Sexta-feira, 28 de Janeiro de 2022 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  OBORÉ e NAAM produzem cartilha educativa sobre o envolvimento paterno na gravidez
Texto: João Paulo Brito
  14/02/2013


Com o objetivo de construir um material educativo para informar os pais sobre a gravidez, o parto e o pós-parto, o Grupo de Pesquisa Núcleo de Assistência para o Auto-Cuidado da Mulher – NAAM, contando com a produção editorial da OBORÉ, produziu “Orgulho de Pai – Cartilha educativa para a promoção do envolvimento paterno na gravidez”.

Desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação de Enfermagem (PPGE) da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP), na área Cuidado em Saúde, a pesquisa buscou conhecer as experiências vividas pelos pais durante o processo da gestação, parto, pós-parto, amamentação e cuidados com o bebê, bem como identificar suas dúvidas, dificuldades e necessidades de orientação.

“Concebemos e viabilizamos esta cartilha com o propósito de colaborar para que os futuros pais possam acessar os conhecimentos científicos e, assim, junto com suas parceiras, tentem vivenciar a experiência da paternidade de forma mais participativa e plena”, escreveu na apresentação do livro Luiza Akiko Hoga, Coordenadora do Grupo de Pesquisa NAAM.

Além da professora associada do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica da EEUSP, participou da elaboração da pesquisa Adriana Manganiello, doutora em Ciências pela Escola de Enfermagem, e Ana Luisa Zaniboni Gomes, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da USP e diretora da OBORÉ.

A cartilha “Orgulho de Pai” pode ser visualizada através deste link e no site da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.

Cartilha de Pai no Plantão Saúde

Em janeiro, o tema “envolvimento do pai na gravidez” foi pauta de dois programas do Plantão Saúde - série radiofônica sobre políticas públicas de saúde -, que contaram com a participação de Luiza Hoga.

As edições 630 e 631 fizeram parte da programação de início de ano enviada às 310 emissoras de rádio de todo o Brasil que compõem a Rede de Comunicadores Pela Saúde.

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online