Quinta-feira, 27 de Janeiro de 2022 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Sessão Averroes exibe O Piano, longa premiado de Jane Campion

  22/06/2012

Em junho, a atração da SESSÃO AVERROES CINEMA E REFLEXÃO é o longa O piano, de Jane Campion, ganhador do Oscar de 1994 em três categorias, incluindo o de melhor atriz para Holly Hunter. 

O filme narra a história de uma mulher muda que se casa por conveniência mas se apaixona por outro homem na Nova Zelândia do século XIX. A exibição é seguida de debate com a presença da psicóloga Luana Viscardi Nunes e do músico e professor Ivan Vilela, com  medição da médica e paliativista Maria Goretti Maciel.

O objetivo das sessões promovidas desde 2008 através da parceria entre Cinemateca, Premier e OBORÉ é refletir, examinar e debater a condição humana, a vida e sua terminalidade. Destinadas sobretudo a profissionais e estudantes da área de medicina e saúde, as sessões são abertas ao público, acontecem sempre às 19h da última segunda-feira de cada mês e são seguidas de mesa de reflexão com convidados das mais diversas áreas do conhecimento.

A SESSÃO AVERROES deste mês conta com o apoio da Faculdade de Medicina de Itajubá, do Instituto Paliar, da Academia Nacional de Cuidados Paliativos e da Universidade Aberta à Terceira Idade / Universidade Federal de São Paulo (UATI – UNIFESP).
Mais informações no site www.cinemateca.gov.br

SERVIÇO
SESSÃO AVERROES CINEMA E REFLEXÃO
25/6/2012  – 2ª feira, 19h, na Sala BNDES
Entrada gratuita.

Cinemateca Brasileira
Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Mariana
Próximo ao metrô Vila Mariana e Instituto Biológico
Informações sobre programação: 11. 3512.6111 r 215

Sessão de Cinema

O Piano (The Piano)
Direção: Jane Campion. (Nova Zelândia, 1993). 121 min.
Com Holly Hunter, Harvey Keitel e Sam Neill. 

Sinopse: Na época vitoriana, no início da colonização da Nova Zelândia, para lá se muda uma mulher que aos seis anos de idade resolveu parar de falar. Sua mudança é motivada por um casamento arranjado. Ela nem conhecia seu noivo mas já se antipatiza com ele quando este se recusa a transportar seu amado piano e negocia o instrumento com um administrador da região. Atraído pela moça, o administrador concorda em devolver o piano em troca de algumas aulas, que se tornam encontros sexuais cada vez mais intensos.

Mesa de Reflexão

LUANA VISCARDI NUNES é psicóloga formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e psicanalista pelo departamento de Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Atualmente, integra a equipe de Cuidados Paliativos do Hospital Samaritano de São Paulo.

 IVAN VILELA é músico e compositor. Mestre em Composição Musical pela Unicamp e Doutor em Psicologia Social pela USP. Desde 2004, é professor de Viola Caipira da ECA-USP, onde também leciona Música de Câmara, Práticas Instrumentais e História da MPB. É também curador do curso Formação de músicos atuantes em hospitais e instituições de idosos, promovido pelo Hospital Premier.

MARIA GORETTI  MACIEL é médica, diretora do Serviço de Cuidados Paliativos do Hospital do Servidor Público Estadual de SP, sócia fundadora da Academia Nacional de Cuidados Paliativos ( ANCP) e membro da Câmara Técnica  sobre Terminalidade da Vida e Cuidados Paliativos do Conselho Federal de Medicina (CFM).
 


 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online