Sexta-feira, 28 de Janeiro de 2022 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  7º Curso Descobrir a Amazônia – Descobrir-se Repórter obtém recorde de inscrições
Texto: João Paulo Brito/ Fotos: Nivaldo Silva
  15/04/2013


Oitenta e três estudantes universitários participaram do teste de seleção para as 25 vagas do 7º Curso Descobrir a Amazônia – Descobrir-se Repórter, do Projeto Repórter do Futuro, que acontece nos meses de maio e junho no IEA/USP - Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo.

O número representa 28% dos 299 alunos inscritos. Somando-os aos já formados, esta sétima edição do módulo obteve recorde histórico, com 355 inscrições.

O teste, que conteve nove questões para conhecer o perfil dos candidatos, motivação e conhecimento sobre as questões Amazônicas, foi aplicado neste sábado (13) no Espaço Vladimir Herzog do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo.

Entre os 99 presentes, dez eram formados e fizeram prova para concorrer a vagas de observadores – assistem ao curso, mas não participam das conferências e coletivas de imprensa. Seis estudantes desistiram de efetuar o teste.

Vinte e duas faculdades estiveram representadas, sendo que as escolas com mais alunos que realizaram o teste foram Cásper Líbero, com 13; ECA/USP e UNINOVE, com 12; Anhembi Morumbi, com 10; e PUCSP e Mackenzie, com, respectivamente, 5 e 4.

Entre os candidatos, 45% pertencem às seis universidades parceiras do Projeto Repórter do Futuro – ECA/USP, PUCSP, Mackenzie, Metodista, ESPM e Anhembi Morumbi.

A turma de estudantes que compareceu para a seleção é majoritariamente jovem (80% tem menos de 22 anos) e ainda irão atravessar a metade da graduação (51% estão no 1º e 2º ano).

Apesar disso, 80% já realizaram reportagens, 64% dispõem de equipamentos para a realização de matérias jornalísticas (máquina fotográfica, filmadora, notebook etc) e 30% possuem blogs e contas em redes sociais, como twitter.

A divulgação dos 25 selecionados acontecerá no dia 19 de abril (sexta-feira) através dos sites da OBORÉ e Projeto Repórter do Futuro.

O curso

As aulas acontecerão aos sábados, das 8h30 às 13 horas, no Instituto de Estudos Avançados da USP (Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar - Cidade Universitária), nos dias 4, 11, 18 e 25 de maio e 8 e 22 de junho. Todos os encontros serão transmitidos on-line pelo site do IEA. Os estudantes receberão certificados que poderão ser computados pelas faculdades como horas de atividades complementares.

Coordenação pedagógica

A coordenação pedagógica, pelo sétimo ano consecutivo, está a cargo de Pedro Ortiz, jornalista formado pela Escola de Comunicações e Artes da USP, documentarista e diretor de TV. Mestre e Doutor em Integração da América Latina - Área de Comunicação e Cultura, pela Universidade de São Paulo (PROLAM-USP). Diretor Geral da TV USP e do Canal Universitário de São Paulo (CNU) e Diretor da ABTU - Associação Brasileira de Televisão Universitária, além de pesquisador-doutor associado ao LEER - Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação (Depto. de História - FFLCH/USP).

Ortiz é professor de Telejornalismo da Faculdade Cásper Líbero na qual também é pesquisador junto ao Centro Interdisciplinar de Pesquisa, com estudos sobre a TV Pública no Brasil. Integra os Grupos de Pesquisas "Comunicação, Jornalismo e Epistemologia da Compreensão" (FCSCL) e "Cinema e Educação: aprendizagem, memória e formação estética" (UESB).

De 1989 a 2000, foi correspondente na América Latina da agência-cooperativa de jornalistas Acopi, de Buenos Aires, realizando coberturas e reportagens especiais no Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Peru e México para jornais, revistas e emissoras de rádio destes países. Trabalhou na Folha de S. Paulo, Gazeta Mercantil e TV Bandeirantes, além de produtoras independentes de TV e em documentários, no Brasil e no exterior.

Apoios

O “7º Curso Descobrir a Amazônia - Descobrir-se Repórter” é organizado pela OBORÉ Projetos Especiais em Comunicações e Artes em parceria com o IEA/USP - Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo e ABRAJI – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.

Conta com o apoio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de São Paulo (SJSP), SINPRO/SP – Sindicato dos Professores de São Paulo, Cátedra UNESCO de Comunicação, Hospital Premier/MAIS – Modelo de Atenção Integral à Saúde, INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, IPFD – Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais, Matilha Cultural, NH Photos – Nivaldo Silva, KBR TEC Soluções Online e da Coordenação dos principais Cursos de Jornalismo de São Paulo: ECA/USP – Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, Faculdade Cásper Líbero, PUCSP – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Universidade Metodista de São Paulo e Universidade Presbiteriana Mackenzie.

As revistas Brasil Atual, Caros Amigos, Fórum, Imprensa, Le Monde Diplomatique Brasil, Piauí, Samuel e o blog “O Xis da Questão – Mídia, Jornalismo e Atualidade” do Professor Chaparro também emprestam seu prestígio a esta iniciativa e colaboram de diversas formas para seu êxito.

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online