Sexta-feira, 28 de Janeiro de 2022 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Abraji e Sindicato exibem filme sobre Joel Silveira seguido por conversa com Geneton Moraes Neto e Audálio Dantas
Texto: Divulgação Abraji
  10/05/2013




A Abraji - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo e o Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo, com apoio do Projeto Repórter do Futuro, exibem no próximo dia 27 de maio (segunda-feira), às 19h,  o documentário Garrafas ao Mar: a víbora manda lembranças, seguido de conversa com os jornalistas Geneton Moraes Neto, diretor do filme, e Audálio Dantas.

A exibição será no auditório Vladimir Herzog, no próprio Sindicato e seguida de uma sessão de debates sobre o filme. Produzido pela Globo News, o documentário compila as conversas gravadas de Geneton Moraes com o repórter Joel Silveira ao longo de 20 anos até a sua morte, em 2007.


São 90 minutos de experiências e observações sobre sua carreira contadas por ele mesmo. Joel cobriu a Segunda Guerra Mundial e foi precursor do jornalismo literário no Brasil tendo convivido com Nelson Rodrigues e entrevistando figuras históricas do país como Gilberto Freyre, Getúlio Vargas, Graciliano Ramos, Jorge Amado entre outros.

Joel Silveira também passou pelos principais jornais do país, como o  Diários Associados, Última Hora, O Estado de S. Paulo, Diário de Notícias, Correio da Manhã e Manchete. No Diários Associados, Assis Chateaubriand  lhe deu o apelido de “Víbora” devido ao seu modo ferino de escrever. Entre suas principais reportagens estão “Era assim os grã-finos de São Paulo” e “A Milésima Segunda Noite na Avenida Paulista” em que descreve o casamento da filha do conde Francisco Matarazzo Júnior sem ter participado da cerimônia por não ter sido convidado.

O tom do filme, como Geneton mesmo define, é de um mestre se dirigindo a um aprendiz:“o que vi e ouvi ali, naquele apartamento que chamo de Escola de Jornalismo da rua Francisco Sá, haverá de ser útil, também, a quem assistir ao documentário”, indica em seu blog. Junto com a entrevista, o documentário traz ainda leitura de textos de Joel Silveira na voz dos atores Othon Bastos e Carlos Vereza.

A exibição do filme é gratuita, voltada para estudantes e profissionais do jornalismo. Não é necessário inscrição.

Ricardo Kotscho: "Garrafas ao mar": um filme imperdível, uma obra-prima

Geneton Moraes Neto: Um documentário sobre a víbora Joel Silveira nos faz perguntar: Jornalismo, "onde escondestes o verde clarão dos dias?"

Serviço:


Exibição documentário Garrafas ao Mar: a víbora manda lembranças

Onde: Auditório Vladimir Herzog – Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo. Rua Rego Freitas, 530 - sobreloja.
Data: 27 de maio
Hora: 20h
 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online