22/06/2012
Em junho, a atração da SESSÃO AVERROES CINEMA E REFLEXÃO é o longa O piano, de Jane Campion, ganhador do Oscar de 1994 em três categorias, incluindo o de melhor atriz para Holly Hunter.
O filme narra a história de uma mulher muda que se casa por conveniência mas se apaixona por outro homem na Nova Zelândia do século XIX. A exibição é seguida de debate com a presença da psicóloga Luana Viscardi Nunes e do músico e professor Ivan Vilela, com medição da médica e paliativista Maria Goretti Maciel.
O objetivo das sessões promovidas desde 2008 através da parceria entre Cinemateca, Premier e OBORÉ é refletir, examinar e debater a condição humana, a vida e sua terminalidade. Destinadas sobretudo a profissionais e estudantes da área de medicina e saúde, as sessões são abertas ao público, acontecem sempre às 19h da última segunda-feira de cada mês e são seguidas de mesa de reflexão com convidados das mais diversas áreas do conhecimento.
A SESSÃO AVERROES deste mês conta com o apoio da Faculdade de Medicina de Itajubá, do Instituto Paliar, da Academia Nacional de Cuidados Paliativos e da Universidade Aberta à Terceira Idade / Universidade Federal de São Paulo (UATI – UNIFESP).
Mais informações no site www.cinemateca.gov.br
SERVIÇO
SESSÃO AVERROES CINEMA E REFLEXÃO
25/6/2012 – 2ª feira, 19h, na Sala BNDES
Entrada gratuita.
Cinemateca Brasileira
Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Mariana
Próximo ao metrô Vila Mariana e Instituto Biológico
Informações sobre programação: 11. 3512.6111 r 215
Sessão de Cinema
O Piano (The Piano)
Direção: Jane Campion. (Nova Zelândia, 1993). 121 min.
Com Holly Hunter, Harvey Keitel e Sam Neill.
Sinopse: Na época vitoriana, no início da colonização da Nova Zelândia, para lá se muda uma mulher que aos seis anos de idade resolveu parar de falar. Sua mudança é motivada por um casamento arranjado. Ela nem conhecia seu noivo mas já se antipatiza com ele quando este se recusa a transportar seu amado piano e negocia o instrumento com um administrador da região. Atraído pela moça, o administrador concorda em devolver o piano em troca de algumas aulas, que se tornam encontros sexuais cada vez mais intensos.
Mesa de Reflexão
LUANA VISCARDI NUNES é psicóloga formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e psicanalista pelo departamento de Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Atualmente, integra a equipe de Cuidados Paliativos do Hospital Samaritano de São Paulo.
IVAN VILELA é músico e compositor. Mestre em Composição Musical pela Unicamp e Doutor em Psicologia Social pela USP. Desde 2004, é professor de Viola Caipira da ECA-USP, onde também leciona Música de Câmara, Práticas Instrumentais e História da MPB. É também curador do curso Formação de músicos atuantes em hospitais e instituições de idosos, promovido pelo Hospital Premier.
MARIA GORETTI MACIEL é médica, diretora do Serviço de Cuidados Paliativos do Hospital do Servidor Público Estadual de SP, sócia fundadora da Academia Nacional de Cuidados Paliativos ( ANCP) e membro da Câmara Técnica sobre Terminalidade da Vida e Cuidados Paliativos do Conselho Federal de Medicina (CFM).
|