Segunda-feira, 17 de Janeiro de 2022 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Homenagem a Antonio Rezk teve lançamento de livro e debate no sábado, dia 3
Fonte: Site da UBE - União Brasileira de Escritores
  28/02/2012

Evento terá participação de parlamentares que lutaram ao seu lado contra a ditadura.

O lançamento do livro Ruptura – Anomia na civilização do trabalho, obra que Antonio Rezk não conseguiu ver publicada, será um dos eventos programados para homenagear o escritor que foi, entre outras ocupações destacadas, vice-presidente da União Brasileira de Escritores em duas oportunidades. O livro, finalmente impresso graças ao esforço dos familiares e amigos de Antonio Rezk, sete anos depois da morte do autor, mostra as suas reflexões nos últimos quinze anos de vida, sobre o impacto mundial causado pela queda do muro de Berlim e pela dissolução da União Soviética.

Desde o início da década de 90, Rezk reuniu, em encontros e debates, intelectuais e companheiros de militância política para a troca de ideias sobre o novo cenário internacional. Uma das decorrências desses encontros foi a criação do MHD – Movimento Humanismo e Democracia, em 1992, marcado pela publicação de um manifesto considerado, na época, como uma das primeiras leituras inovadoras do novo quadro político, econômico e social. 

O evento está programado para o dia 3 de março (sábado), a partir da 14 horas, no Memorial da Resistência (Largo General Osório, edifício do antigo Dops). Além do lançamento do livro, Antonio Rezk será homenageado pela importante atuação política na luta de resistência contra a ditadura militar. Participarão de um debate parlamentares que com ele atuaram na resistência democrática. Em seguida será exibido um vídeo sobre a trajetória de Rezk, um ativista nas questões políticas e sociais, um pensador e também autor de vários livros. 

A trajetória de Rezk 

Formado em Estudos Sociais, Antonio Rezk desenvolveu intenso trabalho de organização comunitária no início dos anos 1970, fundando dezenas de associações de bairro em São Paulo, as quais reuniria depois em conselhos municipal e estadual. Foi eleito vereador para a Câmara Municipal de São Paulo em 1975, pelo MDB (Movimento Democrático Brasileiro) e depois, em 1978, deputado estadual por dois mandatos consecutivos. 

Com a redemocratização do país, participou ativamente da reorganização do PCB (Partido Comunista Brasileiro), cuja Comissão Executiva Nacional passaria a integrar. Ocupou, de 1987 a1989, a presidência do Diretório Estadual do Partido em São Paulo. As grandes transformações que ocorreram no mundo, principalmente com o advento da globalização da economia e suas implicações no mundo do trabalho, levaram-no a se dedicar ao estudo e ao debate da questão, sobretudo o desemprego causado, entre outras razões, pela intensificação da aplicação da tecnologia na produção. 

O sociólogo Levi Bucalem Ferrari registra, no prefácio do livro Ruptura: “Num primeiro momento (Rezk), pesquisa intensamente tudo que diz respeito a o impacto da tecnologia no mundo do trabalho; ao aumento da produtividade individual e consequentemente da mais-valia relativa; ao desemprego estrutural; às suas conseqüências sociais e individuais; à previsível crise da “civilização do trabalho”; e à resultante anomia provocada pela ausência de normas e valores mais consentâneos com as novas realidades”. O deputado Adriano Diogo, um dos organizadores do evento, acrescenta, na apresentação do livro, que seu fio condutor “é a história do trabalho no mundo e no Brasil”. 

SERVIÇO 

Lançamento do livro Ruptura – Anomia na civilização do trabalho
Data: 3 de março, sábado
Horário: 14h
Local: Memorial da Resistência (Largo General Osório, edifício do antigo Dops) 

Fonte: Site da UBE - União Brasileira de Escritores (www.ube.org.br)
 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online