Inscrições abertas até 11 de abril para o 7º Curso Descobrir a Amazônia – Descobrir-se Repórter Texto: João Paulo Brito
13/03/2013
Estão abertas as inscrições para o 7º Curso Descobrir a Amazônia – Descobrir-se Repórter realizado pela OBORÉ , Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/USP) e Abraji – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.
São 25 vagas para estudantes universitários ( graduação ) de comunicação e outras áreas que terão a oportunidade de participar de conferências de imprensa e entrevistas coletivas com especialistas das diferentes áreas do conhecimento que abordam temas relacionados à Amazônia, desde aspectos históricos, ambientais e políticos até questões territoriais e de segurança.
As aulas acontecerão aos sábados, das 8h30 às 13 horas, no Instituto de Estudos Avançados da USP (R. Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar - Cidade Universitária), nos dias 4, 11, 18 e 25 de maio e 8 e 22 de junho. Todos os encontros serão transmitidos on-line pelo site do IEA. Os estudantes receberão certificados que poderão ser computados pelas faculdades como horas de atividades complementares.
O Encontro de Confraternização e Seleção será realizado dia 13 de abril, sábado, às 14 horas, no Espaço Vladimir Herzog do Sindicato dos Jornalistas Profissioais no Estado de São Paulo (R. Rego Freitas, 530 - sobreloja), através de um teste (sem "pegadinhas") para que se conheça o perfil dos candidatos , motivação e conhecimento sobre as questões Amazônicas.
A divulgação dos 25 selecionados acontecerá dia 19 de abril através dos sites da OBORÉ e Projeto Repórter do Futuro.
Coordenação pedagógica
A coordenação pedagógica , pelo sétimo ano consecutivo, está a cargo de Pedro Ortiz, jornalista formado pela Escola de Comunicações e Artes da USP, documentarista e diretor de TV. Mestre e Doutor em Integração da América Latina - Área de Comunicação e Cultura, pela Universidade de São Paulo (PROLAM-USP). Diretor Geral da TV USP e do Canal Universitário de São Paulo (CNU) e Diretor da ABTU - Associação Brasileira de Televisão Universitária, além de pesquisador-doutor associado ao LEER - Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação (Depto. de História - FFLCH/USP).
Ortiz é professor de Telejornalismo da Faculdade Cásper Líbero na qual também é pesquisador junto ao Centro Interdisciplinar de Pesquisa, com estudos sobre a TV Pública no Brasil. Integra os Grupos de Pesquisas "Comunicação, Jornalismo e Epistemologia da Compreensão" (FCSCL) e "Cinema e Educação: aprendizagem, memória e formação estética" (UESB).
De 1989 a 2000, foi correspondente na América Latina da agência-cooperativa de jornalistas Acopi, de Buenos Aires, realizando coberturas e reportagens especiais no Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Peru e México para jornais, revistas e emissoras de rádio destes países. Trabalhou na Folha de S. Paulo, Gazeta Mercantil e TV Bandeirantes, além de produtoras independentes de TV e em documentários, no Brasil e no exterior.