15/04/2013
Oitenta e três estudantes universitários participaram do teste de seleção para as 25 vagas do 7º Curso Descobrir a Amazônia – Descobrir-se Repórter, do Projeto Repórter do Futuro, que acontece nos meses de maio e junho no IEA/USP - Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo.
O número representa 28% dos 299 alunos inscritos. Somando-os aos já formados, esta sétima edição do módulo obteve recorde histórico, com 355 inscrições.
O teste, que conteve nove questões para conhecer o perfil dos candidatos, motivação e conhecimento sobre as questões Amazônicas, foi aplicado neste sábado (13) no Espaço Vladimir Herzog do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo.
Entre os 99 presentes, dez eram formados e fizeram prova para concorrer a vagas de observadores – assistem ao curso, mas não participam das conferências e coletivas de imprensa. Seis estudantes desistiram de efetuar o teste.
Vinte e duas faculdades estiveram representadas, sendo que as escolas com mais alunos que realizaram o teste foram Cásper Líbero, com 13; ECA/USP e UNINOVE, com 12; Anhembi Morumbi, com 10; e PUCSP e Mackenzie, com, respectivamente, 5 e 4.
Entre os candidatos, 45% pertencem às seis universidades parceiras do Projeto Repórter do Futuro – ECA/USP, PUCSP, Mackenzie, Metodista, ESPM e Anhembi Morumbi.
A turma de estudantes que compareceu para a seleção é majoritariamente jovem (80% tem menos de 22 anos) e ainda irão atravessar a metade da graduação (51% estão no 1º e 2º ano).
Apesar disso, 80% já realizaram reportagens, 64% dispõem de equipamentos para a realização de matérias jornalísticas (máquina fotográfica, filmadora, notebook etc) e 30% possuem blogs e contas em redes sociais, como twitter.
A divulgação dos 25 selecionados acontecerá no dia 19 de abril (sexta-feira) através dos sites da OBORÉ e Projeto Repórter do Futuro.
O curso
As aulas acontecerão aos sábados, das 8h30 às 13 horas, no Instituto de Estudos Avançados da USP (Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar - Cidade Universitária), nos dias 4, 11, 18 e 25 de maio e 8 e 22 de junho. Todos os encontros serão transmitidos on-line pelo site do IEA. Os estudantes receberão certificados que poderão ser computados pelas faculdades como horas de atividades complementares.
Coordenação pedagógica
A coordenação pedagógica, pelo sétimo ano consecutivo, está a cargo de Pedro Ortiz, jornalista formado pela Escola de Comunicações e Artes da USP, documentarista e diretor de TV. Mestre e Doutor em Integração da América Latina - Área de Comunicação e Cultura, pela Universidade de São Paulo (PROLAM-USP). Diretor Geral da TV USP e do Canal Universitário de São Paulo (CNU) e Diretor da ABTU - Associação Brasileira de Televisão Universitária, além de pesquisador-doutor associado ao LEER - Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação (Depto. de História - FFLCH/USP).
Ortiz é professor de Telejornalismo da Faculdade Cásper Líbero na qual também é pesquisador junto ao Centro Interdisciplinar de Pesquisa, com estudos sobre a TV Pública no Brasil. Integra os Grupos de Pesquisas "Comunicação, Jornalismo e Epistemologia da Compreensão" (FCSCL) e "Cinema e Educação: aprendizagem, memória e formação estética" (UESB).
De 1989 a 2000, foi correspondente na América Latina da agência-cooperativa de jornalistas Acopi, de Buenos Aires, realizando coberturas e reportagens especiais no Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Peru e México para jornais, revistas e emissoras de rádio destes países. Trabalhou na Folha de S. Paulo, Gazeta Mercantil e TV Bandeirantes, além de produtoras independentes de TV e em documentários, no Brasil e no exterior.
Apoios
O “7º Curso Descobrir a Amazônia - Descobrir-se Repórter” é organizado pela OBORÉ Projetos Especiais em Comunicações e Artes em parceria com o IEA/USP - Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo e ABRAJI – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.
Conta com o apoio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de São Paulo (SJSP), SINPRO/SP – Sindicato dos Professores de São Paulo, Cátedra UNESCO de Comunicação, Hospital Premier/MAIS – Modelo de Atenção Integral à Saúde, INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, IPFD – Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais, Matilha Cultural, NH Photos – Nivaldo Silva, KBR TEC Soluções Online e da Coordenação dos principais Cursos de Jornalismo de São Paulo: ECA/USP – Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, Faculdade Cásper Líbero, PUCSP – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Universidade Metodista de São Paulo e Universidade Presbiteriana Mackenzie.
As revistas Brasil Atual, Caros Amigos, Fórum, Imprensa, Le Monde Diplomatique Brasil, Piauí, Samuel e o blog “O Xis da Questão – Mídia, Jornalismo e Atualidade” do Professor Chaparro também emprestam seu prestígio a esta iniciativa e colaboram de diversas formas para seu êxito.
|