Segunda-feira, 22 de Julho de 2024 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Anunciados os 25 selecionados para o 7º Descobrir a Amazônia – Descobrir-se Repórter
Texto: João Paulo Brito/ Fotos: Nivaldo Silva
  19/04/2013


A Banca Examinadora do 7º Curso Descobrir a Amazônia – Descobrir-se Repórter, composta por representantes do IEA/USP, Abraji, SINPRO, OBORÉ e Coordenação Pedagógica, anuncia os nomes dos 25 estudantes selecionados para o módulo do Projeto Repórter do Futuro, que se realiza nos meses de maio e junho no IEA/USP - Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo.

Os alunos foram escolhidos entre 83 estudantes que fizeram o teste de seleção durante encontro ocorrido sábado, dia 13, no Sindicato dos Jornalistas de São Paulo. Esta edição atingiu recorde histórico, com 355 inscrições.

Treze escolas de comunicação estão representadas: oito são da Cásper Líbero; cinco, da ECA/USP; dois, do Mackenzie; Metodista, UNIFIAM-FAAM, ESPM, São Judas, UNINOVE, UNESP, PUC-CAMP, FAPSP, Anhembi Morumbi e PUC-SP, têm um estudante cada uma.

A maior parte dos alunos que participarão da sétima edição do módulo é da capital paulista (84%), os demais vêm do litoral - Santos (4%) e Praia Grande (4%), - e do interior do Estado - Jundiaí (8%).

Com exceção de um grandando em Rádio e TV e outro em História, todos os demais estudantes cursam jornalismo e boa parte já atravessou os primeiros anos da graduação – 88% estão no 3º, 4º e 5º ano. A turma está formada por uma maioria feminina (76%).

Dia 27 (sábado), às 15h, será realizado, no Centro de Imprensa/Redação-Escola da OBORÉ , o Encontro de Confraternização e Orientação, que dará início ao curso.

Confira a lista dos Selecionados:

Agnes Sofia Guimarães Cruz – UNESP

Avana França Sales – CÁSPER LÍBERO

Bárbara Pereira Libório – METODISTA

Carlos Tchitoma Chicuambi – UNINOVE

Amanda Lenharo di Santis – FFLCH/USP

Claudia Stefanie Müller – PUC CAMPINAS

Cleyton Vilarino dos Santos - ECA/USP

Deborah Caroline Rezaghi Tomaz – CÁSPER LÍBERO

Eduardo Bezerra Rodrigues - FAPSP

Francielle Correia de Souza Silva – USJT

Gabriely Souza de Araujo – ECA/USP

Gemma Patrizia Macellaro - ANHEMBI - MORUMBI

Gustavo Jazra Garcia – CÁSPER LÍBERO

Marcella Lourenzetto Santos – CÁSPER LÍBERO

Mariana Claudino de Melo – ECA/USP

Mariana Queen Nwabasili – ECA/USP

Nayara Matteis de Arruda Queiroz - PUC-SP

Claudio Seidji Kokubo - CÁSPER LÍBERO

Pricilla Kury Comazzetto – ESPM

Renata Trief Roitman – UNIFIAM-FAAM

Ricardo Rossetto Della Corte Guimarães Pacheco – CÁSPER LÍBERO

Sarah Maria Mota Resende – CÁSPER LÍBERO

Thaís Aparecida Santana – CÁSPER LÍBERO

Valéria Pilla Bretas – MACKENZIE

Victor Francisco Ferreira – ECA/USP


Além dos estudantes, 10 jornalistas diplomados realizaram o teste de seleção para assistirem ao curso como “Observadores” – acompanham os encontros, mas não interagem nas conferências e coletivas de imprensa. Abaixo, os selecionados:


Aline de Souza Rodrigues

Gabriela Alves Rodrigues

Lilian Di Tommaso Almeida Reis

Luciano Bitencourt de Freitas Andrade

Marina Duarte de Souza

Paula Magalhães Caldeiram

Ricardo de Farias Dias

 

O curso

As aulas acontecerão aos sábados, das 8h30 às 13 horas, no Instituto de Estudos Avançados da USP (Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar - Cidade Universitária), nos dias 4, 11, 18 e 25 de maio e 8 e 22 de junho. Todos os encontros serão transmitidos on-line pelo site do IEA. Os estudantes receberão certificados que poderão ser computados pelas faculdades como horas de atividades complementares.

Coordenação pedagógica

A coordenação pedagógica, pelo sétimo ano consecutivo, está a cargo de Pedro Ortiz, jornalista formado pela Escola de Comunicações e Artes da USP, documentarista e diretor de TV. Mestre e Doutor em Integração da América Latina - Área de Comunicação e Cultura, pela Universidade de São Paulo (PROLAM-USP). Diretor Geral da TV USP e do Canal Universitário de São Paulo (CNU) e Diretor da ABTU - Associação Brasileira de Televisão Universitária, além de pesquisador-doutor associado ao LEER - Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação (Depto. de História - FFLCH/USP).

Ortiz é professor de Telejornalismo da Faculdade Cásper Líbero na qual também é pesquisador junto ao Centro Interdisciplinar de Pesquisa, com estudos sobre a TV Pública no Brasil. Integra os Grupos de Pesquisas "Comunicação, Jornalismo e Epistemologia da Compreensão" (FCSCL) e "Cinema e Educação: aprendizagem, memória e formação estética" (UESB).

De 1989 a 2000, foi correspondente na América Latina da agência-cooperativa de jornalistas Acopi, de Buenos Aires, realizando coberturas e reportagens especiais no Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Peru e México para jornais, revistas e emissoras de rádio destes países. Trabalhou na Folha de S. Paulo, Gazeta Mercantil e TV Bandeirantes, além de produtoras independentes de TV e em documentários, no Brasil e no exterior.

Apoios

O 7º Curso Descobrir a Amazônia - Descobrir-se Repórter, módulo do Projeto Repórter do Futuro, é organizado pela OBORÉ Projetos Especiais em Comunicações e Artes, IEA/USP - Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo e ABRAJI – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.

Conta com o apoio/patrocínio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, SINPRO/SP – Sindicato dos Professores de São Paulo, NH Photos/Nivaldo Silva, EBC/TV Brasil, Cátedra UNESCO de Comunicação, Hospital Premier/MAIS – Modelo de Atenção Integral à Saúde, INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, IPFD – Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais, Casa da Cultura Digital, Matilha Cultural, KBR TEC Soluções Online e da Coordenação dos principais Cursos de Jornalismo de São Paulo: ECA/USP – Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, Faculdade Cásper Líbero, PUCSP – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Universidade Metodista de São Paulo e Universidade Presbiteriana Mackenzie.

As revistas Brasil Atual, Caros Amigos, Fórum, Imprensa, Le Monde Diplomatique Brasil, Piauí, Samuel e o blog “O Xis da Questão – Mídia, Jornalismo e Atualidade”, do Prof. Chaparro, também emprestam seu prestígio a esta iniciativa.

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online