Sexta-feira, 28 de Janeiro de 2022 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Redes da sociedade civil abordam participação popular em revisão do Plano Diretor
Texto: Milton Bellintani/ Foto: Nivaldo Silva
  25/03/2013

A Rede Nossa São Paulo e o Fórum Suprapartidário por uma São Paulo Saudável e Sustentável foram as organizações convidadas para a quinta aula do 6º Curso Descobrir São Paulo – Descobrir-se Repórter, do Projeto Repórter do Futuro, realizada no sábado, 23 de março, na Câmara Municipal de São Paulo.

O sociólogo Maurício Broinizi, da Rede Nossa São Paulo, e a geógrafa Ros Mari Zenha, do Fórum, concordaram que a qualidade da participação da sociedade civil e dos cidadãos em geral é o requisito para que a revisão do Plano Diretor Estratégico da Cidade de São Paulo contemple soluções que atendam aos interesses da ampla maioria da população.

“O Plano Diretor deve garantir que o recurso público seja colocado à disposição do interesse da sociedade”, diz Broinizi. “Esta é a expectativa. Assim como aconteceu nas últimas eleições, em que a não realização de metas pela administração municipal teve grande peso no resultado, o controle social será cada vez mais um fator preponderante. Assim, o compromisso com as diretrizes estabelecidas pelo Plano Diretor se tornará um indicador importante para as comunidades.”

Ros Mari Zenha, do Fórum Fórum Suprapartidário por uma São Paulo Saudável e Sustentável, destacou a grande presença de organizações sociais e cidadãos nos encontros realizados este ano. “O desafio que se apresenta é qualificar o debate, oferecendo à sociedade civil a informação necessária para que ela possa participar do debate em condições de opinar e de apresentar propostas.”

Esse aspecto, aliás, foi a tônica da maioria das perguntas do estudantes do curso. Todos quiseram saber como será possível equacionar a demanda por qualificação com os prazos de discussão e aprovação do Plano Diretor. “Esta é uma tarefa de todos”, disse Ros Mari. “O Executivo deve disponibilizar informação sobre o Plano em todas as plataformas. O Legislativo pode contribuir nesse sentido e realizar cursos como este. As organizações da sociedade civil devem estimular o diálogo com seus públicos. E a mídia dar à revisão do Plano Diretor o peso que ele merece.” 

Reportagem com Auxílio do Computador

No período da tarde foi realizada a aula bônus “RAC – Reportagem com  Auxílio do Computador”, no Centro de Imprensa/Redação Escola da Oboré, ministrada por José Roberto de Toledo, vice-presidente da Abraji – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, e Guilherme Alpendre, diretior executivo da entidade.

Os dois jornalistas explicaram o conceito por trás da ferramenta, deram exemplos de reportagens que ganharam qualidade e profundidade com o uso deste conhecimento e realizaram exercícios práticos com os estudantes.

No dia 6/4, aula discutirá os novos cronistas de São Paulo

O 6º Curso Descobrir São Paulo – Descobrir-se Repórter, uma parceria da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo com a Oboré Projetos Especiais em Comunicações e Artes e a Abraji – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, prossegue até o dia 27 de abril. No dia 6 de abril, sábado, receberá o artista plástico Jaime Prades, o pós-jornalista André Deak, o jornalista, escritor e roteirista de cinema José Roberto Torero, e o músico de rua Emerson Pinzindin para debater as diferentes plataformas que constroem a moderna crônica paulistana. A aula tem iníco às 9 horas, na sala Oscar Pedroso Horta, com transmissão online pelo Portal da Câmara Muncipal de São Paulo.


Livro mostrará o curso por dentro

O curso, de complementação universitária em jornalismo, teve início em 23 de fevereiro e prossegue até 27 de abril – sempre aos sábados, para não coincidir com as atividades dos estudantes em suas faculdades. A Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo produzirá um livro contendo a íntegra das palestras e sínteses das entrevistas realizadas pelos estudantes, com lançamento previsto para 25 de janeiro de 2014 – no 460º aniversário da cidade de São Paulo.

Sobre o curso

6º Curso Descobrir São Paulo – Descobrir-se Repórter, que integra o Projeto Repórter do Futuro, é organizado pela OBORÉ Projetos Especiais em Comunicações e Artes em parceria com a Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo e ABRAJI – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, e conta com o apoio do SINPRO/SP – Sindicato dos Professores de São Paulo, Cátedra UNESCO de Comunicação, Hospital Premier/MAIS – Modelo de Atenção Integral à Saúde, Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, IPFD – Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais, Matilha Cultural, NH Photos – Nivaldo Silva, KBR TEC Soluções Online e da Coordenação dos principais Cursos de Jornalismo de São Paulo: ECA/USP – Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, Faculdade Cásper Líbero, PUCSP – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Universidade Metodista de São Paulo e Universidade Presbiteriana Mackenzie. As revistas Brasil Atual, Caros Amigos, Fórum, Imprensa, Le Monde Diplomatique Brasil, Piauí, Samuel e o blog “O Xis da Questão – Mídia, Jornalismo e Atualidade” do Professor Chaparro também emprestam seu prestígio a esta iniciativa e colaboram de diversas formas para seu êxito. 

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online