Sábado, 22 de Janeiro de 2022 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  "Luto" é o tema da Sessão Averroes de junho, nesta terça (25)

  18/06/2013


A SESSÃO AVERROES de junho, que acontece na Cinemateca nesta próxima terça-feira (25), aborda a dificuldade familiar em comunicar o luto de um ente próximo.

Para inspirar a reflexão, a partir das 19h será exibido o filme belga-francês “Desde que Otar partiu”, de Julie Bertucelli.

O longa conta a história de três gerações de mulheres que vivem em Tbilissi, capital da Geórgia, durante a crise que acometeu o leste europeu, nos anos 1980. Eka anseia que seu filho Otar, médico que saiu do país para trabalhar como operário em Paris, volte para casa. Mas Otar sofre um acidente de trabalho e a família precisa decidir como comunicar sua morte à matriarca.

Na sequência do filme, acontece Mesa de Reflexão com a psicóloga hospitalar Débora Genezini, mestre em Gerontologia pela PUC-SP, psicóloga do Programa de Cuidados Paliativos do Hospital Samaritano de São Paulo e docente do Instituto Paliar, e com o médico clínico e sanitarista Henrique Parsons, mestre em Ciências (Medicina Paliativa – Caquexia) pela Gaduate School of Biomedical Sciences da Universidade do Texas e coordenador do Centro de Educação e Pesquisa Saber MAIS.

Atividade permanente da Cinemateca desde 2009, a SESSÃO AVERROES é fruto da parceria entre Cinemateca, Hospital Premier e OBORÉ.

As sessões acontecem na última terça-feira do mês, às 19h. A exibição é seguida de mesa de reflexão com convidados das mais diversas áreas do conhecimento.

A atividade propõe-se a refletir, examinar e debater a condição humana, a vida e sua terminalidade.

Esta SESSÃO conta com o apoio da Faculdade de Medicina de Itajubá, do Instituto Paliar e da Academia Nacional de Cuidados Paliativos.

Confira análises do filme:

Crítica da revista Contracampo – revista de cinema

Crítica do Portal Omelete

Assista ao trailer, com legendas em inglês

Sessão de Cinema

Desde que Otar partiu (Depuis qu’Otar Est Parti), de Julie Bertucelli.

(França, 2003). 103 minutos. Drama. Com Esther Gorintin, Nino Khomasuridze e Dinara Drukarova. Exibição em DVD.

 

Classificação indicativa: 12 anos.

Entrada gratuita.

 

Mesa de Reflexão

Débora Genezini, psicóloga hospitalar, mestre em Gerontologia pela PUC/SP, psicóloga do Programa de Cuidados Paliativos do Hospital Samaritano de São Paulo, docente do Instituto Paliar.

Henrique Parsons, médico clínico e sanitarista, mestre em Ciências (Medicina Paliativa - Caquexia) pela Graduate School of Biomedical Sciences da Universidade do Texas (Houston, EUA) e coordenador do Centro de Educação e Pesquisa Saber MAIS.    

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online