Segunda-feira, 17 de Janeiro de 2022 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  "Projeto 1000 em 1" aproxima estudantes de profissionais

  30/05/2012

A OBORÉ convida alunos de jornalismo a integrarem sua nova iniciativa, o projeto “1000 em 1”. A proposta é entrevistar, dentro de um ano, os mil jornalistas brasileiros mais relevantes, segundo ranking feito pelo Jornalistas&Cia. 

O objetivo do “1000 em 1“ é reunir o depoimento audiovisual desses jornalistas sobre os bastidores de suas pautas premiadas. O projeto será realizado por 100 duplas de estudantes. Cada uma delas deve entrevistar, durante o ano, dez profissionais.

A ideia surgiu durante o 6o Congresso de Jornalismo Investigativo da Abraji, em conversa entre Sérgio Gomes, diretor da OBORÉ e idealizador do projeto Repórter do Futuro, e Angelina Nunes, editora assistente da editoria Rio em O Globo e diretora da Abraji. A inspiração de Angelina surgiu quando, para receber um prêmio, teve que detalhar o passo a passo de sua matéria. Durante a premiação, ao ter contato com o trabalho de outros profissionais, percebeu que esse conhecimento sobre a boa prática jornalística deveria ser passado adiante. Por isso, “é preciso trocar informação, informar aos colegas e estudantes como uma matéria deu certo”, diz ela.

Segundo Sérgio, a ideia é, com baixo custo e com os recursos disponíveis, “fazer com que os jornalistas que não são professores possam contribuir com o aprendizado através do que realizam”. Há, segundo ele, um abismo entre os profissionais e os professores e, por isso, o estudante não tem condições de saber como encaminhar uma matéria.

Para isso, o projeto “1000 em 1” pretende registrar, passar adiante e multiplicar o conhecimento. Ao documentar, em 10 minutos, a produção das matérias que ganharam prêmios, os estudantes conhecem mais sobre como é o trabalho pesado dos jornalistas para chegar àquele resultado.

O trabalho será coordenado por Sérgio Gomes, que está em busca de parcerias para oferecer uma ajuda de custo aos alunos. A Oboré realizará encontros com estudantes de diversas faculdades de Jornalismo para convocar estudantes a participar do projeto. Já foram realizadas reuniões na ECA-USP e na Cásper Líbero, e estão sendo agendados encontros no Mackenzie e na PUC-SP.

Estudantes de todas as Faculdades interessados em participar do "1000 em 1" devem enviar um e-mail para reporterdofuturo@obore.com. Além disso, devem comparecer ao 
lançamento oficial do Projeto, no dia 12 de julho, às 12h, no 7o Congresso Internacional de Jornalismo, promovido pela Abraji, parceira da OBORÉ no Projeto Repórter do Futuro. 

Para ver como surgiu a ideia do projeto, assista ao vídeo
feito durante a cobertura do 6º Congresso de Jornalismo Investigativo da Abraji.

Mais informações: www.reporterdofuturo.com 

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online