O papel do jornalismo na construção de uma cidade para todos – com foco no Novo Plano Diretor de São Paulo – é o tema do curso Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter 2013, que acontecerá entre 23 de fevereiro e 27 de abril.
Por meio de conferências de imprensa e entrevistas coletivas, 32 estudantes terão a oportunidade de conhecer como funciona o Poder Legislativo paulistano, as propostas em debate para o Novo Plano Diretor de São Paulo – que define como, para onde e de que forma a cidade se desenvolverá –, os instrumentos de participação cidadã que podem influenciar o destino da capital e as propostas da Prefeitura, das organizações e redes da sociedade civil. O curso oferecerá, ainda, encontros com jornalistas e especialistas nos principais indicadores sociais sobre a cidade e também na técnica de Reportagem com Auxílio do Computador (RAC), utilizada para criar bancos de dados específicos para a realização de grandes reportagens.
As aulas acontecerão aos sábados, das 8h30 às 13 horas, na Câmara Municipal de São Paulo, nos dias 23 de fevereiro; 2, 9, 16 e 23 de março; 6, 13 e 27 de abril. Todos os encontros serão transmitidos on-line pelo site da Câmara. Os estudantes receberão certificados de participação que poderão ser computados pelas faculdades como horas de atividades complementares.
As inscrições para as 32 vagas do curso Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter 2013 vão de 3 de dezembro (segunda-feira) a 14 de dezembro (sexta-feira), e devem ser feitas com o preenchimento da Ficha de Inscrição no 6º Curso Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter. Podem participar estudantes de comunicação ou de outras áreas de formação interessados em aprender técnicas de jornalismo que estejam matriculados no 1º a 4º ano em dezembro de 2012.
Encontro de Confraternização e Seleção
O Encontro de Confraternização e Seleção acontecerá no dia 15 de dezembro (sábado), das 8h30 às 12h30, na Câmara Muncipal de São Paulo (Viaduto Jacareí, 100 – vizinho à Praça da Bandeira e próximo da estação Anhangabaú). A prova de seleção será composta de questões que têm por objetivo conhecer o perfil dos candidatos, seu conhecimento acerca dos temas da cidade e, assim, avaliar quais estudantes poderão aproveitar melhor o conteúdo oferecido pelo curso.
Para quem quiser se informar sobre o assunto, no dia 14 de dezembro, às 20h, a Escola do Parlamento fará o lançamento do livro “Pensando São Paulo”, que reúne textos de 38 especialistas que participaram do Ciclo de Debates Pensando São Paulo. A publicação é um dos instrumentos de consulta obrigatória para quem quer aprofundar o conhecimento das propostas para resolver os principais problemas da capital paulista e será disponibilizada aos estudantes selecionados para fazer o curso Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter 2013.
Mais informações
De maio a setembro, como desdobramento deste curso, acontecerá um outro módulo que constituirá do levantamento dos principais problemas dos 96 distritos do Município de São Paulo e do mapeamento das formas de participação cidadã. Ao final do curso, a Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo produzirá dois livros apresentando os conteúdos de ambos os módulos. O lançamento acontecerá em 25 de janeiro de 2014, no aniversário de 460 anos da cidade.
O curso de complementação universitária Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter é um dos módulos do Projeto Repórter do Futuro, promovido pela OBORÉ Projetos Especiais em Comunicações e Artes em parceria com a ABRAJI – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo e, desde 2011, com a Câmara Municipal de São Paulo, por meio da Escola do Parlamento. O projeto recebe apoio das coordenações dos cursos de Jornalismo das seguintes faculdades de São Paulo: Cásper Líbero, PUC-SP, ECA-USP e Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Leia também: OBORÉ e Câmara Municipal voltam a unir forças para realizar curso sobre São Paulo