25/03/2013
A Rede Nossa São Paulo e o Fórum Suprapartidário por uma São Paulo Saudável e Sustentável foram as organizações convidadas para a quinta aula do 6º Curso Descobrir São Paulo – Descobrir-se Repórter, do Projeto Repórter do Futuro, realizada no sábado, 23 de março, na Câmara Municipal de São Paulo.
O sociólogo Maurício Broinizi, da Rede Nossa São Paulo, e a geógrafa Ros Mari Zenha, do Fórum, concordaram que a qualidade da participação da sociedade civil e dos cidadãos em geral é o requisito para que a revisão do Plano Diretor Estratégico da Cidade de São Paulo contemple soluções que atendam aos interesses da ampla maioria da população.
“O Plano Diretor deve garantir que o recurso público seja colocado à disposição do interesse da sociedade”, diz Broinizi. “Esta é a expectativa. Assim como aconteceu nas últimas eleições, em que a não realização de metas pela administração municipal teve grande peso no resultado, o controle social será cada vez mais um fator preponderante. Assim, o compromisso com as diretrizes estabelecidas pelo Plano Diretor se tornará um indicador importante para as comunidades.”
Ros Mari Zenha, do Fórum Fórum Suprapartidário por uma São Paulo Saudável e Sustentável, destacou a grande presença de organizações sociais e cidadãos nos encontros realizados este ano. “O desafio que se apresenta é qualificar o debate, oferecendo à sociedade civil a informação necessária para que ela possa participar do debate em condições de opinar e de apresentar propostas.”
Esse aspecto, aliás, foi a tônica da maioria das perguntas do estudantes do curso. Todos quiseram saber como será possível equacionar a demanda por qualificação com os prazos de discussão e aprovação do Plano Diretor. “Esta é uma tarefa de todos”, disse Ros Mari. “O Executivo deve disponibilizar informação sobre o Plano em todas as plataformas. O Legislativo pode contribuir nesse sentido e realizar cursos como este. As organizações da sociedade civil devem estimular o diálogo com seus públicos. E a mídia dar à revisão do Plano Diretor o peso que ele merece.”
Reportagem com Auxílio do Computador
No período da tarde foi realizada a aula bônus “RAC – Reportagem com Auxílio do Computador”, no Centro de Imprensa/Redação Escola da Oboré, ministrada por José Roberto de Toledo, vice-presidente da Abraji – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, e Guilherme Alpendre, diretior executivo da entidade.
Os dois jornalistas explicaram o conceito por trás da ferramenta, deram exemplos de reportagens que ganharam qualidade e profundidade com o uso deste conhecimento e realizaram exercícios práticos com os estudantes.
No dia 6/4, aula discutirá os novos cronistas de São Paulo
O 6º Curso Descobrir São Paulo – Descobrir-se Repórter, uma parceria da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo com a Oboré Projetos Especiais em Comunicações e Artes e a Abraji – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, prossegue até o dia 27 de abril. No dia 6 de abril, sábado, receberá o artista plástico Jaime Prades, o pós-jornalista André Deak, o jornalista, escritor e roteirista de cinema José Roberto Torero, e o músico de rua Emerson Pinzindin para debater as diferentes plataformas que constroem a moderna crônica paulistana. A aula tem iníco às 9 horas, na sala Oscar Pedroso Horta, com transmissão online pelo Portal da Câmara Muncipal de São Paulo.
Livro mostrará o curso por dentro
O curso, de complementação universitária em jornalismo, teve início em 23 de fevereiro e prossegue até 27 de abril – sempre aos sábados, para não coincidir com as atividades dos estudantes em suas faculdades. A Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo produzirá um livro contendo a íntegra das palestras e sínteses das entrevistas realizadas pelos estudantes, com lançamento previsto para 25 de janeiro de 2014 – no 460º aniversário da cidade de São Paulo.
Sobre o curso
O 6º Curso Descobrir São Paulo – Descobrir-se Repórter, que integra o Projeto Repórter do Futuro, é organizado pela OBORÉ Projetos Especiais em Comunicações e Artes em parceria com a Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo e ABRAJI – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, e conta com o apoio do SINPRO/SP – Sindicato dos Professores de São Paulo, Cátedra UNESCO de Comunicação, Hospital Premier/MAIS – Modelo de Atenção Integral à Saúde, Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, IPFD – Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais, Matilha Cultural, NH Photos – Nivaldo Silva, KBR TEC Soluções Online e da Coordenação dos principais Cursos de Jornalismo de São Paulo: ECA/USP – Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, Faculdade Cásper Líbero, PUCSP – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Universidade Metodista de São Paulo e Universidade Presbiteriana Mackenzie. As revistas Brasil Atual, Caros Amigos, Fórum, Imprensa, Le Monde Diplomatique Brasil, Piauí, Samuel e o blog “O Xis da Questão – Mídia, Jornalismo e Atualidade” do Professor Chaparro também emprestam seu prestígio a esta iniciativa e colaboram de diversas formas para seu êxito.
|