Sexta-feira, 28 de Janeiro de 2022 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Próximo encontro do módulo Descobrir São Paulo abordará o tema Desenvolvimento Sustentável

  28/02/2012

Na quarta conferência de imprensa do módulo Descobrir São Paulo – Descobrir-se Repórter, o médico Gonzalo Vecina Neto abordou os desafios da Saúde na cidade de São Paulo. A aula aconteceu no sábado, 25, no auditório Oscar Pedroso Horta da Câmara Municipal de São Paulo – com transmissão online pelo site da casa legislativa.

Gonzalo Vecina Neto é professor concursado da Faculdade de Saúde da Universidade de São Paulo, diretor-superintendente do Hospital Sírio-Libanês e ex-presidente da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Possui especialização em Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde e mestrado em Administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. Atua como consultor de renomados organismos internacionais, como a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), The Association of University Programs in Health Administration (AUPHA), Fundação Kellogg, Banco Mundial e Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap), órgão do Governo do Estado de São Paulo. É, ainda, hexacampeão universitário de xadrez (1972 a 1977) e torcedor da Portuguesa de Desportos.

O jornalista Aureliano Biancarelli, autor do livro Cirurgia em Campo Aberto, participou da aula como co-orientador do trabalho com os estudantes. A publicação foi distribuída aos alunos no início do curso e sua leitura foi recomendada para melhor aproveitamento da aula, em especial o capítulo “Auscultando o coração das cidades”.

Para este encontro também foram convidados dois parlamentares, os vereadores Carlos Neder (PT-SP) e Jamil Murad (PCdoB), ambos ligados à área de Saúde. Neder é médico formado pela USP e mestre em Saúde Pública pela UNICAMP. Além disso, foi Secretário Municipal de Saúde (1990-1992) na administração da prefeita Luiza Erundina. Murad é formado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP. Ele dirigiu o Sindicato dos Médicos de São Paulo e a Pró-Central Única dos Trabalhadores, além de ter participado da criação do SUS.

Bibliografia sobre o assunto

A coordenação do curso indicou aos alunos a página Indicadores sobre a Cidade de São Paulo do site-laboratório do Projeto Repórter do Futuro, em especial os dados da Fundação SEADE referentes à saúde e as prioridades apontadas pela população na Consulta Pública “Você no Parlamento”.Além disso, recomendou uma aula em vídeo do Dr. Gonzalo Vecina.

Sobre o módulo Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter

O objetivo do módulo Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter é promover a investigação dos oito principais problemas da cidade de São Paulo por jovens estudantes de Jornalismo. São eles: Desenvolvimento sustentável; Educação; Emprego e Renda (Trabalho); Habitação; Meio Ambiente, Lixo e Saneamento Básico; Saúde; Segurança Pública e Violência; Transporte e Mobilidade.

Desde o último 21 de janeiro os alunos participam de encontros semanais para discutir cada tema. Todos os sábados, até março, serão realizadas entrevistas coletivas com especialistas, vereadores e jornalistas que investiguem o assunto. Ao final do módulo, os estudantes deverão produzir e publicar uma grande reportagem sobre um dos temas. O módulo integra as atividades do Projeto Repórter do Futuro e é uma realização da OBORÉ em parceria com a Câmara Municipal e a ABRAJI (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo).

SAIBA MAIS

A 5ª edição do módulo sobre a cidade, promovida pela OBORÉ em parceria com a Câmara Municipal, teve início dia 17/12/2011 e contou com a presença do Professor Carlos Chaparro, livre docente da ECA/USP. No sábado, dia 21, o tema Transporte e Mobilidade foi apresentado pelo engenheiro Frederico Bussinger. No dia 28, o tema Habitação foi apresentado pelo arquiteto e urbanista Ciro Pirondi, diretor da Escola da Cidade. Já o tema Trabalho e Renda foi abordado pelo assessor sindical João Guilherme Vargas Netto no dia 11 de fevereiro. No dia 25, foi a vez de Gonzalo Vecina falar sobre Saúde.

Dirigido a estudantes de jornalismo e profissionais da comunicação ligados aos gabinetes dos vereadores, o curso prossegue até 14 de abril, no auditório Oscar Pedroso Horta da Câmara Municipal.

Programação

25/02: Saúde, com a presença de Gonzalo Vecina Neto, médico, ex-diretor da Anvisa, professor da Faculdade de Saúde Pública da USP e atual diretor-superintendente corporativo do Hospital Sírio-Libanês

03/03: Desenvolvimento sustentável, com a presenca de Maurício Broinizi, da Rede Nossa São Paulo

10/03: Segurança pública e violência, com a presenca de Guaracy Mingardi, ex-Secretário de Segurança Pública de Guarulhos e ex-Subsecretário Nacional de Segurança Pública

17/03 Meio ambiente, com apresenca do advogado especializado em Direito Ambiental, professor da PUC-SP e assessor parlamentar José Valverde Machado Filho (autor do estudo que resultou nas leis estadual e nacional de destinaçãod e resíduos sólidos)

24/03: Educação, com o jornalista José Salvador Faro, professor dos cursos de graduação em Comunicação da PUC-SP e da Universidade Metodista de São Paulo, docente do programa de pós-graduação da Umesp e Vice-presidente do Sinpro-SP - Sindicato dos Professores de São Paulo, responde pela área de comunicação da entidade.  

Acompanhe a cobertura completa do módulo no site-laboratório do Projeto Repórter do Futuro
 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online