Quinta-feira, 25 de Abril de 2024 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Amadeu Mêmolo assume a presidência das Classes Laboriosas para o biênio 2012 – 2014.
Foto: Fernando de Santis
  19/12/2011

A nova diretoria da Associação Auxiliadora das Classes Laboriosas (AACL) eleita para o biênio 2012-2014 foi formalmente empossada na noite do dia 16 de dezembro, em cerimônia realizada na atual sede da entidade, na rua 15 de Novembro, centro antigo de São Paulo.

A Assembléia Geral dos associados aclamou o novo presidente, jornalista Amadeu Mêmolo, um dos fundadores e presidente, em duas gestões ( 2007 a 2010), da Associação dos Jornalistas Profissionais Aposentados no Estado de São Paulo.

Memôlo assume a direção de uma das mais antigas entidades de trabalhadores brasileiros. Ao comemorar os seus 120 anos de fundação, o grande desafio da Classes Laboriosas é manter a qualidade do atendimento integral à saúde dos associados, idosos na sua grande maioria. 




Foto: David Braga Jr, responsável pela área médica do convênio da AACL, o novo presidente Mêmolo e o jornalista Sergio Gomes, diretor da OBORÉ.        

Classes Laboriosas: patrimônio dos trabalhadores brasileiros

A atual Associação Auxiliadora das Classes Laboriosas nasceu por iniciativa de uma parcela de trabalhadores da construção civil: carpinteiros e pedreiros. Fundada em 31 de maio de 1891 como Associação Auxiliadora dos Carpinteiros e Pedreiros, tinha por finalidade criar cooperativas para desenvolver a construção civil e regular as questões de trabalho entre operários e patrões. A Associação montou também estrutura de atendimento médico. 

Em 1909, as Classes Laboriosas concluiu a construção da sua sede na Rua Roberto Simonsen 22, no centro da capital, que também foi utilizada pelos trabalhadores da cidade na realização de assembléias, encontros, peças de teatro e outras atividades. O edifício, concebido originalmente dentro dos padrões do ecletismo, sofreu inúmeras intervenções, destacando-se a realizada em 1933, quando a fachada foi redesenhada em estilo art déco. Do edifício original foram mantidos integralmente a sala Lourenço Gomes e o salão Celso Garcia.

Em 2009, o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico da Cidade de São Paulo (Conpresp) autorizou o projeto de reforma do prédio centenário da Rua Roberto Simonsen, que pegou fogo em fevereiro de 2007. A fachada do edifício restou intacta do incêndio e terá que ser mantida exatamente como é. A instituição tem cumprido, há 120 anos, função médica para as classes de trabalhadores que a fundaram.  Assinala o sociólogo José de Souza Martins que esse era o modo como os artesãos, no início do século XX, enfrentaram os efeitos da expansão do capitalismo industrial e suas extenuantes jornadas de trabalho.

Saiba mais sobre as Classes Laboriosas

Associação Auxiliadora das Classes Laboriosas
Rua 15 de Novembro, 150 - Centro
CEP 01013-000 - São Paulo - SP
Tel.: (11) 3293-3800 e 3293-3900
www.classeslaboriosas.com.br

http://www.classeslaboriosas.com.br/modules.php?name=Conteudo&pid=1
 

  

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online