Sexta-feira, 22 de Novembro de 2024 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Vencedores do 34º Prêmio Vladimir Herzog serão conhecidos dia 10 de outubro
34º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos
  05/10/2012

O Júri trabalhará na sala Sérgio Viera de Melo da Câmara Municipal de São Paulo e o anúncio dos vencedores será na futura Praça Vladimir Herzog 

Na próxima quarta-feira, dia 10 de Outubro, das 10 às 15 horas, os representantes das 11 instituições promotoras do “34º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos” definirão os vencedores deste ano.

A solenidade de premiação acontecerá dia 23 de outubro ( terça-feira ), às 19h 30, no TUCA – Teatro da Universidade Católica de São Paulo.

São 9 categorias : Artes (ilustrações, charges, cartuns, caricaturas e quadrinhos), Fotografia, Documentário de TV, Reportagem de TV, Rádio, Jornal, Revista, Internet e Categoria Especial ( todas as midias ) que, neste ano, teve como tema “Criança em situação de rua”.

A edição 2012 do Prêmio recebeu inscrição 545 trabalhos , recorde de toda a sua história.

A reunião do júri será transmitida ao vivo pelo Portal da Câmara : www.camara.sp.gov.br ( clicar no link  “auditórios online” )  .

A divulgação oficial dos vencedores acontecerá na atual Praça Divina Providência  ( Rua Santo Antonio com Praça da Bandeira ) , atrás do Palácio Anchieta, rebatizada como  “Vladimir Herzog “ por iniciativa da Comissão da Verdade da Câmara.

Até Dezembro, a praça estará em obras para acolher três trabalhos do artista Elifas Andreato : a escultura “ Vlado Vitorioso “ em bronze , medindo 2,20m de altura, a réplica em tamanho grande do  troféu entregue anualmente aos vencedores do Prêmio e a instalação de um mosaico reproduzindo a tela “ 25 de Outubro “, conhecida como “Guernica Brasileira”.

A inauguração dessa praça renovada e renomeada está prevista para 13 de dezembro, aniversário do Ato Institucional nº 5.



Prêmio Especial Vladimir Herzog 2012

Desde 2009, a Comissão Organizadora indica um jornalista para ser agraciado com o Prêmio Especial pelos relevantes serviços prestados à causa da Democracia, da Paz, da Justiça e contra a Guerra. A iniciativa das instituições promotoras retoma proposta original do Prêmio, concebido em 1978, que previa tal homenagem a personalidades ou jornalistas que jamais inscreveriam seus trabalhos em qualquer tipo de concurso. Neste ano, em caráter excepcional, foram indicados dois grandes nomes da imprensa brasileira: Alberto Dines e Lúcio Flavio Pinto.

Professor e escritor, o nome de Alberto Dines é um ícone da profissão por conta de sua integridade e compromisso com a verdade. Com atividade contínua ao longo de 60 anos nos principais jornais do país, criou, em 1996, o site Observatório da Imprensa - primeiro noticiário de análise e crítica da mídia no Brasil, com espaço aberto a discussões com jornalistas e universitários. Lúcio Flavio Pinto é hoje um dos jornalistas mais perseguidos por conta de sua trajetória corajosa e das denúncias que faz à frente do seu Jornal Pessoal (PA). Respondendo a inúmeros processos judiciais diante da censura que lhe é imposta pela justiça do Pará, segue lutando, de forma exemplar, para manter uma publicação independente que contraria interesses hegemônicos.

 

Organização, patrocínio e apoios

A 34ª edição do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos é promovida e organizada por 11 instituições: Associação Brasileira de Imprensa – Representação em São Paulo – ABI/SP; Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo – ABRAJI; Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil – UNIC Rio; Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP; Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ; Fórum dos Ex-Presos e Perseguidos Políticos do Estado de São Paulo; Instituto Vladimir Herzog; Ordem dos Advogados do Brasil - Seção São Paulo – OAB/SP, Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo e Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo.

Contando com o apoio institucional da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e da Câmara Municipal de São Paulo, a edição deste ano tem o patrocínio da Petrobras, Banco do Brasil e Souza Cruz.


SERVIÇO

34º PRÊMIO JORNALÍSTICO VLADIMIR HERZOG DE ANISTIA E DIREITOS HUMANOS

 

Reunião do Júri de premiação   

10 de outubro, quarta-feira, das 10 às 15h

Câmara Municipal de S. Paulo / Sala Sergio Vieira de Melo

Sessão pública com transmissão ao vivo

 

Divulgação dos vencedores

10 de outubro, quarta-feira, 15h

Praça Divina Providência (Rua Santo Antonio com Praça da Bandeira )

Solenidade :  Apresentação da futura “Praça Vladimir Herzog “ por iniciativa da Comissão da Verdade da Câmara Municipal de São Paulo.       

Solenidade de premiação

23 de outubro, terça-feira, 19h30

TUCA – Teatro da Pontifícia Universidade Católica de S. Paulo

Rua Monte Alegre, 1024, Perdizes.

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online