27/10/2012
No próximo dia 6 de Novembro, uma terça-feira, o Instituto Vladimir Herzog lançará o livro Os Cartazes desta História, que reúne 300 cartazes políticos, documentos e fotografias que registram a luta contra os regimes militares e as denúncias de violações dos direitos humanos nos vários países da América Latina.
Aberto ao público, o lançamento acontece na Livraria Cultura do Conjunto Nacional (Avenida Paulista, 2073), a partir das 19h, com a presença dos autores Vladimir Sacchetta, José Luiz Del Roio e Ricardo Carvalho, e de Ivo Herzog, diretor do Instituto.
Com destaque à resistência contra a ditadura no Brasil (1964-1984) e à rearticulação da sociedade civil depois da Anistia de 1979, as peças selecionadas para a edição retratam as denúncias e a solidariedade dos brasileiros frente à situação política no país e estados vizinhos que viviam sob ditaduras militares - como Argentina, Uruguai e Chile, por exemplo. A obra é divida em seis capítulos: Resistências, Anistia, Movimentos, Mulheres, trabalhadores e estudantes, Solidariedade, Mortos e desaparecidos.
Organizada pelo jornalista e pesquisador Vladimir Sacchetta, Os Cartazes desta História tem projeto gráfico de Kiko Farkas e conta ainda com um ensaio de Chico Homem de Melo, designer e professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP.
A obra é mais uma iniciativa do Instituto Vladimir Herzog no âmbito do projeto Resistir é Preciso..., que tem por objetivo manter viva na memória dos brasileiros a luta da imprensa durante a ditadura militar.
Lançamento: Os Cartazes desta História
Quando: 6 de novembro | terça-feira
Horário: a partir das 19h
Onde: Livraria Cultura | Conjunto Nacional - Avenida Paulista, 2073, São Paulo
|