Quinta-feira, 27 de Janeiro de 2022 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  ECA promove exposição e palestra sobre Os Cartazes desta História

  28/02/2013

Nesta semana, o Departamento de Comunicações e Artes da ECA-USP realiza atividades especiais de recepção aos calouros. Uma delas é a exposição "Os Cartazes desta História" e a palestra com o historiador Vladimir Sacchetta e o jornalista Sergio Gomes sobre a falta de liberdade de expressão durante o período da ditadura militar no Brasil. Ambas as atividades acontecem nesta sexta, dia 1º de março, no auditório Paulo Emilio ( 2º andar do Prédio principal) e foram  organizadas em parceria com o Instituto Vladimir Herzog. 

Sobre "Os Cartazes desta História"

Com destaque à resistência contra a ditadura no Brasil (1964-1984) e à rearticulação da sociedade civil depois da Anistia de 1979, as peças selecionadas para a edição retratam as denúncias e a solidariedade dos brasileiros frente à situação política no país e estados vizinhos que viviam sob ditaduras militares - como Argentina, Uruguai e Chile, por exemplo. A obra é divida em seis capítulos: Resistências, Anistia, Movimentos, Mulheres, trabalhadores e estudantes, Solidariedade, Mortos e desaparecidos. 

Organizada pelo jornalista e pesquisador Vladimir Sacchetta, Os Cartazes desta História tem projeto gráfico de Kiko Farkas e conta ainda com um ensaio de Chico Homem de Melo, designer e professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP.  

A obra é mais uma iniciativa do Instituto Vladimir Herzog no âmbito do projeto Resistir é Preciso..., que tem por objetivo manter viva na memória dos brasileiros a luta da imprensa durante a ditadura militar.

Confira a programação completa da semana de recepção aos calouros promovida pelo CCA
 
Quinta-feira, dia 28 de fevereiro, 8h
Aula Magna da Escola de Comunicações e Artes com os professores Adilson Citelli (CCA) e Ivan Vilela (CMU)
Local: Teatro Laboratório

Sexta-feira, dia 1, 19h30
Palestra: Nós, o que temos de ver com os "Cartazes  desta História"
Local: Auditório Paulo Emílio, prédio central
Promoção: ECA/CCA e Instituto Vladimir Herzog.
Palestrantes convidados: Vladimir Sacchetta e Sergio Gomes.
Durante o evento será inaugurado um painel com a reprodução de peças que compõem a obra e a exposição "Os Cartazes desta História". A iniciativa do CCA conta com a parceria do Instituto Vladimir Herzog e com o apoio da OBORÉ. O objetivo é proporcionar aos alunos, sobretudo da Licenciatura em Educomunicação, um espaço de discussão sobre os fatos recentes de nossa história e a importância do trabalho da investigação e da memória para a consolidação de nossa democracia.

Segunda-feira, dia 4, 19h30
Aula Magna do curso de Educomunicação
Local: Sala da Congregação
Conferência: "Educação sem distância" a ser proferida pelo Prof. Dr. Romeu Tori, da Escola Politécnica da USP.
No evento, os alunos serão recebidos pela Pró-Reitora de Graduação, Profª Drª Telma Zorn; pela Diretora da Escola de Comunicações e Artes, Profª Margarida Kunsch e pelos professores Roseli Fígaro, chefe do CCA e Ismar de Oliveira Soares, coordenador da Licenciatutra em Educomunicação.

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online