23/05/2013
Neste sábado (25), o 7° Curso Descobrir a Amazônia – Descobrir-se Repórter, do Projeto Repórter do Futuro, receberá o arqueólogo Eduardo Góes Neves para falar sobre ocupação humana sob a ótica arqueológica.
O encontro, composto por palestra, conferência e coletiva de imprensa, acontece a partir das 09h no auditório do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/USP), com transmissão online pelo site do IEA.
Góes Neves é professor no Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP, onde ensina na Graduação e Pós-Graduação, e no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Amazonas (PPGAS/UFAM).
O arqueólogo presidiu a Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB) e foi consultor para a implementação do Curso Superior de Tecnologia em Arqueologia da Universidade do Estado do Amazonas (CSTA/UEA). Atualmente, Góes Neves realiza pesquisas e orienta trabalhos acadêmicos na bacia amazônica e coordena a área de Antropologia-Arqueologia na CAPES.
Leitura complementares:
Currículo Lattes
Wikipédia
Museus de Arqueologia e seu papel na produção e divulgação de conhecimento na Amazônia brasileira
Pesquisador aponta que arqueologia amazônica é ignorada pelo poder público
Vídeo: Palestra de Eduardo Góes Neves
Vídeo: Palestra de Eduardo Góes Neves para o TEDx Ver-o-Peso
Artigo: O velho e o novo na arqueologia amazônica
Resenha de Solange Nunes de O. Schiavetto sobre o livro Arqueologia da Amazônia, de Eduardo Góes Neves
Sobre o curso
O 7º Curso Descobrir a Amazônia – Descobrir-se Repórter, módulo do Projeto Repórter do Futuro, é organizado pela OBORÉ Projetos Especiais em Comunicações e Artes, IEA/USP – Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo e ABRAJI – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.
Conta com o apoio/patrocínio do CCOMSEx – Centro de Comunicação Social do Exército, Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, SINPRO/SP – Sindicato dos Professores de São Paulo, NH Photos/Nivaldo Silva, EBC/TV Brasil, Cátedra UNESCO de Comunicação, Hospital Premier/MAIS – Modelo de Atenção Integral à Saúde, INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, IPFD – Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais, Casa da Cultura Digital, Matilha Cultural, KBR TEC Soluções Online e da Coordenação dos principais Cursos de Jornalismo de São Paulo: ECA/USP – Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, Faculdade Cásper Líbero, PUCSP – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Universidade Metodista de São Paulo e Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Também emprestam seu prestígio a esta iniciativa: revistas Brasil Atual, Caros Amigos, Fórum, Imprensa, Le Monde Diplomatique Brasil, Piauí, Samuel e o blog “O Xis da Questão – Mídia, Jornalismo e Atualidade”, do Prof. Chaparro.
Equipe de Coordenação:
Ana Luisa Zaniboni Gomes, André Deak, Ausônia Donato, Cristina Cavalcanti, Germano Assad, Guilherme Alpendre, João Paulo Brito, João Paulo Charleaux, Manuel Carlos Chaparro, Milton Bellintani, Nivaldo Silva, Pedro Ortiz, Sergio Gomes.
Coordenação Pedagógica:
Pedro Ortiz
Assistência à Coordenação Pedagógica:
Camila Boehm, Camila Moura, Danillo Oliveira, Lais Mendonça, Luana Copini
Secretaria Executiva:
Cristina Cavalcanti
Equipe de Apoio:
Aline Rodrigues, Gabriela Rodrigues, Luciano Bitencourt
Observadores EBC/TV Brasil:
Aline Moraes da Silva, João Pedro Gomes, Pedro Fernandes da Silva Neto |