Quinta-feira, 27 de Janeiro de 2022 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Mensagem de Guilherme Alpendre, diretor executivo da Abraji, sobre o 34o Prêmio Vladimir Herzog*

  29/10/2012

Olá,

Quem foi ao Tuca na terça-feira assistiu a umas três ou quatro aulas de jornalismo durante a entrega do Prêmio Vladimir Herzog. E aulas emocionantes.

Foi a primeira edição do prêmio que contou com a Abraji na Comissão Organizadora. Na condição de estreante, coube a esta associação, na pessoa do vice-presidente José Roberto de Toledo, proferir o discurso de abertura – que tradicionalmente dá o tom político da cerimônia. A íntegra do discurso está disponível para download em pdf no site da Abraji, neste link: http://abraji.org.br/?id=90&id_noticia=2221


Nesta edição, um dos os jornalistas homenageados foi Alberto Dines, que fez outro discurso-aula, contundente, bem-humorado e emocionante: http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/jornalismo_a_missao_interminavel.

 O outro jornalista foi Lucio Flavio Pinto, que enfim pôde deixar o Pará para receber das mãos da ministra Maria do Rosário o seu troféu especial. O discurso foi igualmente impressionante, e está transcrito no blog Somos Todos Lucio Flavio: http://somostodoslucioflaviopinto.wordpress.com/2012/10/24/a-noite-da-homenagem-a-lucio-flavio-pinto-e-alberto-dines-na-entrega-do-premio-vladimir-herzog/

Ambos foram saudados por Audálio Dantas, o alagoano a quem, nas palavras de Juca Kfouri, mestre de cerimônias, “o Brasil deve muito”.

O último troféu da noite foi entregue a Míriam Leitão pela reportagem “Uma história inacabada”. Ao palco, subiram toda a equipe da Globonews e também os filhos de Rubens Paiva, de quem Míriam recebeu o prêmio. Confira aqui seu discurso: http://www.oglobo.globo.com/economia/miriam/posts/2012/10/25/a-presenca-dos-ausentes-472029.asp 

Seu discurso foi emocionante. Um pouco dele está na coluna publicada por ela em O Globo ontem, 25 de outubro, 37 anos depois da morte de Vlado Herzog. 

Enquanto todos se preparavam para a cerimônia, a Câmara Municipal dava início à obra na ex-praça Divina Providência, rebatizada Vladimir Herzog, e que receberá no próximo mês a escultura Vlado Vitorioso, de Elifas Andreato. A inauguração está prevista para 13 de dezembro – 44 anos depois do AI-5. Aqui:
http://www.camara.sp.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12761:praca-se-prepara-para-receber-esculturas-de-vladimir-herzog&catid=127:cidade&Itemid=65.

Vencemos todos.

Um abraço,

Guilherme Alpendre 
Diretor-executivo da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo - Abraji

*Esta mensagem foi enviada à lista de e-mails da Abraji

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online