Domingo, 25 de Fevereiro de 2024 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Transporte é tema da 1º conferência de imprensa de módulo do Repórter do Futuro sobre a cidade de São Paulo

  19/01/2012

Especialista em transportes, Fred Bussinger foi Secretário Municipal de Transportes de São Paulo e Secretário Executivo do Ministério dos Transportes; Presidente da SPTRANS, CPTM, Cia. Docas de São Sebastião, dos Comitês Diretores da Estadualização da CBTU de SP e RJ, Conselho Nacional de Transportes Urbanos – CNTU e Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – CONFEA; Diretor do Departamento Hidroviário (SP), CODESP (Porto de Santos) e METRÔ/SP.

É pós-graduado em engenharia, administração de empresas e direito da concorrência, e possui extensão em arbitragem. Integra o Conselho de Administração da EMPLASA - Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano. Atua também como consultor em transporte público, planejamento urbano, logística, planejamento e gestão portuária e hidroviária, manutenção, modelagem e regulação.

O tema Transporte foi apontado como uma das prioridades da população de São Paulo na Consulta Pública Você no Parlamento, realizada no ano passado pela Rede Nossa São Paulo em parceria com a Câmara Municipal paulistana.

A aula contará também com a participação, na mesa, do jornalista Evandro Spinelli, da Folha de S. Paulo, e do vereador Ricardo Teixeira (PV) - ambos com grande experiência na temática Transportes.

Segue uma breve apresentação de ambos:

Evandro Spinelli, 39 anos, é repórter de Cotidiano da Folha de S.Paulo. Desde 2006 é responsável pela cobertura jornalística da Prefeitura de São Paulo e as principais questões urbanas da cidade. Formado em jornalismo pela Unaerp (Universidade de Ribeirão Preto), atua como jornalista desde 1996. Foi diretor da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo). É especializado em RAC (Reportagem Auxiliada por Computador) e em cobertura de administração pública, tendo ministrado vários cursos para jornalistas sobre esses temas por meio da Abraji e do Knight Center for Journalim in the Americas, instituição ligada à Universidade do Texas. Trabalhou na Folha de S.Paulo em Ribeirão Preto e, por um curto período, na sucursal de Brasília do jornal. Foi repórter de Política no jornal A Cidade (Ribeirão Preto), repórter de Cidades e primeiro editor do site do jornal Diário da Região (São José do Rio Preto), editor de Política e Economia do jornal Bom Dia (São José do Rio Preto) e primeiro coordenador da rede Bom Dia, à época com quatro jornais no interior de São Paulo. Também foi repórter free-lance do jornal O Globo.

Ricardo Teixeira é engenheiro formado na FEI (Faculdade de Engenharia Industrial). Começou a trabalhar aos seis anos em Santos (sua terra natal) vigiando os carros que paravam em frente ao estádio da Vila Belmiro. Na adolescência fez de tudo um pouco: vendeu roupa, carro, sapato, até entrar na CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) aos 17 anos. Foi Gerente de Operações nas Marginais e da Central de Operações da CET. trabalhou na EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) e também trabalhou na DERSA (Desenvolvimento Rodoviário S.A) e no DER (Departamento de Es tradas de Rodagem de SP) e foi o responsável pela primeira etapa das obras do Rodoanel. Nesse período o vereador criou o IHTT (Instituto de Humanização do Trânsito e Transporte), para incentivar a educação no trânsito. Em 2007, assumiu a vaga de vereador na Câmara Municipal. Desde fevereiro do mesmo ano até agora já apresentou 87 Projetos de Lei, que envolvem temas como segurança, trânsito, meio ambiente, educação, dentre outros.


Próxima aula

No dia 28 de janeiro, sábado, às 9h, na Câmara Municipal, o arquiteto Ciro Pirondi, da Escola da Cidade, será o entrevistado do curso para falar sobre o tema Habitação e Urbanismo.

Na parte da tarde (15h), haverá uma sessão especial do Repórter do Futuro na Cinemateca Brasileira com a projeção do filme  “Bem-vindo a São Paulo”. Trata-se da reunião de curtas-metragens produzida por Leon Cakoff, criador da Mostra de Cinema de São Paulo, que morreu no ano passado. 

A projeção será seguida de um debate entre o presidente da Câmara Municipal de São Paulo, José Police Neto, e Rubens Machado Jr., professor de cinema na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP).

A sessão especial é parte da programação da Cinemateca Brasileira em comemoração aos 458 anos de São Paulo. 

Sobre o filme

Bem-vindo a São Paulo (vários diretores)
São Paulo, 2007, vídeo digital, cor, 100’ – Legendas em português.

Em 2003, a organização da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo convidou diversos cineastas – com passagens pelo evento – a participar do projeto de um longa-metragem reunindo uma série de curtas sobre a cidade. Produzido por Leon Cakoff, e com narração de Caetano Veloso, o filme foi realizado para celebrar os 450 anos de São Paulo. Além do próprio Cakoff, participaram do projeto os cineastas Amos Gitai, Mika Kaurismäki, Tsai Ming-liang e Maria de Medeiros, entre outros.

PROJETO REPORTER DO FUTURO
SOBRE O MÓDULO "DESCOBRIR SÃO PAULO, DESCOBRIR-SE REPÓRTER"
(2012) 

O objetivo do módulo Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter é promover a investigação dos oito principais problemas da cidade de São Paulo por jovens estudantes de Jornalismo. São eles: Desenvolvimento sustentável; Educação; Emprego e Renda (Trabalho); Habitação; Meio Ambiente, Lixo e Saneamento Básico; Saúde; Segurança Pública e Violência; Transporte e Mobilidade. 

De 21 de janeiro a 17 de março, os alunos terão encontros semanais para discutir cada tema. Todos os sábados, até março, serão realizadas entrevistas coletivas com especialistas, vereadores e jornalistas que investiguem o assunto. 

Ao final do módulo, os estudantes deverão produzir e publicar uma grande reportagem sobre um dos temas. O módulo integra as atividades do Projeto Repórter do Futuro e é uma realização da OBORÉ em parceria com a Câmara Municipal e a ABRAJI (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo). 

Acompanhe a cobertura completa do módulo no site- laboratório do Projeto Repórter do Futuro

Saiba mais sobre a organização deste módulo


 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online