28/02/2013
Nesta semana, o Departamento de Comunicações e Artes da ECA-USP realiza atividades especiais de recepção aos calouros. Uma delas é a exposição "Os Cartazes desta História" e a palestra com o historiador Vladimir Sacchetta e o jornalista Sergio Gomes sobre a falta de liberdade de expressão durante o período da ditadura militar no Brasil. Ambas as atividades acontecem nesta sexta, dia 1º de março, no auditório Paulo Emilio ( 2º andar do Prédio principal) e foram organizadas em parceria com o Instituto Vladimir Herzog.
Sobre "Os Cartazes desta História"
Com destaque à resistência contra a ditadura no Brasil (1964-1984) e à rearticulação da sociedade civil depois da Anistia de 1979, as peças selecionadas para a edição retratam as denúncias e a solidariedade dos brasileiros frente à situação política no país e estados vizinhos que viviam sob ditaduras militares - como Argentina, Uruguai e Chile, por exemplo. A obra é divida em seis capítulos: Resistências, Anistia, Movimentos, Mulheres, trabalhadores e estudantes, Solidariedade, Mortos e desaparecidos.
Organizada pelo jornalista e pesquisador Vladimir Sacchetta, Os Cartazes desta História tem projeto gráfico de Kiko Farkas e conta ainda com um ensaio de Chico Homem de Melo, designer e professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP.
A obra é mais uma iniciativa do Instituto Vladimir Herzog no âmbito do projeto Resistir é Preciso..., que tem por objetivo manter viva na memória dos brasileiros a luta da imprensa durante a ditadura militar.
Confira a programação completa da semana de recepção aos calouros promovida pelo CCA
Quinta-feira, dia 28 de fevereiro, 8h
Aula Magna da Escola de Comunicações e Artes com os professores Adilson Citelli (CCA) e Ivan Vilela (CMU)
Local: Teatro Laboratório
Sexta-feira, dia 1, 19h30
Palestra: Nós, o que temos de ver com os "Cartazes desta História"
Local: Auditório Paulo Emílio, prédio central
Promoção: ECA/CCA e Instituto Vladimir Herzog.
Palestrantes convidados: Vladimir Sacchetta e Sergio Gomes.
Durante o evento será inaugurado um painel com a reprodução de peças que compõem a obra e a exposição "Os Cartazes desta História". A iniciativa do CCA conta com a parceria do Instituto Vladimir Herzog e com o apoio da OBORÉ. O objetivo é proporcionar aos alunos, sobretudo da Licenciatura em Educomunicação, um espaço de discussão sobre os fatos recentes de nossa história e a importância do trabalho da investigação e da memória para a consolidação de nossa democracia.
Segunda-feira, dia 4, 19h30
Aula Magna do curso de Educomunicação
Local: Sala da Congregação
Conferência: "Educação sem distância" a ser proferida pelo Prof. Dr. Romeu Tori, da Escola Politécnica da USP.
No evento, os alunos serão recebidos pela Pró-Reitora de Graduação, Profª Drª Telma Zorn; pela Diretora da Escola de Comunicações e Artes, Profª Margarida Kunsch e pelos professores Roseli Fígaro, chefe do CCA e Ismar de Oliveira Soares, coordenador da Licenciatutra em Educomunicação.
|