04/07/2011
Fruto da parceria entre Cinemateca, Hospital Premier/Grupo MAIS e OBORÉ, a SESSÃO AVERROES deste mês exibe o filme “Pai e Filha” (Banshun), obra-prima do diretor japonês Yasujiro Ozu (Japão, 1949, 108 min.). A obra inaugurou uma série de projetos sobre a desagregação de valores familiares e conflitos de geração e é considerado por muitos críticos um dos grandes filmes da história do cinema.
Retrato da tradição e da compaixão japonesa, o filme conta a história de Noriko, uma jovem de 27 anos que ainda mora com a família. Todos querem que ela case, mas ela prefere continuar vivendo e cuidando do seu pai, o viúvo Somiya. A jovem se ressente quando o pai decide se casar novamente, no que é aconselhada por ele a buscar sua própria felicidade. O filme destaca, essencialmente, a angústia da filha diante do casamento e da solidão do pai que essa união acarretará.
Ao filme seguirá a Mesa de Reflexão com convidados mais que especiais: Kleber Lincoln Gomes, médico psiquiatra, psicoterapeuta e professor titular da disciplina de Psiquiatria da Faculdade de Medicina de Itajubá (MG) e integrante da equipe curadora da Sessão Averroes e dos Ciclos de Cinema e Reflexão Aprender a Viver, Aprender a Morrer; Maria Fernanda Cassavia, psicóloga, psicoterapeuta, professora titular de Psicologia Médica da Faculdade de Medicina de Itajubá (MG) e psicóloga do Hospital Premier e Marília Bense Othero, terapeuta ocupacional, especialista em Saúde Coletiva, Mestranda de Medicina Preventiva e Social pela Faculdade de Medicina da USP e coordenadora do Setor de Saúde Mental do Hospital Premier e da São Paulo Internações Domiciliares (SPID). A mediação da Mesa será de Olga Futemma, cineasta e diretora técnica da Cinemateca Brasileira.
Destinada sobretudo a profissionais e estudantes da área de medicina e saúde, o objetivo da SESSÃO AVERROES é refletir, examinar e debater a condição humana, a vida e sua terminalidade. Aberta ao público, a sessão acontece sempre às 19h00 da última segunda-feira de cada mês e é seguida de mesa de reflexão com convidados das mais diversas áreas do conhecimento. As exibições são precedidas de visita monitorada (17h00) por toda a Cinemateca, incluindo a área técnica de restauro.
O título da sessão alude ao filósofo, jurista e médico nascido em Córdoba, em 1126, e reconhecido como um dos pais da Medicina. Neste mês, a SESSÃO AVERROES conta com o apoio da Faculdade de Medicina de Itajubá, da Academia Nacional de Cuidados Paliativos e do Instituto Paliar.
Mais informações:
www.cinemateca.gov.br
www.obore.com
Serviço:
Sessão Averroes de Cinema e Reflexão
25 de julho de 2011, segunda-feira
Cinemateca Brasileira – Sala Petrobrás
Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Mariana
(Próximo à estação do Metrô Vila Mariana e ao Instituto Biológico)
17h - Visita monitorada às instalações da Cinemateca, inclusive a área técnica e de restauro.
18h – Lanche de Confraternização
19h – Filme: Pai e Filha (Banshun). Direção: Yasujiro Ozu. (Japão, 1949, 108min). Classificação etária: 14 anos. Entrada gratuita.
21h – Mesa de Reflexão |