes.

Coordenação Pedagógica:
Pedro Ortiz

Assistência à Coordenação Pedagógica:
Camila Boehm, Camila Moura, Danillo Oliveira, Lais Mendonça, Luana Copini

Secretaria Executiva:
Cristina Cavalcanti

Equipe de Apoio:
Aline Rodrigues, Gabriela Rodrigues, Luciano Bitencourt

Observadores EBC/TV Brasil:

Aline Moraes da Silva, João Pedro Gomes, Pedro Fernandes da Silva Neto

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online