23/08/2012
Neste próximo sábado, 25 de agosto, o assessor jurídico do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), Gabriel Valladares, irá participar da segunda conferência de imprensa do XI Curso de Informação sobre Jornalismo em Situações de Conflito Armado e Outras Situações de Violência para falar sobre as garantias e manutenção do Direito Internacional Humanitário (DIH), as diferenças entre termos, como “guerra” e “situações de violência”, e explicar as distintas condições entre um correspondente de guerra e um jornalista autônomo num contexto de conflito armado.
Além dos impactos sociais e econômicos oriundos de conflitos armados, Valladares também irá expor os efeitos danosos ao meio ambiente causados pelo uso de armas de fogo e munições não detonadas, como explosivos de guerra. Em junho deste ano, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a RIO+20, o assessor, representando o CICV, chamou a atenção das delegações dos mais de 190 países para o risco de contaminação ambiental por armas.
O Projeto Repórter do Futuro, cujo módulo sobre direitos humanos é pedagogicamente coordenado pelo jornalista João Paulo Charleaux, é realizado pela OBORÉ Projetos Especiais em Comunicações e Artes em parceria com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) e com a ABRAJI (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo). Também conta com o apoio da Matilha Cultural, Câmara Municipal de São Paulo, Sindicato dos Professores do Estado de São Paulo (SINPRO-SP), Médicos Sem Fronteiras e Hospital Premier.
Programação:
25 de agosto
8h30 – Gabriel Valladares, assessor jurídico do CICV, sobre as normas aplicáveis em conflitos armados e outras situações de violência e as contribuições do CICV.
Local: Centro de Imprensa/Redação Escola da OBORÉ
1° de setembro
8h30 – Coronel André Vianna, da reserva da Polícia Militar de São Paulo, sobre as normas internacionais aplicáveis à função policial no uso da força e de armas de fogo.
Local: Centro de Imprensa/Redação Escola da OBORÉ
15 de setembro
8h30 – Cláudia Antunes, ex-repórter especial do jornal Folha de S. Paulo, atualmente, repórter da revista Piauí, sobre a cobertura de conflitos armados e outras situações de violência.
Local: Centro de Imprensa/Redação Escola da OBORÉ
29 de setembro
8h30 – Cerimônia de encerramento
Exposição de Reginaldo Nasser, professor do Departamento de Relações Internacionais da PUC-SP, sobre a cobertura jornalística de política externa brasileira, além dos atores tradicionais.
Local: Câmara Municipal – Auditório Sérgio Vieira de Mello (Viaduto Jacareí 100 – Bela Vista Sao Paulo)
Aconteceu:
Com palestra de Felipe Donoso, chefe da Delegação Regional do CICV, dezenas de estudantes se reuniram na Matilha Cultural no encontro de seleção para o módulo Jornalismo em Situações de Conflito Armado, em 04 de agosto.
Em 18 de agosto o tenente-coronel Sergio Ricardo Curvelo Lamellas, Oficial do Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx), falou sobre a relação do Exército com a imprensa e a atuação das tropas militares no Haiti. |