05/03/2012
Após a exibição do longa, haverá a tradicional Mesa de Reflexão com convidados mais que especiais: as professoras e pesquisadoras Monica Yassuda (USP/Leste) e Guiomar Lopes (Unifesp). A mediação estará a cargo do médico David Braga Jr (Grupo MAIS / Classes Laboriosas).
Destinada sobretudo a profissionais e estudantes da área de medicina e saúde, a SESSÃO AVERROES é fruto da parceria entre Cinemateca, Hospital Premier/Grupo MAIS e OBORÉ e tem o objetivo de refletir, examinar e debater a condição humana, a vida e sua terminalidade.
As exibições acontecem sempre às 19h00 da última segunda-feira de cada mês, são precedidas de visita monitorada (17h00) por toda a Cinemateca, incluindo a área técnica de restauro, e seguidas de mesa de reflexão com convidados das mais diversas áreas do conhecimento.
A SESSÃO AVERROES deste mês conta com o apoio da Escola de Artes, Ciências e Humanidades – EACH USP Leste, Faculdade de Medicina de Itajubá, Universidade Federal de São Paulo – Unifesp, Academia Nacional de Cuidados Paliativos e Instituto Paliar.
Mais informações:
www.cinemateca.gov.br
www.grupomaissaude.com.br
Sessão de Cinema
MAMÃE FAZ 100 ANOS (Mamá cumple cien años)
Direção: Carlos Saura. (Espanha, França, 1979). 92 min. Com Geraldine Chaplin, Fernando Fernán Gómez e Norman Briski.
Sinopse
Saura analisa a sociedade espanhola durante o regime de Franco, apresentando uma família que aproveita a reunião de aniversário dos 100 anos da matriarca para planejar sua morte e apoderar-se de sua herança. Mas apesar de fraca e doente, a Mamá ainda possui um caráter forte, impondo sua presença e autoridade frente aos seus individualistas e gananciosos filhos. O filme, obra prima do diretor espanhol, foi ganhador dos seguintes prêmios: Especial do Júri do Festival de San Sebastián (1979), Melhor Roteiro do Festival de Chicago (1979), Indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro (1979); Melhor Atriz Coadjuvante (Amparo Muñoz) do Festival de Bruxelas (1980) e Prêmio Especial da Crítica do Festival de Bruxelas (1980).
Mesa de Reflexão
Monica Yassuda - Bacharel em Psicologia pela USP, com mestrado e doutorado em Psicologia do Desenvolvimento Humano pela Universidade da Flórida. Livre Docente pela USP, é professora associada no curso de Bacharelado em Gerontologia (USP Leste) e atual coordenadora. Ensina e pesquisa temas relacionados à Psicologia do Envelhecimento como cognição e envelhecimento, memória, meta-memória, treino cognitivo, demências e neuropsicologia do envelhecimento. Integra o Comitê Estadual de Referência em Saúde da Pessoa Idosa da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo.
Guiomar Silva Lopes – Graduada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, com mestrado e doutorado em Farmacologia pela Universidade Federal de São Paulo e pós doutorado em Farmacologia. Atualmente, é pesquisadora da Universidade Federal de São Paulo com foco na área da Farmacologia molecular, atuando principalmente em temas como envelhecimento, apoptose, sinalização de cálcio, resistência à insulina e proteção celular em humanos e em modelo experimental.
David Braga Junior - médico especializado em Clínica Médica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP; ex Secretário de Saúde e Diretor de Planejamento e Gestão dos Municípios de Campinas e Indaiatuba (SP); Consultor da OPAS, Fiocruz e Ministério da Saúde, Gerente Médico da Associação Auxiliadora das Classes Laboriosas e Conselheiro Consultivo do Grupo MAIS, onde coordena o Ciclo Idosos do Brasil: estado da arte e desafios, realizado em parceria com o Instituto de Estudos Avançados – IEA/USP.
Sessão AVERROES de Cinema e Reflexão
26 de março, segunda-feira, 19h
Cinemateca Brasileira / Sala Petrobrás
Largo Senador Raul Cardoso, 207 - Vila Mariana
Saiba mais sobre a programação deste mês da Cinemateca Brasileira
Saiba mais sobre a Sessão Averroes de fevereiro
A primeira Sessão Averroes de 2012 exibiu o filme Biutiful, do diretor mexicano Alejandro Iñarritu. A obra conta a turbulenta história de Uxbal, um homem que precisa coordenar a criação dos dois filhos pequenos com o gerenciamento de sua rede de comércio ilegal e agenciamento de trabalho escravo. Além disso, ele complementa a renda da família se utilizando do dom de falar com os mortos. Uxbal passa a repensar os rumos de sua vida quando descobre que está com câncer e que tem poucos meses de vida.
Após a exibição do filme, a mesa de reflexão contou com a presença da Dra. Dalva Matsumoto, coordenadora da Assistência Domiciliária e da Hospedaria de Cuidados Paliativos do Hospital do Servidor Público Municipal e diretora clínica do Hospital Premier e do jornalista Milton Bellintani, professor de Jornalismo Cultural da PUC-SP e coordenador do Projeto Repórter do Futuro. A coordenação da mesa ficou nas mãos do Dr. Kleber Lincoln Gomes, psiquiatra e Professor de Psiquiatria da Faculdade de Medicina de Itajubá.
|