Domingo, 25 de Fevereiro de 2024 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Mal de Alzheimer é tema da Sessão Averroes de março, nesta segunda (25), na Cinemateca Brasileira

  21/03/2013


A SESSÃO AVERROES de março, que acontece às 19h00 da próxima segunda-feira (25), na Cinemateca Brasileira, exibe o documentário Caminhos do Alzheimer, da série “Caminhos da Reportagem”, exibido pela TV Brasil/EBC.

A exibição do programa será seguida por uma Mesa de Reflexão sobre esta enfermidade que atinge milhões de pessoas em todo o mundo e cerca de um milhão de idosos só no Brasil.

Os debatedores convidados são Bianca Vasconcellos, jornalista e diretora de documentários da TV Brasil/EBC, Ricardo Nitrini, professor titular de Neurologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), e Ricardo Tavares de Carvalho, doutor em Cardiologia e especialista em Terapia Intensiva e Bioética.

A reportagem aborda desde a manifestação dos primeiros sinais até as fases mais agudas do Mal de Alzheimer, que envolve também a família, uma vez que, dependente, o doente requer total atenção, carinho e cuidados.

A equipe da TV Brasil revela ainda como vivem os parentes de um doente com Alzheimer, os grupos de apoio aos cuidadores nas capitais de São Paulo e Rio de Janeiro, os benefícios de terapias e como retardar a evolução da doença. Esta edição de Caminhos da Reportagem foi ao ar em junho de 2011 e, para ser exibida nesta SESSÃO AVERROES, apresenta no final informações atualizadas dos personagens.

Atividade permanente da Cinemateca desde 2009, a SESSÃO AVERROES acontece sempre na última segunda-feira de cada mês, às 19h00. A exibição é precedida de visita monitorada (17h00) por toda a Cinemateca, incluindo a área técnica de restauro, e seguida de mesa de reflexão com convidados das mais diversas áreas do conhecimento. A atividade propõe-se a refletir, examinar e debater a condição humana, a vida e sua terminalidade. Fruto da parceria entre Cinemateca, Hospital Premier e OBORÉ, a SESSÃO AVERROES conta com o apoio da Faculdade de Medicina de Itajubá, do Instituto Paliar e da Academia Nacional de Cuidados Paliativos.

 

Sessão de Cinema

Caminhos do Alzheimer
Programa da série “Caminhos da Reportagem” – TV Brasil/EBC
Duração: 60 minutos. Exibição em DVD

Classificação indicativa: 12 anos.
Entrada gratuita.

 

Mesa de Reflexão

Bianca Vasconcellos – Jornalista, diretora de documentários da TV Brasil/EBC – Empresa Brasil de Comunicação. Foi repórter de televisão durante 26 anos com passagens pela TV Bandeirantes de Londrina, TV Globo de Bauru, e em São Paulo na TV Manchete, TV Record e SBT. Há 2 anos dirige documentários para o programa Caminhos da Reportagem na TV Brasil em São Paulo. Um deles, “ A Mão de Obra Escrava Urbana”, ganhou Menção Honrosa do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos no ano passado e foi finalista do Prêmio Esso de Jornalismo. O documentário “A vida por um fio” foi exibido e debatido na Cinemateca Brasileira, em 2012, durante o 4° Ciclo de Cinema e Reflexão Aprender a Viver, Aprender a Morrer.

Ricardo Nitrini – Professor Titular de Neurologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FAMUSP). Pesquisador e Livre docente da USP. Suas pesquisas concentram-se sobre a epidemiologia  clínica das demências, com estudos sobre métodos diagnósticos baseados em instrumentos neuropsicológicos, questionários e métodos de neuroimagem e também em investigações epidemiológicas populacionais. É coordenador do Curso de Pós-Graduação em Neurologia Cognitiva e do Envelhecimento da Academia Brasileira de Neuropsiquiatria Geriátrica.

Ricardo Tavares de Carvalhos – Graduado em Medicina pela Universidade de São Paulo com doutorado em Cardiologia. Especialista em Terapia Intensiva e Bioética dedicando-se ao estudo dos aspectos ligados à terminalidade de vida. Participou do Grupo de Trabalho em Cuidados Paliativos do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo que levou à publicação, em 2009, do primeiro livro-texto sobre Cuidados Paliativos do Brasil. Presidente desde sua criação, em 2006, e Coordenador do Núcleo de Cuidados Paliativos desde 2010. Atualmente, é médico assistente do HC-FAMUSP e da Fundação Faculdade de Medicina. Desde 2008 é membro da Diretoria da Academia Nacional de Cuidados Paliativos e Diretor do Instituto Paliar. Integra a equipe do Hospital Premier/ Grupo MAIS.

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online