Sessão Averroes de abril acontece nesta terça (30) e reflete sobre integração cultural e social dos idosos
19/04/2013
A SESSÃO AVERROES deste mês, que acontece no dia 30 de abril (terça-feira), às 19h, na Cinemateca Brasileira, exibirá o filme “Minhas tardes com Margueritte”, de Jean Becker.
A após o longa, será realizada uma Mesa de Reflexão sobre a qualidade de vida física e mental dos idosos e sua integração social e cultural na sociedade.
Os especialistas convidados são Eclea Bosi, vencedora do Troféu Averroesem 2011, que é professora emérita do Instituto de Psicologia da USP e docente do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho, além de criadora da Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI), Guiomar Silva Lopes,farmacologista e coordenadora da UATI e David Braga Junior, especializado em Clínica Médica, ex Secretário de Saúde e Diretor de Planejamento e Gestão dos Municípios de Campinas e Indaiatuba (SP).
Atividade permanente da Cinemateca desde 2009, a SESSÃO AVERROES é fruto da parceria entre Cinemateca, Hospital Premier e OBORÉ.
A partir de agora, as sessões passam a acontecer na última terça-feira do mês, às 19h. A exibição é precedida de visita monitorada (17h) por toda a Cinemateca, incluindo a área técnica de restauro, e seguida de mesa de reflexão com convidados das mais diversas áreas do conhecimento.
A atividade propõe-se a refletir, examinar e debater a condição humana, a vida e sua terminalidade.
Esta SESSÃO conta com o apoio da Faculdade de Medicina de Itajubá, do Instituto Paliar, da Academia Nacional de Cuidados Paliativos, da UNIFESP e da UATI – Universidade Aberta à Terceira Idade da Unifesp.
Sinopse
Por frequentarem o mesmo parque da cidade, Germain (Gérard Depardieu), um homem quase analfabeto, e Margueritte (Gisèle Casadesus), uma senhora apaixonada por literatura e poesia, passam a ser amigos e, com isso, ele descobre os livros, que nunca fizeram parte da sua vida. Além do gosto pela leitura, a amizade entre os dois começa a ficar cada vez mais sincera e profunda, a ponto de a mulher ser “raptada” pelo amigo do asilo em que a família escolhera para passar seus últimos anos de vida.
Assista ao trailer:
Sessão de Cinema
Minhas tardes com Margueritte (La Tête en friche), de Jean Becker
(França, 2010). 110 min. Comédia. Com Gérard Depardieu e Gisèle Casadesus.
Classificação indicativa: 12 anos.
Entrada gratuita.
Mesa de Reflexão
Guiomar Silva Lopes – Graduada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, com mestrado, doutorado e pós doutorado em Farmacologia pela Universidade Federal de São Paulo - Unifesp. Suas pesquisas concentram-se na área da Farmacologia molecular em temas como envelhecimento, apoptose, sinalização de cálcio, resistência à insulina e proteção celular em humanos e em modelo experimental. É a responsável pela criação da Universidade Aberta à Terceira Idade (setor da Pró-Reitoria de Extensão da UNIFESP), cujo objetivo é integrar, valorizar e ampliar o conhecimento dos idosos de Santo Amaro e Embu das Artes, em colaboração e parcerias com município e empresas. Atualmente, é a titular da Coordenadoria do Idoso na Secretaria Municipal de Direitos Humanos.
David Braga Junior - Médico especializado em Clínica Médica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP; ex Secretário de Saúde e Diretor de Planejamento e Gestão dos Municípios de Campinas e Indaiatuba (SP); Consultor da OPAS, Fiocruz e Ministério da Saúde, Gerente Médico da Associação Auxiliadora das Classes Laboriosas e Conselheiro Consultivo do Grupo MAIS, por onde coordenou o Ciclo Idosos do Brasil: estado da arte e desafios, realizado em 2011/2012 em parceria com o Instituto de Estudos Avançados – IEA/USP.
Eclea Bosi - Professora emérita do Instituto de Psicologia da USP e docente do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho. Autora de "Memória e Sociedade - Lembranças de Velhos", entre outros livros. Ao longo de sua carreira acadêmica tem realizado vários trabalhos sobre psicologia social e humanidades. Suas iniciativas resultaram na criação, em 1993, da Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI) – programa de extensão universitária da USP cujo objetivo é possibilitar ao idoso aprofundar conhecimentos em alguma área de seu interesse e ao mesmo tempo trocar informações e experiências com os jovens.