26/04/2013
Neste sábado, 27, o Projeto Repórter do Futuro tem jornada dupla. Às 09h, na sala Oscar Pedroso Horta da Câmara Municipal, o 6º Curso Descobrir São Paulo – Descobrir-se Repórter realiza palestra, conferência e coletiva de imprensa com o jornalista, doutor em Ciência Política e coordenador da ONG Repórter Brasil, Leonardo Sakamoto.
O encontro marca o encerramento do módulo que, desde fevereiro, vem apresentando o debate sobre a revisão do Plano Diretor Estratégico (PDE) e trazendo jornalistas e especialistas para contribuírem com o ensino de técnicas para o desenvolvimento profissional dos 30 estudantes que fazem o curso.
Sakamoto, que também é professor na PUCSP de disciplinas como “Técnicas de Investigação para Jornalismo” e “Jornalismo e Direitos Humanos”, falará sobre “O papel do jornalista na construção de uma cidade para todos”.
No encontro, os alunos, juntos com o Coordenador Pedagógico, Milton Bellintani, também jornalista e diretor-executivo da Escola do Parlamento, farão avaliação de desempenho durante o módulo e receberão certificado de participação. Haverá transmissão online pelo site da Câmara.
A partir das 15h, no Centro de Imprensa/Redação-Escola da OBORÉ, será dado início ao 7º Curso Descobrir a Amazônia – Descobrir-se Repórter com o Encontro de Confraternização e Orientação.
O Coordenador Pedagógico do módulo, Pedro Ortiz, jornalista professor de Telejornalismo da Faculdade Cásper Líbero e diretor geral da TV USP e do Canal Universitário, explicará aos 25 estudantes selecionados a dinâmica do curso e também falará sobre as complexidades e desafios da Amazônia.
O módulo sobre a Amazônia terá continuidade nos dias 4, 11, 18 e 25 de maio; e 8 e 22 de junho, sempre às 9h, no novo auditório do IEA/USP – Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo. Todos os encontros serão transmitidos on-line pelo site do Instituto.
O 6º Descobrir São Paulo – Descobrir-se Repórter é promovido pela OBORÉ Projetos Especiais em Comunicações e Artes, Escola do Parlamento da Câmara Municipal e Abraji – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.
Já o 7º Curso Descobrir a Amazônia – Descobrir-se Repórter é realizado pela OBORÉ, IEA/USP – Institutos de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo e Abraji.
Ambos contam com o apoio/patrocínio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, SINPRO/SP – Sindicato dos Professores de São Paulo, NH Photos/Nivaldo Silva, EBC/TV Brasil, Cátedra UNESCO de Comunicação, Hospital Premier/MAIS – Modelo de Atenção Integral à Saúde, INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, IPFD – Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais, Casa da Cultura Digital, Matilha Cultural, KBR TEC Soluções Online e da Coordenação dos principais Cursos de Jornalismo de São Paulo: ECA/USP – Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, Faculdade Cásper Líbero, PUCSP – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Universidade Metodista de São Paulo e Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Também emprestam seu prestígio a esta iniciativa: revistas Brasil Atual, Caros Amigos, Fórum, Imprensa, Le Monde Diplomatique Brasil, Piauí, Samuel e o blog “O Xis da Questão – Mídia, Jornalismo e Atualidade”, do Prof. Chaparro.
|