Sexta-feira, 28 de Janeiro de 2022 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Rádios parceiras da OBORÉ recebem o Bloco da Saúde neste Carnaval
Texto: João Paulo Brito / Ilustração: Laerte
  02/02/2013


Laerte


Para comemorar o Carnaval e evitar dores de cabeça antes, durante e depois da folia, os programas especiais da série Plantão Saúde deste mês -  o  Bloco da Saúde - trazem dicas e informações sobre as principais causas de atendimentos nos Prontos Socorros durante o período desta tradicional festividade brasileira. A programação carnavalesca também atenta aos cuidados que os foliões devem ter para se divertirem de forma saudável e segura.

O Bloco da Saúde começa com o programa 634 (Urgências e Queimaduras) falando sobre as principais urgências médicas, como violências e acidentes, e alertando à atenção que se deve ter com o Sol para evitar queimaduras e problemas dermatológicos mais graves.
Baixo consumo de líquidos, má alimentação e desatenção com a higiene são tratados no programa 635 (Desidratação e Intoxicação alimentar). Nesta edição é ressaltada a importância de tomar muito líquido e se alimentar com comidas leves, como frutas e verduras.

O consumo de álcool é abordado no programa 636 (Álcool), levando em conta que as pessoas tendem a exagerar na dose nas festas carnavalescas. Bebidas alcoólicas em excesso podem resultar em intoxicações e doenças graves, como câncer e cirrose, alem de ser um dos maiores fatores que contribuem para os acidentes de trânsito. No Brasil, dados do Ministério da Saúde mostram que o álcool está presente em 25% dos suicídios e em grande parte dos homicídios.
Por fim, o uso da camisinha como prevenção para Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), no programa 637 (Prevenção de DSTs), encerra o Bloco da Saúde. Gonorréia, Sífilis, HPV e AIDS são alguns exemplos de enfermidades que são passadas através do sexo. Todas, porém, podem ser evitadas com o uso correto de preservativos.
O que é o Plantão Saúde? 

Há 15 anos, a série radiofônica Plantão Saúde tem como objetivo orientar a população sobre o combate e prevenção de problemas de saúde pública, as políticas públicas na área da saúde e a importância da comunicação para ajudar na resolução desses problemas. 

A produção e distribuição dos programas são feitas pela OBORÉ. Já a veiculação do conteúdo com dia e horário definidos fica por conta das 310 emissoras parceiras da Rede de Comunicadores pela Saúde. Contando com rádios comerciais, educativas e comunitárias, a Rede atinge 3.131 municípios brasileiros e cerca de 30 milhões de pessoas.

SERVIÇO

Ouça a série especial Bloco da Saúde aqui 
 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online