Terça-feira, 23 de Julho de 2024 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Repórteres do Futuro participam de workshop sobre telejornalismo na TV Brasil
Texto e Fotos: João Paulo Brito
  12/06/2013



Dezessete estudantes do 7º Curso Descobrir a Amazônia – Descobrir-se Repórter, do Projeto Repórter do Futuro, participaram, na tarde deste sábado (8), de um workshop sobre telejornalismo, coordenado por Bianca Vasconcellos, diretora de jornalismo do programa Caminhos da Reportagem da EBC/TV Brasil.

A aula bônus aconteceu na sede paulista da emissora, localizada na Vila Leopoldina, e foi precedida por visita monitorada a suas instalações.

Sob coordenação do chefe de redação William Douglas e de Florestan Fernandes Jr., gerente executivo de jornalismo da TV Brasil, os alunos do módulo tiveram acesso às ilhas de edição, aos dois estúdios onde são montados os cenários para os programas, aos setores de redação e produção, às salas de reunião e ao carro link – veículo equipado com ilha de edição, gravação e exibição de reportagens, além de antena que permite a transmissão de imagens às emissoras - e receberam explicações dos jornalistas sobre como são desenvolvidos os trabalhos em cada um destes ambientes.

Durante o workshop, os estudantes assistiram ao documentário Amores Improváveis - que irá ao ar nesta quinta (13), às 22h - e conversaram com a equipe sobre todo o processo de produção da matéria.

Os produtores Luana Ibelli e Wagner Junior contaram sobre os desafios para controlar todos os aspectos relacionados à produção do programa. Ambos enfatizaram que possuir um amplo repertório cultural e pessoal traz uma contribuição de grande importância a esta função.

Para Wagner, a criatividade e curiosidade também são indispensáveis. Ele contou que a ideia para fazer “Amores Improváveis” surgiu quando leu na internet uma notícia sobre o caso de uma mulher que se casou com o assassino de sua irmã.

“Entrei no Facebook e vi esta matéria que o Wagner tinha compartilhado havia dois minutos. Então, fui à mesa dele comentar a matéria e ele me disse: ‘Bianca, isso dá um programa’. Na hora eu respondi: ‘amores improváveis’”, contou Bianca Vasconcellos, entre risos.

A equipe também falou sobre os mais que esperados imprevistos no decorrer do processo de produção, principal fator para manter o roteiro flexível a alterações; o necessário bom relacionamento com as assessorias de imprensa ou, no pior das hipóteses, a devida persistência do repórter diante dos empecilhos colocados por estes profissionais; e a coragem do jornalista para arriscar-se em pautas, perguntas e entrevistas.

Leia também:

Arqueologia e biodiversidade na Amazônia são temas de encontro no Projeto Repórter do Futuro

Neli de Mello-Théry: "Brasil não sabe quem são os donos de suas terras"

Terras indígenas precisam ser mais respeitadas, diz pesquisador

Ariovaldo Umbelino critica processo de reforma agrária e aponta desrespeito aos povos indígenas

Vídeo: Ariovaldo fala sobre reforma agrária, desenvolvimento econômico e desmatamento na Amazônia

Dívida com Povos Indígenas tem origem na questão agrária

Entrevista: invalidar trabalho de milhares de cientistas por "erro" em relatório é inaceitável, diz Paulo Artaxo

Vídeo: Paulo Artaxo fala sobre vulnerabilidade do ecossistema amazônico em encontro do Repórter do Futuro


Confira a programação completa do curso.

Sobre o curso

O 7º Curso Descobrir a Amazônia – Descobrir-se Repórter, módulo do Projeto Repórter do Futuro, é organizado pela OBORÉ Projetos Especiais em Comunicações e Artes, IEA/USP – Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo e ABRAJI – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.

Conta com o apoio/patrocínio do CCOMSEx – Centro de Comunicação Social do Exército, Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, SINPRO/SP – Sindicato dos Professores de São Paulo, NH Photos/Nivaldo Silva, EBC/TV Brasil, Cátedra UNESCO de Comunicação, Hospital Premier/MAIS – Modelo de Atenção Integral à Saúde, INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, IPFD – Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais, Casa da Cultura Digital, Matilha Cultural, KBR TEC Soluções Online e da Coordenação dos principais Cursos de Jornalismo de São Paulo: ECA/USP – Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, Faculdade Cásper Líbero, PUCSP – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Universidade Metodista de São Paulo e Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Também emprestam seu prestígio a esta iniciativa: revistas Brasil Atual, Caros Amigos, Fórum, Imprensa, Le Monde Diplomatique Brasil, Piauí, Samuel e o blog “O Xis da Questão – Mídia, Jornalismo e Atualidade”, do Prof. Chaparro.


Equipe de Coordenação:
Ana Luisa Zaniboni Gomes, André Deak, Ausônia Donato, Cristina Cavalcanti, Germano Assad, Guilherme Alpendre, João Paulo Brito, João Paulo Charleaux, Manuel Carlos Chaparro, Milton Bellintani, Nivaldo Silva, Pedro Ortiz, Sergio Gomes.

Coordenação Pedagógica:
Pedro Ortiz

Assistência à Coordenação Pedagógica:
Camila Boehm, Camila Moura, Danillo Oliveira, Lais Mendonça, Luana Copini

Secretaria Executiva:
Cristina Cavalcanti

Equipe de Apoio:
Aline Rodrigues, Gabriela Rodrigues, Luciano Bitencourt

Observadores EBC/TV Brasil:
Aline Moraes da Silva, João Pedro Gomes, Pedro Fernandes da Silva Neto

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online