Sábado, 02 de Março de 2024 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Aliança Internacional de Jornalistas lança livro sobre jornalismo responsável
Texto: João Paulo Brito
  18/12/2012

A Aliança Internacional de Jornalistas e a Imagens Educação lançaram nesta segunda-feira (17/12), no auditório Vladimir Herzog do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, a publicação “Diálogos J-Aliança mídia e responsabilidade, uma contribuição à reflexão coletiva sobre o jornalismo responsável”.

O livro reúne textos de professores, comunicadores e especialistas sobre a democratização da mídia, mídia compartilhada, ética no fotojornalismo e responsabilidade dos jornalistas nas eleições. Cada capítulo foi gerado a partir de debates realizados pela associação ao longo de seis anos.

Compuseram a mesa de conversa Isis de Palma, socióloga, coordenadora da J-Aliança Brasil e organizadora da publicação, e os editores do livro Antonio Martins e Mara Ribeiro.

“Esta é uma reflexão sobre o jornalismo responsável com cinco temas que nós consideramos estratégicos. É bastante importante que os jovens discutam isso e o nosso desafio é levar esta discussão para os cursos de comunicação e de jornalismo”, afirmou Isis.

A coordenadora explicou que a Aliança Internacional de Jornalistas vem nos últimos anos realizando diálogos, debates e café-mídia sobre os temas apresentados no livro. “Estes são assuntos que precisam ser debatidos pela sociedade. Precisamos nos apropriar destes temas e construir assim a mídia que queremos”, ratificou a socióloga.

O evento recebeu a colaboração do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, OBORÉ Projetos Especiais em Comunicações e Artes, Àgora - Em Defesa do Eleitor e da Democracia, Fórum Internacional Ética e Responsabilidade, Foundation Charles Léopold Mayer e FRENTEX - Frente pelo Direito à Comunicação e Liberdade de Expressão.

O lançamento contou também com a exposição fotográfica "A ética no fotojornalismo", que reuniu 21 fotografias históricas da reportagem fotográfica brasileira . As fotos ficarão expostas no corredor do Sindicato até sexta-feira (21/12).

Sobre a J-Aliança

A Aliança Internacional de Jornalistas é uma associação aberta a profissionais de comunicação independente, presente em países da Europa, da Ásia e da América, que tem se pautado no debate aprofundado da comunicação que considera estratégico para a democracia.

http://www.alianca-jornalistas.net


O lançamento da publicação reuniu cerca de 30 pessoas no auditório Vladimir Herzog do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, nesta segunda-feira, 17/12.

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online