16/05/2013
As políticas territoriais da região amazônica serão abordadas em encontro do 7º Curso Descobrir a Amazônia – Descobrir-se Repórter, do Projeto Repórter do Futuro, que acontece às 09h deste sábado (18), no auditório do IEA/USP – Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, com a geógrafa Neli de Mello-Théry. Haverá transmissão online pelo site do IEA.
Neli é professora associada na EACH – Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP e pesquisadora no Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília. A geógrafa dirigiu o centro de pesquisa do IBAMA, de 1990 a 1991, colaborou no PNUD (Programa das Nações Unidas) e no IICA (Instituto Interamericano de Cooperação Agrícola) como consultora em questões de ordenamento do território e coordenou o curso de Gestão Ambiental da USP, de 2006 a 2008.
No encontro, composto por palestra, conferência e coletiva de imprensa, Neli de Mello-Théry, falará aos 25 estudantes do curso sobre questões relacionadas à problemática das políticas públicas, gestão ambiental, dinâmicas territoriais e terras públicas federais na Amazônia.
Leia também:
Para Neli de Mello-Théry a APP é o principal ponto a ser vetado no novo código florestal
A floresta amazônica não é ilimitada e o tempo para reverter as ações predatórias é cada vez mais curto
Política (e ação) pública, território e o papel da geografia
Brasil fez anti-Reforma Agrária, afirma professora da USP em aula do módulo Amazônia
Confira a programação completa do curso.
Sobre o curso
O 7º Curso Descobrir a Amazônia – Descobrir-se Repórter, módulo do Projeto Repórter do Futuro, é organizado pela OBORÉ Projetos Especiais em Comunicações e Artes, IEA/USP – Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo e ABRAJI – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.
Conta com o apoio/patrocínio do CCOMSEx – Centro de Comunicação Social do Exército, Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, SINPRO/SP – Sindicato dos Professores de São Paulo, NH Photos/Nivaldo Silva, EBC/TV Brasil, Cátedra UNESCO de Comunicação, Hospital Premier/MAIS – Modelo de Atenção Integral à Saúde, INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, IPFD – Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais, Casa da Cultura Digital, Matilha Cultural, KBR TEC Soluções Online e da Coordenação dos principais Cursos de Jornalismo de São Paulo: ECA/USP – Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, Faculdade Cásper Líbero, PUCSP – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Universidade Metodista de São Paulo e Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Também emprestam seu prestígio a esta iniciativa: revistas Brasil Atual, Caros Amigos, Fórum, Imprensa, Le Monde Diplomatique Brasil, Piauí, Samuel e o blog “O Xis da Questão – Mídia, Jornalismo e Atualidade”, do Prof. Chaparro.
Equipe de Coordenação:
Ana Luisa Zaniboni Gomes, André Deak, Ausônia Donato, Cristina Cavalcanti, Germano Assad, Guilherme Alpendre, João Paulo Brito, João Paulo Charleaux, Manuel Carlos Chaparro, Milton Bellintani, Nivaldo Silva, Pedro Ortiz, Sergio Gomes
Coordenação Pedagógica:
Pedro Ortiz
Assistência à Coordenação Pedagógica:
Camila Boehm, Camila Moura, Danillo Oliveira, Lais Mendonça, Luana Copini
Secretaria Executiva:
Cristina Cavalcanti
Equipe de Apoio:
Aline Rodrigues, Gabriela Rodrigues, Luciano Bitencourt
Observadores EBC/TV Brasil:
Aline Moraes da Silva, João Pedro Gomes, Pedro Fernandes da Silva Neto
|