Quinta-feira, 18 de Abril de 2024 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Câmara Municipal de SP sedia o 1º Congresso Municipal sobre Envelhecimento Ativo

  23/09/2011


No sábado, 1º de outubro, Dia do Idoso, acontece o 1º Congresso Municipal sobre Envelhecimento Ativo: Cidade Amiga dos Idosos. Trata-se de uma iniciativa plural, articulada pelo gabinete do vereador Gilberto Natalini (PV/SP) e da qual participam entidades, instituições e governo e sociedade civil na diversas mesas, debates e discussões em plenária.  

Samir Salman, diretor superintendente do Hospital Premier / Grupo MAIS - Modelo de Atenção Integral à Saúde, participa de  mesa de discussão sobre o tema a fim de relatar as experiências em andamento no bairro da Vila Cordeiro, onde está localizado o Hospital Premier. As iniciativas  vão desde a renovação arquitetonica da praça e das ruas laterais ao hospital a fim de transformá-las em passeios públicos acessíveis não só aos pacientes e seus familiares como também aos idosos do bairro e a toda a comunidade, a sessões de cinema, festas e atividades culturais e artísticas abertas ao público em geral e organizadas em parceria com associações de moradores e equipamentos públicos de saúde e de educação da região.                    

David Braga Jr, médico da equipe do Grupo MAIS, apresentará os desdobramentos do Ciclo Idosos do Brasil: Estado da Arte e Desafios, atividade que vem sendo promovida desde setembro de 2010 pelo Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo ( IEA-USP), Grupo MAIS e OBORÉ com o objetivo de  organizar uma agenda dedicada à pessoa idosa, desenhar um modelo de atenção integral e traçar um plano de ação para contribuir com as Diretrizes da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa.

Sergio Gomes, jornalista, diretor da OBORÉ e assessor do Grupo MAIS coordenará a cerimônia de premiação do concurso de cartas "O que eu estou fazendo pelo idoso", dirigido ao ouvintes do programa "São Paulo de todos nós", ancorado pelo vereador Gilberto Natalini e que vai ao ar todo sábado, das 11 às 13h, na Rádio Tupi 1150 AM / 97,3 FM. 

Veja a programação completado evento: http://www.natalini.com.br/sites/default/files/file/ProgramacaoCongressoIdosos_v3.pdf


Envelhecimento: uma questão atual  

O envelhecimento populacional e a urbanização são duas grandes tendências mundiais. Ao mesmo tempo em que as cidades crescem, aumenta cada vez mais o seu contingente de residentes com 60 anos ou mais, que são um recurso para as suas famílias, comunidades e economias desde que em ambientes favoráveis e propícios. 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera o envelhecimento ativo como um processo de vida moldado por vários fatores que, isoladamente ou em conjunto, favorecem a saúde, a participação e a segurança de idosos. O termo “envelhecimento ativo” foi adotado pela OMS no final dos anos 90 e é mais abrangente do que “envelhecimento saudável” porque reconhece, além dos cuidados com a saúde, outros fatores que afetam o modo como os indivíduos e as populações envelhecem. 

Na definição da OMS, uma cidade amiga do idoso estimula o envelhecimento ativo ao otimizar oportunidades para saúde, participação e segurança, para aumentar a qualidade de vida à medida que as pessoas envelhecem. Na prática, uma cidade amiga do idoso adapta suas estruturas e serviços para que estes sejam acessíveis e promovam a inclusão de idosos com diferentes necessidades e graus de capacidade.

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online