15/11/2012
A Câmara Municipal de São Paulo, nesta terça, 13 de novembro, assinou com a OBORÉ Projetos Especiais em Comunicações e Artes, o Termo de Cooperação Técnica que prevê a continuidade da parceria do Legislativo para a realização do Curso “Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter”, módulo que integra o Projeto Repórter do Futuro.
O documento foi assinado pelo presidente da Câmara, o vereador José Police Neto (PSD), que se disse satisfeito em permitir que o Palácio Anchieta seja a sede, pelo segundo ano consecutivo, do curso realizado pela OBORÉ e pela ABRAJI – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. “É uma satisfação participarmos novamente deste projeto, que permite aos jornalistas entender o dia a dia do legislativo e conhecer os desafios da capital paulista”, afirmou.
A união de esforços entre a OBORÉ e a Câmara visa assegurar a todos o acesso a informações sobre a cidade de São Paulo, mediante cooperação para capacitação de estudantes de comunicação. “A Câmara tem mostrado que pode ser um campus avançado para o estudo sobre a cidade de São Paulo”, disse Sergio Gomes, diretor da OBORÉ.
Leia também:
Câmara Municipal renova parceria com CIEE e OBORÉ
“Descobri São Paulo, Descobrir-se Repórter”
O curso “Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter”, a partir de palestras e conferências de imprensa com grandes especialistas, aborda os principais temas da capital paulista, como transporte e mobilidade urbana, habitação e urbanismo, trabalho e renda, segurança pública e violência, desenvolvimento sustentável e meio ambiente, saúde e educação.
Durante os dois meses de curso em que os universitários apuram temas prioritários sobre os 96 distritos que compõem as regiões paulistanas, eles também aprendem sobre o funcionamento do legislativo municipal.
Faz parte da essência pedagógica do Projeto Repórter do Futuro incentivar a prática jornalística. Para isso, além de proporcionar entrevistas coletivas com especialistas, vereadores e jornalistas que investigam um determinado assunto, é pedido para que os estudantes produzam semanalmente uma matéria sobre o tema abordado, e, no final do módulo, que publiquem em um veículo de comunicação, com editor, pelo menos uma das matérias feitas por eles no decorrer do curso.
O curso “Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter” tem como coordenador pedagógico Milton Bellintani, que assumiu, recentemente, a diretoria executiva da Escola do Parlamento na Câmara Municipal. Jornalista com mais de 20 anos de experiência, tem passagens por revistas da Editora Abril, como Veja e Quatro Rodas, além de ter sido editor-assistente da editoria Cotidiano da Folha de S.Paulo. Também é professor de Jornalismo Cultural no curso de Pós-Graduação da PUC-SP. |