Segunda-feira, 17 de Janeiro de 2022 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Sessão Averroes exibe Mamãe Faz Cem Anos, obra prima do diretor espanhol Carlos Saura

  05/03/2012

Após a exibição do longa, haverá a tradicional Mesa de Reflexão com convidados mais que especiais: as professoras e pesquisadoras Monica Yassuda (USP/Leste) e Guiomar Lopes (Unifesp). A  mediação estará a cargo do médico David Braga Jr (Grupo MAIS / Classes Laboriosas).     

Destinada sobretudo a profissionais e estudantes da área de medicina e saúde, a SESSÃO AVERROES é fruto da parceria entre Cinemateca, Hospital Premier/Grupo MAIS e OBORÉ e tem o objetivo de refletir, examinar e debater a condição humana, a vida e sua terminalidade. 

As exibições acontecem sempre às 19h00 da última segunda-feira de cada mês, são precedidas de visita monitorada (17h00) por toda a Cinemateca, incluindo a área técnica de restauro, e seguidas de mesa de reflexão com convidados das mais diversas áreas do conhecimento. 

A SESSÃO AVERROES deste mês conta com o apoio da Escola de Artes, Ciências e Humanidades – EACH USP Leste, Faculdade de Medicina de Itajubá, Universidade Federal de São Paulo – Unifesp, Academia Nacional de Cuidados Paliativos e Instituto Paliar.

Mais informações:
www.cinemateca.gov.br
www.grupomaissaude.com.br


Sessão de Cinema

MAMÃE FAZ 100 ANOS (Mamá cumple cien años)
Direção: Carlos Saura. (Espanha, França, 1979). 92 min. Com Geraldine Chaplin, Fernando Fernán Gómez e Norman Briski.  

Sinopse

Saura analisa a sociedade espanhola durante o regime de Franco, apresentando uma família que aproveita a reunião de aniversário dos 100 anos da matriarca para planejar sua morte e apoderar-se de sua herança. Mas apesar de fraca e doente, a Mamá ainda possui um caráter forte, impondo sua presença e autoridade frente aos seus individualistas e gananciosos filhos. O filme, obra prima do diretor espanhol, foi ganhador dos seguintes prêmios: Especial do Júri do Festival de San Sebastián (1979),  Melhor Roteiro do Festival de Chicago (1979), Indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro (1979); Melhor Atriz Coadjuvante (Amparo Muñoz) do Festival de Bruxelas (1980) e  Prêmio Especial da Crítica do Festival de Bruxelas (1980). 


Mesa de Reflexão

Monica Yassuda - Bacharel em Psicologia pela USP, com mestrado e doutorado em Psicologia do Desenvolvimento Humano pela Universidade da Flórida. Livre Docente pela USP, é professora associada no curso de Bacharelado em Gerontologia (USP Leste) e atual coordenadora. Ensina e pesquisa temas relacionados à Psicologia do Envelhecimento como cognição e envelhecimento, memória, meta-memória, treino cognitivo, demências e neuropsicologia do envelhecimento. Integra o Comitê Estadual de Referência em Saúde da Pessoa Idosa da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo.

Guiomar  Silva Lopes – Graduada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, com mestrado e doutorado em Farmacologia pela Universidade Federal de São Paulo e pós doutorado em Farmacologia. Atualmente, é pesquisadora da Universidade Federal de São Paulo com foco na área da Farmacologia molecular, atuando principalmente em temas como envelhecimento, apoptose, sinalização de cálcio, resistência à insulina e proteção celular em humanos e em modelo experimental.

David Braga Junior - médico especializado em Clínica Médica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP; ex Secretário de Saúde e Diretor de Planejamento e Gestão dos Municípios de Campinas e Indaiatuba (SP); Consultor da OPAS, Fiocruz e Ministério da Saúde, Gerente Médico da Associação Auxiliadora das Classes Laboriosas e Conselheiro Consultivo do Grupo MAIS, onde coordena o Ciclo Idosos do Brasil: estado da arte e desafios, realizado em parceria com o Instituto de Estudos Avançados – IEA/USP. 

Sessão AVERROES de Cinema e Reflexão
26 de março, segunda-feira, 19h
Cinemateca Brasileira / Sala Petrobrás
Largo Senador Raul Cardoso, 207 - Vila Mariana

Saiba mais sobre a
programação deste mês da Cinemateca Brasileira

Saiba mais sobre  a Sessão Averroes de fevereiro

A primeira Sessão Averroes de 2012 exibiu o filme Biutiful, do diretor mexicano Alejandro Iñarritu. A obra conta a turbulenta história de Uxbal, um homem que precisa coordenar a criação dos dois filhos pequenos com o gerenciamento de sua rede de comércio ilegal e agenciamento de trabalho escravo. Além disso, ele complementa a renda da família se utilizando do dom de falar com os mortos. Uxbal passa a repensar os rumos de sua vida quando descobre que está com câncer e que tem poucos meses de vida.

Após a exibição do filme, a mesa de reflexão contou com a presença da Dra. Dalva Matsumoto, coordenadora da Assistência Domiciliária e da Hospedaria de Cuidados Paliativos do Hospital do Servidor Público Municipal e diretora clínica do Hospital Premier e do jornalista Milton Bellintani, professor de Jornalismo Cultural da PUC-SP e coordenador do Projeto Repórter do Futuro. A coordenação da mesa ficou nas mãos do Dr. Kleber Lincoln Gomes, psiquiatra e Professor de Psiquiatria da Faculdade de Medicina de Itajubá.

  

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online