28/02/2013
As edições de março e abril da série Plantão Saúde já estão disponíveis no site da OBORÉ. Trezentas e dez emissoras de rádio em todo o Brasil, que formam a Rede de Comunicadores pela Saúde, recebem este material e o transmitem a mais de 3 mil municípios brasileiros, levando informação de qualidade sobre políticas públicas de saúde a cerca de 30 milhões de pessoas.
Neste bimestre, o Plantão Saúde traz programas em homenagem à mulher brasileira, comemorando o dia internacional da mulher (8 de março), e à saúde indígena e meio ambiente, em referência ao dia do índio, (19 de abril).
Na edição sobre a Saúde da Mulher (Programa 638), são discutidas as formas de prevenção às principais causas de morte da população feminina – o câncer do colo do útero e da mama.
Especialistas desmistificam os boatos de que a cirurgia realizada por homens para não terem mais filhos, a Vasectomia (Programa 639), causa impotência ou prejudica o orgasmo.
Ainda no mês de março, a Edição 640 explica as diferenças entre o colesterol bom e o ruim, além de reforçar a importância de ter uma dieta alimentar rica em frutas e verduras, e, na Edição 641, são tratados os sintomas e perigos da tuberculose, reforçando, porém, que a doença tem cura e tratamento gratuito pelo SUS.
As políticas públicas de saúde para os cerca de 900 mil índios que vivem no Brasil são discutidas no Programa 642. Já a dependência do homem quanto ao equilíbrio ambiental para ter uma vida saudável é tema da Edição 643.
Você sabe as diferenças entre atividades físicas, exercícios físicos e práticas de esportes? A resposta a esta pergunta, assim como a importância destas ações estão no Programa 644.
Por fim, a Edição 645 fala sobre uma doença que ainda é rodeada por preconceito e desinformação: a Hanseníase.
Leia Também:
Rádios parceiras da OBORÉ recebem o Bloco da Saúde neste Carnaval
O que é o Plantão Saúde?
Há 15 anos, a série radiofônica Plantão Saúde tem como objetivo orientar a população sobre o combate e prevenção de problemas de saúde pública, as políticas públicas na área da saúde e a importância da comunicação para ajudar na resolução desses problemas.
A produção e distribuição dos programas são feitas pela OBORÉ. Já a veiculação do conteúdo com dia e horário definidos fica por conta das 310 emissoras parceiras da Rede de Comunicadores pela Saúde. Contando com rádios comerciais, educativas e comunitárias, a Rede atinge 3.131 municípios brasileiros e cerca de 30 milhões de pessoas. |