Sábado, 02 de Março de 2024 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Em encontro de orientação, Pedro Ortiz fala sobre as complexidades da(s) Amazônia(s)
Texto e Fotos: João Paulo Brito
  29/04/2013

DAM_João Paulo Brito-31
Encontro de Confraternização e Orientação, realizado neste sábado (27), no Centro de Imprensa/Redação-Escola da OBORÉ, deu início ao 7º Curso Descobrir a Amazônia – Descobrir-se Repórter, que integra o projeto Repórter do Futuro.

Ministrado por Pedro Ortiz, jornalista, professor e coordenador do módulo, o encontro serviu como preparação aos 25 estudantes selecionados que, de maio a junho, participarão de palestras, conferências e coletivas de imprensa com especialistas de diferentes áreas do conhecimento relacionadas à Amazônia. Os encontros serão realizados no novo auditório do IEA/USP – Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo.

Ortiz ressaltou que o objetivo do curso é que os alunos conheçam as mais variadas temáticas da Amazônia exercitando a prática da reportagem. Ele começou explicando a existência de várias Amazônias – floresta amazônica, Estado da Amazônia, Amazônia Legal, Pan-Amazônia etc – e que o grande erro é pensar que a Amazônia é homogênea. “Apesar de no nosso imaginário a Amazônia ser apenas uma floresta tropical, existem várias Amazônias, não só do ponto de vista do ecossistema, mas até do ponto de vista cultural, populacional e histórico.”

Segundo o professor, ao contrário do que se dizia nos anos 1970, não há vazio demográfico na região, que ocupa 60% do território brasileiro e possui uma população de cerca de 17 milhões de pessoas.

O coordenador explicou a metodologia do curso: cada encontro começa com reunião de pauta, onde os alunos compartilham suas pesquisas e questões; em seguida, acontecem palestra, conferência e coletiva de imprensa com o especialista convidado. A tarefa dos estudantes será, de antemão, irem preparados para cada encontro consultando sites, livros e estudos sobre os temas que serão tratados a cada dia. Com uma pauta na cabeça e uma câmera/gravador/caneta na mão os alunos farão as perguntas aos conferencistas no intuito de extraírem o material que precisarão para produzirem suas matérias semanais.

“A ideia é que vocês foquem em alguma coisa. Não dá pra falar na matéria sobre tudo o que o conferencista irá abordar. Também esperamos que vocês criem um diálogo entre si. Não queremos estimular uma competição entre vocês”, disse Pedro Ortiz.

Sergio Gomes, jornalista e diretor da OBORÉ, ressaltou que uma das coisas mais importantes é que os estudantes procurem alguém qualificado na faculdade para conversar e refletir sobre seu desempenho: “Vocês precisam formar duplas, ter com quem conversar e ter um ambiente propício. Vocês acabam de entrar num ambiente [a OBORÉ] que não tem sacanagem. Aqui ninguém quer prejudicar o outro. Cooperamos para a individualidade, não para o individualismo. Isso significa incentivo para que se superem. Sempre você em relação a si mesmo”.

O jornalista também alertou os estudantes a já procurarem um veículo para publicarem suas matérias. “Jornalista é quem publica. Vocês terão acessos a grandes especialistas sobre este assunto e é responsabilidade do jornalista contar o que aconteceu lá”, enfatizou.

Programação

Centro de Imprensa/Redação-Escola OBORÉ

27/abril – 15h 
Encontro de apresentação e orientação
 
Pedro Ortiz, jornalista, professor da Cásper Líbero e diretor da TV USP/Canal Universitário

Auditório do IEA/USP

4/maio – 8h30
Ecossistema e mudanças climáticas
Prof. Paulo Artaxo
, físico e representante no CONAMA - Conselho Nacional de Meio Ambiente

11/maio – 8h30
Desenvolvimento econômico e reforma agrária
Prof. Ariovaldo Umbelino de Oiliveira
, geógrafo (FFLCH/USP) livre-docente e pesquisador

18/maio – 8h30
Políticas Territoriais na Amazônia
Profª Neli de Mello-Théry
, geógrafa (EACH/USP) e especialista em políticas territoriais na Amazônia

25/maio – 8h30
Ocupação humana sob a ótica arqueológica
Prof. Eduardo Goes Neves
, arqueólogo  (MAE/USP)

Conservação do Ecossistema Amazônico
Paulo Kageyama
, engenheiro agrônomo e colaborador do Ministério do Meio Ambiente

8/junho – 8h30
Bioenergia e o uso adequado de recursos naturais
Prof. Marcos Buckeridge
, biólogo (IB/USP), coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol

 22/junho – 8h30 
Atuação militar na Amazônia
Gal. José Luiz Jaborandy Jr.
, Chefe do Estado-Maior do Comando Militar da Amazônia

Sobre o curso

7º Curso Descobrir a Amazônia – Descobrir-se Repórter, módulo do Projeto Repórter do Futuro, é organizado pela OBORÉ Projetos Especiais em Comunicações e Artes, IEA/USP – Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo e ABRAJI – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.

Conta com o apoio/patrocínio do CCOMSEx - Centro de Comunicação Social do Exército, Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, SINPRO/SP – Sindicato dos Professores de São Paulo, NH Photos/Nivaldo Silva, EBC/TV Brasil, Cátedra UNESCO de Comunicação, Hospital Premier/MAIS – Modelo de Atenção Integral à Saúde, INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, IPFD – Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais, Casa da Cultura Digital, Matilha Cultural, KBR TEC Soluções Online e da Coordenação dos principais Cursos de Jornalismo de São Paulo: ECA/USP – Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, Faculdade Cásper Líbero, PUCSP – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Universidade Metodista de São Paulo e Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Também emprestam seu prestígio a esta iniciativa: revistas Brasil Atual, Caros Amigos, Fórum, Imprensa, Le Monde Diplomatique Brasil, Piauí, Samuel e o blog “O Xis da Questão – Mídia, Jornalismo e Atualidade”, do Prof. Chaparro.

Equipe de Coordenação:
Ana Luisa Zaniboni Gomes, André Deak, Ausônia Donato, Cristina Cavalcanti, Germano Assad, Guilherme Alpendre, João Paulo Brito, João Paulo Charleaux, Manuel Carlos Chaparro, Milton Bellintani, Nivaldo Silva, Pedro Ortiz, Sergio Gomes

Coordenação Pedagógica:
Pedro Ortiz

Assistência à Coordenação Pedagógica:
Camila Boehm, Camila Moura, Danillo Oliveira, Lais Mendonça, Luana Copini

Secretaria Executiva:
Cristina Cavalcanti

Equipe de Apoio:
Aline Rodrigues, Gabriela Rodrigues, Luciano Bitencourt

Observadores EBC/TV Brasil:
Aline Moraes da Silva, João Pedro Gomes, Pedro Fernandes da Silva Neto

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online