02/02/2013
Laerte
Para comemorar o Carnaval e evitar dores de cabeça antes, durante e depois da folia, os programas especiais da série Plantão Saúde deste mês - o Bloco da Saúde - trazem dicas e informações sobre as principais causas de atendimentos nos Prontos Socorros durante o período desta tradicional festividade brasileira. A programação carnavalesca também atenta aos cuidados que os foliões devem ter para se divertirem de forma saudável e segura.
O Bloco da Saúde começa com o programa 634 (Urgências e Queimaduras) falando sobre as principais urgências médicas, como violências e acidentes, e alertando à atenção que se deve ter com o Sol para evitar queimaduras e problemas dermatológicos mais graves.
Baixo consumo de líquidos, má alimentação e desatenção com a higiene são tratados no programa 635 (Desidratação e Intoxicação alimentar). Nesta edição é ressaltada a importância de tomar muito líquido e se alimentar com comidas leves, como frutas e verduras.
O consumo de álcool é abordado no programa 636 (Álcool), levando em conta que as pessoas tendem a exagerar na dose nas festas carnavalescas. Bebidas alcoólicas em excesso podem resultar em intoxicações e doenças graves, como câncer e cirrose, alem de ser um dos maiores fatores que contribuem para os acidentes de trânsito. No Brasil, dados do Ministério da Saúde mostram que o álcool está presente em 25% dos suicídios e em grande parte dos homicídios.
Por fim, o uso da camisinha como prevenção para Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), no programa 637 (Prevenção de DSTs), encerra o Bloco da Saúde. Gonorréia, Sífilis, HPV e AIDS são alguns exemplos de enfermidades que são passadas através do sexo. Todas, porém, podem ser evitadas com o uso correto de preservativos.
O que é o Plantão Saúde?
Há 15 anos, a série radiofônica Plantão Saúde tem como objetivo orientar a população sobre o combate e prevenção de problemas de saúde pública, as políticas públicas na área da saúde e a importância da comunicação para ajudar na resolução desses problemas.
A produção e distribuição dos programas são feitas pela OBORÉ. Já a veiculação do conteúdo com dia e horário definidos fica por conta das 310 emissoras parceiras da Rede de Comunicadores pela Saúde. Contando com rádios comerciais, educativas e comunitárias, a Rede atinge 3.131 municípios brasileiros e cerca de 30 milhões de pessoas.
SERVIÇO
Ouça a série especial Bloco da Saúde aqui |