Segunda-feira, 22 de Julho de 2024 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  "Os Novos cronistas de São Paulo" é o tema da sexta conferência do Repórter do Futuro
Texto: João Paulo Brito
  03/04/2013

Mural "As Máquinas", de 1989, produzido pelo coletivo de arte urbana Tapinãodá.

No próximo sábado, 6 de abril, das 9h às 13h, acontecerá, no auditório Oscar Pedroso Horta da Câmara Municipal, a sexta conferência de imprensa do 6º Curso Descobrir São Paulo – Descobrir-se Repórter sobre o tema “Os novos cronistas de São Paulo”.

O jornalista André Deak, o artista plástico Jaime Prades, o escritor e cineasta José Roberto Torero e o músico Emerson Pinzindin irão abordar os diferentes tipos de narrativas que constroem a história cotidiana da cidade de São Paulo – crônica, cinema, grafite, painéis, música e outras intervenções no espaço público.

Cada um dos quatro palestrantes fará uma apresentação de 20 minutos. Em seguida, os 32 estudantes do curso terão um espaço de 90 minutos para a conferência de imprensa com os convidados. Nos 60 minutos restantes, os estudantes farão entrevistas individuais com cada um dos palestrantes.

Sobre os conferencistas

André Deak - é pós-jornalista, produtor multimídia, web producer e professor. Trabalha há mais de 10 anos com projetos para jornalismo e comunicação na internet. Coopera na Casa da Cultura Digital desde 2009, de onde coordena o site Jornalismo Digital.org e a iniciativa Arte Fora do Museu. Foi repórter freelancer para as revistas Rolling Stone, Carta Capital, Caros Amigos e outras, quando produziu reportagens de quase todos os países da América do Sul e Europa ocidental.

Confira entrevista com André Deak: http://www.youtube.com/watch?v=6KXms1BuZ0A

Jaime Prades – é grafiteiro, artista plástico e designer gráfico. É um dos pioneiros do grafite no Brasil. Trabalhou, ao lado do cartunista Laerte, na OBORÉ (enquanto esta ainda era editora) produzindo jornais sindicais. Nos anos 80, fez parte do grupo Tapinãodá – primeiro coletivo brasileiro de arte urbana, responsável pelo mural “As Máquinas”, ação emblemática que inaugurou o concreto do túnel da Avenida Paulista, em 1989.

Confira entrevista com Jaime Prades:
 http://www.youtube.com/watch?v=3Fe9XikQAzk&feature=youtu.be

José Roberto Torero – é escritor, cineasta, roteirista, jornalista e colunista de esportes. É autor de diversos livros, como "O Chalaça", vencedor do prêmio jabuti de 1995, e de diversos roteiros para cinema e tevê, entre eles Memórias Póstumas, Pelé Eterno e Pequeno Dicionário Amoroso. Iniciou sua carreira como cronista no Jornal da Tarde, passando a escrever textos sobre futebol para a revista Placar. Atualmente colabora com a Folha de S. Paulo.

Confira entrevista com Torero: http://www.youtube.com/watch?v=o0HDkQn68Zk

Emerson Pinzindin – é saxofonista e flautista. Músico há mais de 30 anos, Pinzindin é figura já conhecida pelos paulistanos que frequentam a Avenida Paulista, seu local de trabalho há mais de década. Em 2007, chegou a ser proibido pela Justiça de se apresentar na calçada do Conjunto Nacional. Em 2012, ajudou a fundar a “Associação Artistas na Rua”, que pretende reunir a categoria de profissionais da música que trabalham em espaços públicos abertos.

Confira entrevista com Pinzindin: http://www.youtube.com/watch?v=WSoSB98HwsY

Livro mostrará o curso por dentro

O curso, de complementação universitária em jornalismo, teve início em 23 de fevereiro e prossegue até 27 de abril – sempre aos sábados, para não coincidir com as atividades dos estudantes em suas faculdades. A Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo produzirá um livro contendo a íntegra das palestras e sínteses das entrevistas realizadas pelos estudantes, com lançamento previsto para 25 de janeiro de 2014 – no 460º aniversário da cidade de São Paulo.


Confira toda a programação aqui.


Sobre o curso

O 6º Curso Descobrir São Paulo – Descobrir-se Repórter, que integra o Projeto Repórter do Futuro, é organizado pela OBORÉ Projetos Especiais em Comunicações e Artes em parceria com a Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo e ABRAJI – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, e conta com o apoio do SINPRO/SP – Sindicato dos Professores de São Paulo, Cátedra UNESCO de Comunicação, Hospital Premier/MAIS – Modelo de Atenção Integral à Saúde, Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, IPFD – Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais, Matilha Cultural, NH Photos – Nivaldo Silva, KBR TEC Soluções Online e da Coordenação dos principais Cursos de Jornalismo de São Paulo: ECA/USP – Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, Faculdade Cásper Líbero, PUCSP – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Universidade Metodista de São Paulo e Universidade Presbiteriana Mackenzie. As revistas Brasil Atual, Caros Amigos, Fórum, Imprensa, Le Monde Diplomatique Brasil, Piauí, Samuel e o blog “O Xis da Questão – Mídia, Jornalismo e Atualidade” do Professor Chaparro também emprestam seu prestígio a esta iniciativa e colaboram de diversas formas para seu êxito.
 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online