20/03/2013
Maurício Broinizi, diretor executivo da Rede Nossa São Paulo, durante conferência de imprensa para o Repórter do Futuro, em março de 2012.
Neste sábado, 23, o 6º Curso Descobrir São Paulo – Descobrir-se Repórter receberá Maurício Broinizi, da Rede Nossa São Paulo, e Ros Mari Zenha, do Fórum Suprapartidário por Uma São Paulo Mais Saudável e Sustentável, para debater as “Iniciativas da sociedade civil para melhorar a cidade”.
A conferência de imprensa, seguida por uma coletiva com os 32 estudantes do módulo, acontece no auditório Oscar Pedroso Horta da Câmara Municipal, às 09h, com transmissão ao vivo pelo Portal da Câmara.
Criada em 2007, a Rede Nossa São Paulo é uma iniciativa composta por mais de 700 organizações da sociedade civil, empresas lideranças comunitárias e cidadãos em geral. Denomina-se apartidária e inter-religiosa e não possui presidente ou diretoria, constituindo-se de forma horizontal.
O Fórum Suprapartidário é formado por parlamentares, representantes de partidos políticos, instituições acadêmicas, movimentos sociais, ONGs e demais lideranças da sociedade civil. Constituído e regulamentado em 12 de abril de 2012 pela Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Paulo, o Fórum tem como atribuição “reunir, organizar e formular subsídios e propostas para o Plano Diretor Estratégico”.
3ª Aula bônus: Reportagem com Auxílio do Computador (RAC)
A partir das 14h, os 32 estudantes que fazem o 6º Curso Descobrir São Paulo – Descobrir-se Repórter terão a terceira aula bônus do módulo. Desta vez, a Abraji – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo oferecerá uma aula prática de Reportagem com Auxílio do Computador (RAC), que envolve pesquisa avançada na internet, captura de dados, aplicação no Excel e uso de banco de dados.
A atividade, que acontecerá no Centro de Imprensa/Redação-Escola da OBORÉ, será coordenada por José Roberto de Toledo, colunista do Estado de S. Paulo e vice-presidente da Abraji e Guilherme Alpendre, jornalista e diretor executivo da Associação.
Livro mostrará o curso por dentro
O curso, de complementação universitária em jornalismo, teve início em 23 de fevereiro e prossegue até 27 de abril – sempre aos sábados, para não coincidir com as atividades dos estudantes em suas faculdades. A Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo produzirá um livro contendo a íntegra das palestras e sínteses das entrevistas realizadas pelos estudantes, com lançamento previsto para 25 de janeiro de 2014 – no 460º aniversário da cidade de São Paulo.
Confira a programação completa aqui.
Sobre o curso
O 6º Curso Descobrir São Paulo – Descobrir-se Repórter, que integra o Projeto Repórter do Futuro, é organizado pela OBORÉ Projetos Especiais em Comunicações e Artes em parceria com a Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo e ABRAJI – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, e conta com o apoio do SINPRO/SP – Sindicato dos Professores de São Paulo, Cátedra UNESCO de Comunicação, Hospital Premier/MAIS – Modelo de Atenção Integral à Saúde, Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, IPFD – Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais, Matilha Cultural, NH Photos – Nivaldo Silva, KBR TEC Soluções Online e da Coordenação dos principais Cursos de Jornalismo de São Paulo: ECA/USP – Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, Faculdade Cásper Líbero, PUCSP – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Universidade Metodista de São Paulo e Universidade Presbiteriana Mackenzie. As revistas Brasil Atual, Caros Amigos, Fórum, Imprensa, Le Monde Diplomatique Brasil, Piauí, Samuel e o blog “O Xis da Questão – Mídia, Jornalismo e Atualidade” do Professor Chaparro também emprestam seu prestígio a esta iniciativa e colaboram de diversas formas para seu êxito.
|