Sexta-feira, 22 de Novembro de 2024 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Cuidados Paliativos em debate na Câmara Municipal de São Paulo

  29/11/2011

 Para comemorar o Dia Municipal da Assistência à Dor e Cuidados Paliativos, instituído desde 2009 através da Lei 15.038, a Câmara Municipal de São Paulo organizou, na noite do dia 23 de novembro, o seminário “O que são cuidados paliativos”. E para alavancar as reflexões acerca desta prática de atendimento multiprofissional que já é vista como um dever do médico e um direito do paciente, recebeu Dalva Matsumoto, diretora clínica do Premier, e Mauro Gomes de Lima, vice-presidente do CREMESP, para duas palestras sobre o tema.  

Autor do projeto de lei apresentado em 2004 e da lei que confere ao município comemorar, todo 18 de outubro, o Dia dos Cuidados Paliativos, o vereador Eliseu Gabriel (PSB) convidou a Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP), o Instituto Paliar, o Hospital Premier e a OBORÉ a oficialmente se  integrarem na organização dessa comemoração que busca reconhecer os cuidados paliativos como prática necessária e de grande importância no cuidado integral ao paciente.

A cidade de São Paulo já possui vários serviços públicos e privados onde a prática dos Cuidados Paliativos é realizada, informa a Dra Dalva, mas ainda serão necessários muitos outros com equipes adequadamente treinadas para atender a demanda crescente da nossa população, que se apresenta com um número progressivo de idosos e consequente aumento da prevalência do câncer e outras doenças crônicas, potencialmente mortais. E por ser uma abordagem multiprofissional, é necessário que as unidades de ensino na área de saúde adequem sua grade curricular para atenderem a necessidade de formação adequada dos profissionais que atuarão nesta área, insiste ela, que também coordena o Serviço de Assistência Domiciliária e a Hospedaria de Cuidados Paliativos do Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo.       

O Conselho Federal de Medicina incluiu os Cuidados Paliativos na sua última edição do Código de Ética Médica (2009): em casos de doenças progressivas e incuráveis, é um dever do médico e um direito do paciente. Segundo o Dr. Mauro, do CREMESP, os Cuidados Paliativos resgatam a individualidade – e a dignidade – de pacientes, familiares, cuidadores e também dos profissionais de saúde que se dedicam a essas pessoas. Sua prática alia o rigor científico com uma abordagem humana diante da doença e da terminalidade da vida e exige o desafio de uma mudança radical na forma como vemos os doentes e as doenças.          

O seminário foi transmitido ao vivo pela TV Câmara e pode ser conferido no site:
www.tvcamarasp.com.br  ou no site do vereador www.eliseugabriel.com.br/novo/

Saiba mais

Veja matéria na radio web da Câmara

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online