22/10/2012
Nesta terça-feira (23), os jornalistas premiados no 34° Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos irão se reunir para conversarem sobre os bastidores e o processo de produção de seus trabalhos vencedores.
A Roda de Conversas ocorrerá das 15h às 17h, na sala 117 A do prédio novo da PUC – ao lado do Teatro da Universidade Católica (TUCA), onde, a partir das 19h30, será realizada a cerimônia de entrega do prêmio aos ganhadores nas nove categorias.
É a primeira vez no Brasil que jornalistas se reúnem em um prêmio de imprensa para conversarem sobre seus trabalhos. A iniciativa reforça a importância do Projeto 1000 em 1, que vem reunindo estudantes universitários de todo o Brasil para entrevistarem, no decorrer de um ano, os jornalistas autores de mil matérias premiadas.
Também faz parte da tríade proposta pela comissão organizadora do Prêmio Vladimir Herzog: que os candidatos a esses prêmios enviem, no ato da inscrição, um relatório sobre como foi produzida a pauta; que a escolha dos vencedores seja feita publicamente; e que os ganhadores se comprometam a participar de um bate-papo sobre a realização do trabalho agraciado.
Leia também:
Em sessão pública e transmitida pela internet, foram definidos os vencedores do 34° Prêmio Vladimir Herzog
Início do Projeto 1000 em 1 ocorrerá em evento histórico para o jornalismo brasileiro
A jornalista Miriam Leitão, vencedora na categoria "TV: Reportagem", com a matéria "Caso Rubens Paiva: Uma história inacabada", veiculada na Globo News, é uma das confirmadas na Roda de Conversas, nesta terça (23).
Presenças confirmadas
A mediação da Roda de Conversas será realizada pela jornalista Angelina Nunes, diretora da ABRAJI – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo e editora-assistente do jornal O Globo, e pelo professor da PUC-SP e jornalista da TV Cultura, Aldo Quiroga.
Os jornalistas vencedores da 34° edição do Prêmio Vladimir Herzog que já confirmaram presença são: Fernando de Castro Lopes, do Correio Braziliense, vencedor na categoria “Artes”; Letícia Duarte, do Zero Hora, vencedora da categoria “Especial - Crianças em situação de rua"; Francisco França, que ganhou na categoria “Fotografia”, com foto publicada no Jornal da Paraíba; a repórter da Rádio Nacional da Amazônia, Maíra Heinen, vencedora na categoria “Rádio”; e Miriam Leitão, da Globo News, ganhadora na categoria “TV: Reportagem”.
Também participarão os jornalistas que receberam Menções Honrosas: Cleomar Almeida, do jornal A Redação, categoria “Especial - Crianças em situação de rua"; Yan Boechat, do Portal IG, categoria “Internet”; na categoria “Rádio”, Renata Colombo, da Rádio Gaúcha; Sandra Alves, da revista O Mensageiro de Santo Antonio, categoria “Revista”; categoria “TV: Documentário”, Bianca Vasconcellos, da TV Brasil/EBC; e a repórter Eliana Victório, da TV Tribuna, na categoria “TV: Reportagem”.
|