18/12/2012
A Aliança Internacional de Jornalistas e a Imagens Educação lançaram nesta segunda-feira (17/12), no auditório Vladimir Herzog do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, a publicação “Diálogos J-Aliança mídia e responsabilidade, uma contribuição à reflexão coletiva sobre o jornalismo responsável”.
O livro reúne textos de professores, comunicadores e especialistas sobre a democratização da mídia, mídia compartilhada, ética no fotojornalismo e responsabilidade dos jornalistas nas eleições. Cada capítulo foi gerado a partir de debates realizados pela associação ao longo de seis anos.
Compuseram a mesa de conversa Isis de Palma, socióloga, coordenadora da J-Aliança Brasil e organizadora da publicação, e os editores do livro Antonio Martins e Mara Ribeiro.
“Esta é uma reflexão sobre o jornalismo responsável com cinco temas que nós consideramos estratégicos. É bastante importante que os jovens discutam isso e o nosso desafio é levar esta discussão para os cursos de comunicação e de jornalismo”, afirmou Isis.
A coordenadora explicou que a Aliança Internacional de Jornalistas vem nos últimos anos realizando diálogos, debates e café-mídia sobre os temas apresentados no livro. “Estes são assuntos que precisam ser debatidos pela sociedade. Precisamos nos apropriar destes temas e construir assim a mídia que queremos”, ratificou a socióloga.
O evento recebeu a colaboração do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, OBORÉ Projetos Especiais em Comunicações e Artes, Àgora - Em Defesa do Eleitor e da Democracia, Fórum Internacional Ética e Responsabilidade, Foundation Charles Léopold Mayer e FRENTEX - Frente pelo Direito à Comunicação e Liberdade de Expressão.
O lançamento contou também com a exposição fotográfica "A ética no fotojornalismo", que reuniu 21 fotografias históricas da reportagem fotográfica brasileira . As fotos ficarão expostas no corredor do Sindicato até sexta-feira (21/12).
Sobre a J-Aliança
A Aliança Internacional de Jornalistas é uma associação aberta a profissionais de comunicação independente, presente em países da Europa, da Ásia e da América, que tem se pautado no debate aprofundado da comunicação que considera estratégico para a democracia.
http://www.alianca-jornalistas.net
O lançamento da publicação reuniu cerca de 30 pessoas no auditório Vladimir Herzog do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, nesta segunda-feira, 17/12.
|