Sexta-feira, 22 de Novembro de 2024 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Sessão Averroes de julho discute o cuidado enquanto prática social e cultural

  04/07/2011

Fruto da parceria entre Cinemateca, Hospital Premier/Grupo MAIS e OBORÉ, a SESSÃO AVERROES deste mês exibe o filme “Pai e Filha” (Banshun), obra-prima do diretor japonês Yasujiro Ozu (Japão, 1949, 108 min.).  A obra inaugurou uma série de projetos sobre a desagregação de valores familiares e conflitos de geração e é considerado por muitos críticos um dos grandes filmes da história do cinema.

Retrato da tradição e da compaixão japonesa, o filme conta a história de Noriko, uma jovem de 27 anos que ainda mora com a família. Todos querem que ela case, mas ela prefere continuar vivendo e cuidando do seu pai, o viúvo Somiya. A jovem se ressente quando o pai decide se casar novamente, no que é aconselhada por ele a buscar sua própria felicidade. O filme destaca, essencialmente, a angústia da filha diante do casamento e da solidão do pai que essa união acarretará.

Ao filme seguirá a Mesa de Reflexão com convidados mais que especiais: Kleber Lincoln Gomes, médico psiquiatra, psicoterapeuta e professor titular da disciplina de Psiquiatria da Faculdade de Medicina de Itajubá (MG) e integrante da equipe curadora da Sessão Averroes e dos Ciclos de Cinema e Reflexão Aprender a Viver, Aprender a Morrer; Maria Fernanda Cassavia, psicóloga, psicoterapeuta, professora titular de Psicologia Médica da Faculdade de Medicina de Itajubá (MG) e psicóloga do Hospital Premier e Marília Bense Othero, terapeuta ocupacional, especialista em Saúde Coletiva, Mestranda de Medicina Preventiva e Social pela Faculdade de Medicina da USP e coordenadora do Setor de Saúde Mental do Hospital Premier e da São  Paulo Internações Domiciliares (SPID). A mediação da Mesa será de Olga Futemma, cineasta e diretora técnica da Cinemateca Brasileira. 

Destinada sobretudo a profissionais e estudantes da área de medicina e saúde, o objetivo da SESSÃO AVERROES é refletir, examinar e debater a condição humana, a vida e sua terminalidade. Aberta ao público, a sessão acontece sempre às 19h00 da última segunda-feira de cada mês e é seguida de mesa de reflexão com convidados das mais diversas áreas do conhecimento. As exibições são precedidas de visita monitorada (17h00) por toda a Cinemateca, incluindo a área técnica de restauro.

O título da sessão alude ao filósofo, jurista e médico nascido em Córdoba, em 1126, e reconhecido como um dos pais da Medicina. Neste mês, a SESSÃO AVERROES conta com o apoio da Faculdade de Medicina de Itajubá, da Academia Nacional de Cuidados Paliativos e do Instituto Paliar.    

Mais informações: 

www.cinemateca.gov.br
www.obore.com 

Serviço:

Sessão Averroes de Cinema e Reflexão
25 de julho de 2011, segunda-feira
Cinemateca Brasileira – Sala Petrobrás 
Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Mariana
(Próximo à estação do Metrô Vila Mariana e ao Instituto Biológico)

17h - Visita monitorada às instalações da Cinemateca, inclusive a área técnica e de restauro.
18h – Lanche de Confraternização
19h – Filme: Pai e Filha (Banshun). Direção: Yasujiro Ozu. (Japão, 1949, 108min).  Classificação etária: 14 anos. Entrada gratuita.
21h – Mesa de Reflexão

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online