Sexta-feira, 28 de Janeiro de 2022 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Prof. Chaparro participa de debate sobre ética jornalística na Câmara Municipal

  10/06/2013


O professor de jornalismo, escritor e coordenador do Projeto Repórter do Futuro Manuel Carlos Chaparro participa de debate sobre ética jornalística na Câmara Municipal de São Paulo nessa sexta-feira (14/6) às 16 horas.

Chaparro é um dos redatores das Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação de Jornalismo, aprovado em maio pela Câmara da Educação Superior do Conselho Nacional de Educação. O documento, que aborda a prática reflexiva da profissão - a essência do Projeto Repórter do Futuro -, depende apenas da aprovação do Ministro da Educação para ser implantado.

Ganhador de quatro Esso de Jornalismo, um dos mais importantes prêmios da imprensa brasileira, Chaparro é autor do livro “Pragmática do Jornalismo” (Editora Summus),  obra considerada referência em teoria do jornalismo e adotada pelas faculdades de comunicação.

É idealizador do blog “O Xis da Questão” (www.oxisdaquestao.com.br), voltado para discutir mídia, jornalismo e atualidade. Integra, desde 2012, o Conselho Consultivo do Ranking Jornalistas&Cia – Os mais Premiados Jornalistas Brasileiros.

Doutor em Ciências da Comunicação e professor aposentado de Jornalismo da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), nasceu em Portugal, onde iniciou a carreira de jornalista em Lisboa (1957). 

No Brasil (para onde emigrou em 1961), foi repórter, editor e articulista em vários jornais e revistas brasileiros.

Em São Paulo, dedicou-se à comunicação empresarial e institucional. Ajudou a desenvolver esse campo de atuação no país, como mercado de trabalho e especialização jornalística.

Depois de ter trabalhado por um bom tempo como jornalista, Carlos Chaparro decidiu aprofundar os estudos na área. Assim, em 1982, formou-se em Jornalismo pela ECA-USP. Lá mesmo fez mestrado, doutorado, e iniciou carreira acadêmica que manteve até a aposentadoria.

Um dos pioneiros no uso da internet, criou a revista eletrônica Reescrita. Escreveu vários livros e atualmente se dedica a preparar novos títulos.

A palestra com Manuel Chaparro é aberta ao público. Para participar, é preciso se inscrever antecipadamente pelo telefone 3396-4900 (com Guilherme ou Mário, das 9h às 19h30). As vagas são limitadas e a previsão é que o evento termine às 17h30.

O evento poderá ser acompanhado pela internet, no link Auditórios on line – Sala Sérvio Vieira de Mello.

Serviço:

Palestra sobre Ética Jornalística, seguida de debate, com o professor Manuel Carlos Chaparro

Sexta-feira (dia 14/6), das 16h às 17h30

Câmara Municipal de São Paulo (Sala Sérgio Vieira de Melo)

Viaduto Jacareí, 100, Bela Vista

Vagas limitadas

Inscrições pelo telefone 3396-4900, com Guilherme ou Mário, das 9h às 19h30, até quinta-feira (13/6)

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online