Sexta-feira, 28 de Janeiro de 2022 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  6º "Descobrir São Paulo": Audálio Dantas fala sobre técnicas para construir uma grande reportagem
Texto: João Paulo Brito
  10/04/2013


Neste sábado (13), os estudantes do 6º Curso Descobrir São Paulo – Descobrir-se Repórter aprenderão técnicas para se construir uma grande reportagem com Audálio Dantas, um dos grandes nomes do jornalismo brasileiro.

O jornalista e autor dos livros “Repórteres” (2004), “O menino Lula” (2009), “Tempo de Reportagem” (2012) e “As Duas Guerras de Vlado Herzog” (2012) participará da sétima aula do módulo, que acontece das 09h às 13h, no auditório Oscar Pedroso Horta da Câmara Municipal, com transmissão online pelo site da Câmara.

Audálio começou, em 1954, como repórter na Folha da Manhã (antiga Folha de S.Paulo) cobrindo temas cotidianos e culturais. No final da década de 1950, entrou para a revista O Cruzeiro, na qual foi repórter, redator e chefe de reportagem.

Durante sua passagem pela revista, produziu matérias com grande repercussão, entre elas uma reportagem com Carolina Maria de Jesus, moradora da favela do Canindé, em São Paulo, que resultou no livro, feito por Carolina, “Quarto de Despejo: Diário de uma favelada” (1960).

Trabalhou ainda nas revistas Realidade, na qual se tornou editor, Manchete e Nova.

Teve papel importante na luta pela redemocratização do país como presidente do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, cargo que assumiu em 1975, denunciando o assassinato do jornalista Vladimir Herzog, torturado até a morte, no DOI-CODI.

Foi ainda deputado federal pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), em 1978; presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), em 1983; e vice-presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), em 2005. Atualmente dirige a revista Negócios da Comunicação.

Biografia completa de Audálio Dantas.

Confira a programação completa do curso aqui.


Livro mostrará o curso por dentro

O curso, de complementação universitária em jornalismo, teve início em 23 de fevereiro e prossegue até 27 de abril – sempre aos sábados, para não coincidir com as atividades dos estudantes em suas faculdades. A Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo produzirá um livro contendo a íntegra das palestras e sínteses das entrevistas realizadas pelos estudantes, com lançamento previsto para 25 de janeiro de 2014 – no 460º aniversário da cidade de São Paulo.

Sobre o curso

O 6º Curso Descobrir São Paulo – Descobrir-se Repórter, que integra o Projeto Repórter do Futuro, é organizado pela OBORÉ Projetos Especiais em Comunicações e Artes em parceria com a Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo e ABRAJI – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, e conta com o apoio do SINPRO/SP – Sindicato dos Professores de São Paulo, Cátedra UNESCO de Comunicação, Hospital Premier/MAIS – Modelo de Atenção Integral à Saúde, Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, IPFD – Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais, Matilha Cultural, NH Photos – Nivaldo Silva, KBR TEC Soluções Online e da Coordenação dos principais Cursos de Jornalismo de São Paulo: ECA/USP – Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, Faculdade Cásper Líbero, PUCSP – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Universidade Metodista de São Paulo e Universidade Presbiteriana Mackenzie. As revistas Brasil Atual, Caros Amigos, Fórum, Imprensa, Le Monde Diplomatique Brasil, Piauí, Samuel e o blog “O Xis da Questão – Mídia, Jornalismo e Atualidade” do Professor Chaparro também emprestam seu prestígio a esta iniciativa e colaboram de diversas formas para seu êxito.
 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online