10/06/2013
O professor de jornalismo, escritor e coordenador do Projeto Repórter do Futuro Manuel Carlos Chaparro participa de debate sobre ética jornalística na Câmara Municipal de São Paulo nessa sexta-feira (14/6) às 16 horas.
Chaparro é um dos redatores das Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação de Jornalismo, aprovado em maio pela Câmara da Educação Superior do Conselho Nacional de Educação. O documento, que aborda a prática reflexiva da profissão - a essência do Projeto Repórter do Futuro -, depende apenas da aprovação do Ministro da Educação para ser implantado.
Ganhador de quatro Esso de Jornalismo, um dos mais importantes prêmios da imprensa brasileira, Chaparro é autor do livro “Pragmática do Jornalismo” (Editora Summus), obra considerada referência em teoria do jornalismo e adotada pelas faculdades de comunicação.
É idealizador do blog “O Xis da Questão” (www.oxisdaquestao.com.br), voltado para discutir mídia, jornalismo e atualidade. Integra, desde 2012, o Conselho Consultivo do Ranking Jornalistas&Cia – Os mais Premiados Jornalistas Brasileiros.
Doutor em Ciências da Comunicação e professor aposentado de Jornalismo da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), nasceu em Portugal, onde iniciou a carreira de jornalista em Lisboa (1957).
No Brasil (para onde emigrou em 1961), foi repórter, editor e articulista em vários jornais e revistas brasileiros.
Em São Paulo, dedicou-se à comunicação empresarial e institucional. Ajudou a desenvolver esse campo de atuação no país, como mercado de trabalho e especialização jornalística.
Depois de ter trabalhado por um bom tempo como jornalista, Carlos Chaparro decidiu aprofundar os estudos na área. Assim, em 1982, formou-se em Jornalismo pela ECA-USP. Lá mesmo fez mestrado, doutorado, e iniciou carreira acadêmica que manteve até a aposentadoria.
Um dos pioneiros no uso da internet, criou a revista eletrônica Reescrita. Escreveu vários livros e atualmente se dedica a preparar novos títulos.
A palestra com Manuel Chaparro é aberta ao público. Para participar, é preciso se inscrever antecipadamente pelo telefone 3396-4900 (com Guilherme ou Mário, das 9h às 19h30). As vagas são limitadas e a previsão é que o evento termine às 17h30.
O evento poderá ser acompanhado pela internet, no link Auditórios on line – Sala Sérvio Vieira de Mello.
Serviço:
Palestra sobre Ética Jornalística, seguida de debate, com o professor Manuel Carlos Chaparro
Sexta-feira (dia 14/6), das 16h às 17h30
Câmara Municipal de São Paulo (Sala Sérgio Vieira de Melo)
Viaduto Jacareí, 100, Bela Vista
Vagas limitadas
Inscrições pelo telefone 3396-4900, com Guilherme ou Mário, das 9h às 19h30, até quinta-feira (13/6)
|