Sexta-feira, 28 de Janeiro de 2022 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Lista com os 32 selecionados para o curso Descobrir São Paulo - Descobrir-se Repórter 2013 será divulgada nesta sexta (25)
Texto: João Paulo Brito e Milton Bellintani / Foto: Nivaldo Silva e Luana Copini
  17/12/2012

Os candidatos, vindos de 22 faculdades da Região Metropolitana de São Paulo, fizeram uma prova composta por 10 questões que tiveram por objetivo conhecer seus perfis e avaliar quais poderão aproveitar melhor o conteúdo do curso.

A lista com os 32 selecionados será divulgada em 25 de janeiro, 459ª aniversário de São Paulo, nos sites da OBORÉ, do Projeto Repórter do Futuro, da Abraji, e na página da Escola do Parlamento, no Portal da Câmara Municipal de São Paulo. 

Transmitido ao vivo pelo Portal da Câmara, o evento contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, vereador José Police Neto, dos jornalistas Sergio Gomes, diretor da OBORÉ, Guilherme Alpendre, diretor executivo da Abraji e coordenador pedagógico do Repórter do Futuro, Milton Bellintani, diretor executivo da Escola do Parlamento e coordenador pedagógico do módulo, e de Roberto Cardoso, da Escola do Parlamento.

(Confira a matéria realizada pela TV Câmara)

Antes de fazerem a prova de seleção, os estudantes assistiram ao documentário Compassos, produzido pelos estudantes Allix Ribeiro, Fabrício Melo, Gabriel Rao, Rafael Dib, Rachel Fernandes e Gabriela Lima do curso de Rádio e TV da Faculdade Cásper Líbero. Esta, que foi a primeira exibição pública do filme, foi dedicada à memória de Oscar Niemeyer, que completaria 105 anos na data do Encontro de Seleção e Confraternizacão, 15 de dezembro.

O curso de complementação universitária Descobrir São Paulo - Descobrir-se Repórter é um dos módulos do Projeto Repórter do Futuro, promovido pela OBORÉ Projetos Especiais em Comunicações e Artes, em parceria com a ABRAJI – Associação Brasileiro de Jornalismo Investigativo e, desde 2011, com a Câmara Municipal de São Paulo, por meio da Escola do Parlamento.

Esta 6ª edição do módulo recebe apoio do SINPRO-SP – Sindicato dos Professores de São Paulo, Cátedra UNESCO de Comunicação, NH Photos/Nivaldo Silva, KBR TEC Soluções Online, Premier Hospital/Grupo Mais e das coordenações dos cursos de jornalismo das seguintes faculdades de São Paulo: Cásper Líbero, PUC, ECA/USP, Mackenzie, Metodista e ESPM.

O módulo tem como coordenador pedagógico Milton Bellintani, diretor executivo da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo. Jornalista com mais de 25 anos de experiência, com passagens por revistas da Editora Abril, e jornal Folha de S. Paulo, entre outros. Também é professor de Jornalismo Cultural no curso de especialização da Cogeae/PUC-SP e Ombudsman da revista-laboratório "Contraponto", do curso de graduação em jornalismo da PUC-SP.

Da esquerda para a direita: Nivaldo Silva (NH Photos), Cristina Cavalcanti (OBORÉ), Guilherme Alpendre (Abraji), Sergio Gomes (OBORÉ), Police Neto (Câmara Municipal), Milton Bellintani (Escola do Parlamento), Fernando Novikow (Câmara Municipal), Ricardo Cardoso (Escola do Parlamento) e João Paulo Brito (OBORÉ).

Ao dar as boas vindas aos jovens jornalistas, o presidente da Câmara ressaltou a importância da parceria da Escola do Parlamento com a OBORÉ para a realização do curso, que, nas palavras do vereador José Police Neto, tem ajudado a “resgatar parte do crédito que a Câmara veio perdendo ao longo do tempo”.

“Primeiramente, quero aproximá-los deste ambiente. A tarefa de conhecer o desenvolvimento urbano é muito recente. Temos poucos profissionais que conhecem a cidade e, principalmente, que socializam conhecimento sobre ela”, disse Police Neto.

Sergio Gomes ressaltou os esforços do Parlamento para ser mais transparente e aberto à sociedade e citou a abertura de dados, salário e contas, além das transmissões ao vivo de todas as reuniões e atividades parlamentares através Portal da Câmara como exemplos desse empenho.

Guilherme Alpendre, da Abraji, lembrou as circunstâncias que levaram ao nascimento da entidade, que comemorou 10 anos de sua fundação em 10 de dezembro com um Seminário Internacional realizado no auditório Freitas Nobre, da ECA/USP.

O diretor da Abraji falou também sobre as atividades desenvolvidas pela associação para estimular o jornalismo investigativo e enfatizou seu 8° Congresso Internacional que, marcado para 12 a 15 de outubro de 2013, que "promete tornar o Rio de Janeiro na capital do jornalismo investigativo”.

Milton Bellintani, diretor executivo da Escola do Parlamento, destacou que a escola do Legislativo paulistano realizou 45 atividades em sem primeiro ano de vida, entre cursos, seminários e eventos, nos quais reuniu cerca de 5 mil pessoas. "Esta semana é emblemática para a parceria que viabiliza mais uma edição do curso Descobrir São Paulo - Descobrir-se Repórter. Marca os 10 anos de vida da Abraji, o primeiro aniversário da Escola do Parlamento e o Encontro de Confraternização e Seleção de mais um módulo do Repórter do Futuro sobre a cidade de São Paulo", disse.

Roberto Cardoso, falando em nome de Roberto Eduardo Lamari, diretor presidente da Escola do Parlamento, destacou o lançamento do livro “Ciclo de Debates Pensando São Paulo”, realizado na noite anterior, que reúne textos de 38 especialistas sobre questões que desafiam o desenvolvimento da cidade. A publicação será entregue ao prefeito eleito, Fernando Haddad, e aos 55 vereadores que serão empossados em 1º de janeiro como uma contribuição da Escola do Parlamento aos novos parlamentares e ao chefe do Executivo municipal. O livro também será entregue aos estudantes selecionados para o curso.

No encerramento, o presidente da Câmara Municipal, Police Neto, recebeu o “Pequeno Jornaleiro”, tradicional troféu cedido pela OBORÉ como reconhecimento e agradecimento a todos os que contribuem para a formação dos estudantes.

O livro "Ciclo de Debates Pensando São Paulo", lançado na sexta (14/12), reúne textos de acadêmicos e especialistas sobre os principais problemas da capital paulista. Uma unidade foi concedida pelo presidente da Câmara, Police Neto, para integrar a biblioteca da OBORÉ.

Sobre o curso

Por meio de conferências de imprensa e entrevistas coletivas, 32 estudantes terão a oportunidade de conhecer como funciona o Poder Legislativo paulistano, as propostas em debate para o Novo Plano Diretor de São Paulo – que define como, para onde e de que forma a cidade se desenvolverá -, os instrumentos de participação cidadã que podem influenciar o destino da capital e as propostas da Prefeitura, das organizações e redes da sociedade civil. O curso oferecerá, ainda, encontros com jornalistas e especialistas nos principais indicadores sociais sobre a cidade e também na técnica de Reportagem com Auxílio de Computador (RAC), utilizada para criar bancos de dados específicos para a realização de grandes reportagens.

As aulas acontecerão aos sábados, das 8h30 às 13h, no auditório Oscar Pedroso Horta da Câmara Municipal, nos dias 23 de fevereiro; 2, 9, 16 e 23 de março; 6, 13 e 27 de abril. Todos os encontros serão transmitidos online pelo site da Câmara. Os estudantes receberão certificados de participação, que poderão ser computados pelas faculdades como horas de atividades complementares.

De maio a setembro, como desdobramento deste curso, acontecerá outro módulo que constituirá do levantamento dos principais problemas dos 96 distritos da capital paulista e do mapeamento das formas de participação cidadã. Ao final de ambos os módulos, a Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo produzirá dois livros apresentando os conteúdos das duas iniciativas. O lançamento dessas publicações acontecerá em 25 de janeiro de 2014, no aniversário de 460 anos da cidade.

O Encontro reuniu 63 estudantes de 18 cidades do estado de São Paulo. No dia 25 de janeiro, 459ª aniversário de São Paulo, será publicada a lista com os 32 estudantes selecionados.


O Encontro reuniu 62 estudantes de 18 cidades do estado de São Paulo. Dia 25 de janeiro será publicada a lista com os 32 selecionados.

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online