14/02/2013
Com o objetivo de construir um material educativo para informar os pais sobre a gravidez, o parto e o pós-parto, o Grupo de Pesquisa Núcleo de Assistência para o Auto-Cuidado da Mulher – NAAM, contando com a produção editorial da OBORÉ, produziu “Orgulho de Pai – Cartilha educativa para a promoção do envolvimento paterno na gravidez”.
Desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação de Enfermagem (PPGE) da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP), na área Cuidado em Saúde, a pesquisa buscou conhecer as experiências vividas pelos pais durante o processo da gestação, parto, pós-parto, amamentação e cuidados com o bebê, bem como identificar suas dúvidas, dificuldades e necessidades de orientação.
“Concebemos e viabilizamos esta cartilha com o propósito de colaborar para que os futuros pais possam acessar os conhecimentos científicos e, assim, junto com suas parceiras, tentem vivenciar a experiência da paternidade de forma mais participativa e plena”, escreveu na apresentação do livro Luiza Akiko Hoga, Coordenadora do Grupo de Pesquisa NAAM.
Além da professora associada do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica da EEUSP, participou da elaboração da pesquisa Adriana Manganiello, doutora em Ciências pela Escola de Enfermagem, e Ana Luisa Zaniboni Gomes, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da USP e diretora da OBORÉ.
A cartilha “Orgulho de Pai” pode ser visualizada através deste link e no site da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.
Cartilha de Pai no Plantão Saúde
Em janeiro, o tema “envolvimento do pai na gravidez” foi pauta de dois programas do Plantão Saúde - série radiofônica sobre políticas públicas de saúde -, que contaram com a participação de Luiza Hoga.
As edições 630 e 631 fizeram parte da programação de início de ano enviada às 310 emissoras de rádio de todo o Brasil que compõem a Rede de Comunicadores Pela Saúde. |