Sexta-feira, 28 de Janeiro de 2022 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Repórteres do Futuro têm aula inaugural com Prof. Chaparro, da ECA-USP
Textos: Giulia Afiune e Ana Luisa Gomes Foto: Nivaldo Silva
  18/01/2012

Repórteres do Futuro têm aula inaugural com Manuel Carlos Chaparro, da ECA-USP

Na abertura do módulo “Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter”, o livre docente da ECA-USP destacou a importância do trabalho do jornalista em um mundo onde os acontecimentos são planejados para virarem notícias.

No sábado, 17 de dezembro, a Câmara Municipal recebeu os 25 alunos selecionados para o módulo Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter. Na aula inaugural, o jornalista e livre docente da ECA-USP Manuel Carlos Chaparro fez uma análise sobre o papel da Comunicação no mundo globalizado, destacando a crescente importância do trabalho jornalístico.

Chaparro usou como ponto de partida a obra O Processo Civilizatório, do antropólogo Darcy Ribeiro. Nela, o autor afirma que as revoluções tecnológicas são as responsáveis por avanços civilizatórios e mudanças sociais.  Segundo o professor da ECA, atualmente são as novas tecnologias de informação e difusão, como a internet, que delineiam o mundo globalizado.

Para ele, nesse contexto, a rapidez com que as informações são veiculadas faz com que desapareça o tempo entre o acontecimento e a notícia. Esse intervalo era o tempo para o jornalista trabalhar, hoje praticamente inexistente. Assim, “tudo é pensado e organizado para ser notícia”, considerou Chaparro. Ele usou como exemplo o atentado ao World Trade Center, ocorrido em 11 de setembro de 2001. Na ocasião, esperou-se que os meios de comunicação estivessem veiculando ao vivo a imagem da primeira torre atingida para que a segunda colisão fosse transmitida em tempo real. “O primeiro avião foi a pré-pauta”, brincou o professor.

Chaparro explicou que essa ação foi pensada por sujeitos sociais que souberam usar a linguagem jornalística para agir e divulgar suas ideias. “O jornalismo torna-se assim uma grande linguagem social que pode ser usada por todos” assinalou o professor. Para ele, no mundo globalizado, qualquer pessoa pode produzir conteúdo noticioso, o que a arrogância do jornalista reluta em aceitar. Contudo, trata-se de outra característica do mundo globalizado. “Hoje tudo é discursivo. A notícia passa a ser a forma de agir e interagir no mundo”, constatou.

Dessa forma, o conhecimento e o domínio do jornalista sobre a linguagem noticiosa torna o seu ofício cada vez mais relevante. Chaparro ressaltou que o Jornalismo deve ser sempre amparado pela ética. “O jornalista não tem que ser a favor de x ou y, mas dos valores que a sociedade julga certos para si. Seu trabalho deve ser norteado por isso”. Ele destacou a importância da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que deve ser respeitada a todo tempo pelos jornalistas.

Para Chaparro, a sociedade e seus valores são uma das âncoras que sustentam o Jornalismo. A outra é a atualidade – os jornalistas devem selecionar fatos de relevância para as pessoas. “Vocês devem escolher narrar o que tiver um potencial transformador na sociedade, o que pode levar a alguma mudança”, recomendou o professor.

O livre docente também deu outras dicas para os jornalistas iniciantes. “O texto deve ser escrito para o leitor, não para a fonte ou para os professores que irão corrigir. Tem que pensar no seu interlocutor, suas especificidades e expectativas”. Além disso, o professor ressaltou a importância da clareza no texto e da seleção de um ponto de vista para nortear o “fio da meada” da matéria. 

Na Câmara

O primeiro encontro do módulo Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter, contou com a presença do vereador José Police Neto (PSD) recentemente reeleito Presidente da Câmara Municipal. Em sua fala, Police Neto abordou a importância da interação entre o trabalho dos jornalistas e vereadores. “O jornalista investiga os problemas da cidade e o que os cidadãos não gostam. Essas informações devem orientar o trabalho dos vereadores”.   Ele ressaltou que esse trabalho conjunto pode levar a mudanças positivas. “Nós precisamos transformar o burgo que é São Paulo em cidade.  Não vamos ser tolerantes com uma cidade injusta com seus cidadãos”, comunicou o vereador.

No evento também esteve presente o diretor de Comunicação Externa da Câmara, Carlos Marchi. Em depoimento sobre sua trajetória, o jornalista contou que o maior conselho que já recebeu sobre a profissão veio de um dos jornalistas responsáveis pela modernização da imprensa nos anos 50, Pompeu de Souza. “Ele disse: Seja sempre rigorosamente parcial, a todos os momentos a favor do povo. Se você não entender isso, você nunca será um jornalista”. Para Marchi, que foi repórter político do Estadão e assessor de Tancredo Neves, “essa parcialidade, a militância a favor do povo e a busca de um sentido humano que a profissão de jornalista dá rapidamente a nós, traduzem a existência de uma dose cavalar de esperança dentro de nós. Se você não tiver crença na humanidade não vale a pena ser jornalista”.
 
Sobre o módulo Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter

O objetivo do módulo Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter é promover a investigação dos oito principais problemas da cidade de São Paulo por jovens estudantes de Jornalismo. São eles: Desenvolvimento sustentável; Educação; Emprego e Renda (Trabalho); Habitação; Meio Ambiente, Lixo e Saneamento Básico; Saúde; Segurança Pública e Violência; Transporte e Mobilidade. A partir de 21 de janeiro, os alunos terão encontros semanais para discutir cada tema. Todos os sábados, até março, serão realizadas entrevistas coletivas com especialistas, vereadores e jornalistas que investiguem o assunto. Ao final do módulo, os estudantes deverão produzir e publicar uma grande reportagem sobre um dos temas. O módulo integra as atividades do Projeto Repórter do Futuro e é uma realização da OBORÉ em parceria com a Câmara Municipal e a ABRAJI (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo).


Acompanhe a cobertura completa do módulo no site- laboratório
do Projeto Repórter do Futuro


Encontro de Seleção 

O Encontro de Seleção de estudantes para o 5º curso aconteceu na manhã de sábado, 3 de dezembro, no auditório Prestes Maia da Câmara Municipal de São Paulo. Participaram cerca de 80 candidatos para as 25 vagas reservadas a estudantes interessados em aprender jornalismo e que, em 2012, estejam matriculados na graduação, em qualquer área de conhecimento. 

A Banca Examinadora do módulo, constituída pela Câmara Municipal de São Paulo, ABRAJI – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, SINPRO/SP – Sindicato dos Professores de São Paulo, Cátedra UNESCO de Comunicação e OBORÉ Projetos Especiais em Comunicações e Artes, destacou a qualidade dos candidatos que fizeram a prova de seleção e o interesse manifestado pelo curso. Estudantes de 53 universidades e faculdades de todo o país se inscreveram para o módulo. 

Os 25 estudantes selecionados pertencem a 12 diferentes instituições de ensino.

Conheça a lista de estudantes selecionados para o módulo:

1 Alessandra Goes Alves
2 Alexandre Nicoletti Dall’Ara
3 Camila Dourado Amaral
4 Camilla Ramos Feltrin
5 Daniela Del Carlo Bernardi
6 Felipe Germano Abílio
7 Fernanda Roberta de Lima Silva
8 Gabriela Mazzuia Stocco
9 Gisele Melo Gamboa
10 Guilherme Zocchio Caldeira
11 Marcela Bourroul Gonsalves
12 Mariana Ribeiro Galdeano
13 Marina Mendes Rodrigues Ribeiro
14 Paola Carolina Zanquetta Perroti
15 Rafaela Silveira de Souza Ferraz Carvalho
16 Raquel Brandão Inácio
17 Ricardo Rossetto Della Corte Guimarães Pacheco
18 Rute Pina de Souza
19 Talita Molinero
20 Tamiris Gomes da Silva


Estagiários da Câmara Municipal selecionados para o módulo

1. David José Horeglad Ossowiec Nascimento
2. Douglas Benedito Donizete Santos
3. Edcarlos Bispo de Santana
4. Helder Sturari Mariano
5. Lucas Borges Teixeira

Aula inaugural 

A aula inaugural de apresentação e pactuação de todas as atividades do módulo "Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter"   será no sábado, dia 17 de dezembro, das 9 às 12h, na sala Oscar Pedroso Horta da Câmara Municipal, e contará com a presença do professor Manuel Carlos Chaparro, livre docente da ECA-USP e membro do Conselho Universitário do Projeto Repórter do Futuro. 

Fruto de parceria entre a OBORÉ e a Câmara Municipal de São Paulo, a 5ª edição do módulo Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter"  foi elaborado com base na Consulta Pública Você no Parlamento - Sua Vontade, Sua Cidade, realizada pela Rede Nossa São Paulo e a Câmara Municipal de São Paulo de 15 de junho a 30 de setembro de 2011. Os temas da Consulta Pública, que mapeiam os problemas centrais da cidade de São Paulo, constituirão o eixo do curso. A coordenação pedagógica do módulo está a cargo do jornalista Milton Bellintani, professor universitário, docente do curso de especialização em Jornalismo Cultural na COGEAE / PUC-SP. 

Acompanhe a cobertura completa do módulo no site- laboratório do Projeto Repórter do Futuro

Veja também: 

Estudantes de jornalismo participam de seleção na Câmara

Programa na TV Câmara sobre o Repórter do Futuro

Sobre o módulo

O curso contará com 8 Conferências de Imprensa / Entrevistas Coletivas referentes a temas como Desenvolvimento sustentável, Educação, Emprego e Renda (Trabalho), Habitação, Meio Ambiente / Lixo/Saneamento Básico; Saúde, Segurança Pública/Violência, Transporte/Mobilidade Urbana. 

S
erá realizado sempre aos sábados, de 21 de janeiro a 17 de março de 2012. Em cada encontro, os estudantes participarão de aulas-entrevistas reunindo um conferencista de notório saber sobre o tema e dois comentadores - um vereador indicado pela Câmara e um jornalista profissional que cobre o assunto. 

Nesse período, os estudantes realizarão visitas guiadas à Câmara Municipal, com o objetivo de conhecer e acompanhar as diferentes etapas do processo legislativo, relacionando o debate sobre os problemas que mobilizam a cidadania com este fórum, ao qual cabe propor e encaminhar soluções ao Poder Executivo.

A cada aula-entrevista, os estudantes terão um período de quatro dias para entregar reportagens individuais – realizadas com base em informações que apuraram previamente sobre o tema debatido e nas informações colhidas na entrevista coletiva com os conferencistas e comentadores. Esse material alimentará o site e os programas de rádio e TV da Câmara Municipal de São Paulo e do site-laboratório do Projeto Repórter do Futuro. 

Até 30 de abril de 2012, os estudantes desenvolverão, em duplas, uma grande reportagem sobre a cidade de São Paulo explorando um dos eixos debatidos nas oito aulas-entrevistas e dando visibilidade a projetos em andamento na Câmara Municipal de São Paulo que abordam esses temas. Para produzir esse material, os participantes  do curso realizarão o necessário trabalho de campo, conhecendo a realidade de bairros periféricos da capital e da região central, favelas, aterros sanitários que servem à capital, o sistema de abastecimento de água (Cantareira / Guarapiranga) e de metrô/trens metropolitanos.

O 5º curso “Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter” é uma realização da Câmara Municipal de São Paulo e OBORÉ Projetos Especiais em Comunicações e Artes e conta com o apoio institucional/patrocínio das seguintes entidades: ABRAJI – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, SINPRO‐SP – Sindicato dos Professores de São Paulo, Cátedra UNESCO de Comunicação, Matilha Cultural, NH Photos / Nivaldo Silva, KBR TEC Soluções Online, Premier Hospital / Grupo MAIS – Modelo de Atenção Integral à Saúde, Opera Mundi, Coordenação dos Cursos de Jornalismo da Universidade de São Paulo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Universidade Presbiteriana Mackenzie, Universidade Metodista de São Paulo, Faculdade Cásper Líbero, UniFIAM‐FAAM e UNINOVE.

Pacto da Reembolsa

Calendário das Atividades 


Assista ao vídeo da parceria entre OBORÉ e Câmara Municipal de São Paulo, clicando aqui.

Conheça a íntegra do documento de parceria entre a Câmara e a OBORÉ 

Conheça a Câmara Municipal de SP acessando www.camara.sp.gov.br


Mais informações
OBORÉ Projetos Especiais
(11) 3214-3766



Sobre o Termo de Cooperação
  
O presidente da Câmara de Vereadores José Police Neto, e o diretor da OBORÉ, jornalista Sergio Gomes, assinaram o Termo de Cooperação Técnica entre a Câmara Municipal e a OBORÉ, no âmbito do Projeto Repórter do Futuro, para a implementação do módulo “Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter” voltado para a cidade (foto). A cerimônia que formalizou o acordo aconteceu no dia 23 de outubro de 2011, durante a 10ª Caminhada da Câmara Municipal de São Paulo, que percorreu os principais pontos do centro da cidade que fizeram parte da história do nosso jornalismo.

A caminhada denominada Os Caminhos da Notícia passou pelas ruas Martins Fontes e Major Quedinho, onde funcionaram as redações dos jornais O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde, Diário Popular, Diário de São Paulo e a Rádio Eldorado. Seguiu pela Rua Líbero Badaró, Praça Antonio Prado, Avenida Cásper Líbero, Largo General Osório, Praça Princesa Isabel, e prosseguiu pela Alameda Barão de Limeira e Rua das Palmeiras, nas redações do jornal Folha de S. Paulo e das rádios CBN e Globo.


SAIBA MAIS 


Projeto Repórter do Futuro
para quem quer chegar lá como jornalista de verdade

Cursos modulados de complementação universitária
Conferências de Imprensa / Entrevistas Coletivas
Viagens de estudos e reportagens
Concursos de pautas
Ciclos de cinema
Site-Laboratório
Intercâmbios
Cobertura dos Congressos  da ABRAJI
Círculos de leitura e Rodas de conversa
Bastidores com os vencedores dos grandes prêmios jornalísticos

Tudo acontece em dias e horários que não colidam com as atividades escolares
Reembolsa para quem cumpre integralmente as tarefas dos cursos.


Próximas atividades:  

Política Externa Brasileira
Julho de 2012
Inscrições abertas a partir de 15 de maio

Descobrir a Amazônia – Descobrir-se Repórter
Abril/ Maio de 2012
Inscrições a partir de 1º de março

Viagem de Estudos e Reportagens na Amazônia
Julho de 2012

Cobertura do 7º Congresso Internacional da ABRAJI
12,13 e 14 de julho de 2012
Seleção dos candidatos: fins de junho

Inscrições : www.obore.com
Contato:
reporterdofuturo@obore.com




 


 

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online