Domingo, 21 de Julho de 2024 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Sessão Averroes revive os tempos áureos de Copacabana em premiado longa de Carla Camurati

  12/04/2012

SESSÃO AVERROES DE CINEMA E REFLEXÃO
30 de abril de 2012 
CINEMATECA BRASILEIRA
 

Destinada a profissionais e estudantes da área de medicina e saúde, a SESSÃO AVERROES é fruto de parceria entre a Cinemateca, o Hospital Premier/Grupo MAIS e a OBORÉ e acontece sempre às 19h00 da última segunda-feira de cada mês. 

Batizado em alusão ao filósofo espanhol Averroes, considerado um dos pais da medicina, o projeto debate a condição humana, a vida e sua terminalidade. Em abril, a atração é o longa-metragem Copacabana, de Carla Camurati. 

Nesta comédia, o ator Marco Nanini interpreta um veterano fotógrafo que, às vésperas de completar 90 anos, revisita antigos fatos de sua vida, tendo como cenário o lendário bairro carioca. 

A projeção é seguida de debate conta com a presença da própria cineasta Carla Camurati. Além dela, compõem a mesa Luiz Roberto Ramos, coordenador do Centro de Estudos do Envelhecimento (Unifesp), e o jornalista Sergio Gomes, diretor da OBORÉ e consultor de análise e planejamento do Hospital Premier/Grupo MAIS. 

A SESSÃO AVERROES deste mês conta com o apoio do Instituto de Psicologia da USP, da Unifesp, da Faculdade de Medicina de Itajubá, do Instituto Paliar e da Academia Nacional de Cuidados Paliativos. Mais informações no site www.cinemateca.gov.br

ENTRADA FRANCA
 
CINEMATECA BRASILEIRA
Largo Senador Raul Cardoso, 207
próximo ao Metrô Vila Mariana
Outras informações: (11) 3512-6111 (ramal 215)
 
 
PROGRAMAÇÃO | 30.04 | SEGUNDA | SALA CINEMATECA BNDES
 
19h00 COPACABANA | DEBATE COM CARLA CAMURATI, LUIZ ROBERTO RAMOS E SERGIO GOMES
 
 
FICHA TÉCNICA E SINOPSE
 
Copacabana, de Carla Camurati
Rio de Janeiro, 2001, 35mm, cor, 100’
Marco Nanini, Laura Cardoso, Walderez de Barros, Myrian Pires
Comédia sobre a vida e a velhice nos dias atuais, tendo como cenário o célebre bairro carioca. Às vésperas de completar 90 anos, um veterano fotógrafo parece subitamente tomado pelo passado. Ele volta ao tempo e revisita episódios profissionais e afetivos de sua vida. Aos poucos, suas lembranças e a história do bairro se misturam, formando um painel da vida de Copacabana e do país desde o início do século. 

Não indicado para menores de 14 anos

 
 
DEBATEDORES
 
CARLA CAMURATI – Após uma premiada carreira como atriz de televisão nos anos 1980 atuando em novelas como Brilhante (1981), Sol de verão e Livre para voar (1984), Carla Camurati lançou-se no cinema como diretora, produtora, roteirista e distribuidora. Seu primeiro longa-metragem, Carlota Joaquina foi um marco na retomada da produção brasileira que ainda sofria, em meados da década, as consequências da falta de interesse pela cultura protagonizada pela Era Collor.  Além de cineasta consagrada (dirigiu, além de Copacabana, os filmes La Serva Padrona e Irma Vap – o Retorno), Carla dedica-se também à direção de óperas teatrais: Carmen, de Bizet (2001), O Barbeiro de Sevilha, de Rossini (2003) e Madame Butterfly, de Puccini (2004). Em 2007, assumiu a presidência da Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro e comandou a reforma de uma das mais exuberantes edificações históricas de nosso país.
 
LUIZ ROBERTO RAMOS – Livre-Docente em Geriatria na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Professor Titular do Departamento de Medicina Preventiva.  Desde 1991, dirige o Centro de Estudos do Envelhecimento e coordena o Projeto Epidoso - primeiro estudo brasileiro de corte com idosos residentes na comunidade financiado pelo CNPq e pela Fapesp.


MEDIADOR

SERGIO GOMES – Jornalista formado pela ECA/USP, foi também professor das disciplinas Jornalismo Sindical, Comunitário e Popular entre 1986 e 1992. Trabalhou na Folha de S. Paulo e Folhetim, na década de 1970. É um dos fundadores da OBORÉ, em 1978, e seu diretor titular desde 1994. Foi membro do Conselho Acadêmico da Cátedra Unesco de Comunicação para o Desenvolvimento Regional; Consultor da OPAS / Ministério da Saúde e coordenador de Comunicação da Ouvidoria Geral do Município de São Paulo (2006). Integra o Conselho Deliberativo do Instituto Vladimir Herzog desde 2009. Concebeu e dirige o Projeto Repórter do Futuro desde a sua criação, em 1994, e é consultor de análise e planejamento do Hospital Premier / Grupo MAIS.

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online