Sexta-feira, 22 de Novembro de 2024 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Curso sobre Jornalismo em Conflito Armado é ampliado
João Paulo Charleaux
  13/05/2002

O I Curso de Informação sobre Jornalismo em Situações de Conflito Armado, promovido pelo CICV (Comitê Internacional da Cruz Vermelha) e a OBORÉ Projetos Especiais, terá dois novos palestrantes convidados: a jornalista Rosely Forganes, ganhadora do Prêmio Vladmir Herzog de 2001, pelas reportagens sobre o Timor para a Rádio Eldorado; e o belga Geert Haghebart, ex-coordenador de Assistência em Saúde (socorros médicos e humanitários) da Delegação do CICV em Bogotá.

Haghebart fará a Conferência de Imprensa que abre o curso, ao lado do representante da Delegação do CICV no Brasil, Jean-François Olivier, neste sábado, dia 18 de maio, às 9h, na OBORÉ. A tônica deste encontro será - além do contexto que em que foi criado e que opera o CICV - as questões relativas ao trabalho da entidade na Colômbia, palco de conflitos históricos entre o Exército colombiano e as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).

Rosely Forganes é a convidada do dia 22 de maio, data de encerramento do curso. Ela falará sobre sua experiência de trabalho no Timor Leste, onde trabalhou na cobertura jornalística para a Rádio Eldorado de São Paulo. Rosely é correspondente da emissora em Paris, onde mora há 20 anos, além de colaborar com inúmeras publicações brasileiras.

Esta é a primeira vez que o CICV realiza um curso para estudantes de jornalismo no Brasil. A intenção é promover o Direito Internacional Humanitário e as Convenções de Genebra, além de discutir os conflitos que se desenrolam hoje no mundo e o papel da imprensa e das agências humanitárias neste contexto.

O grupo de 21 estudantes que frequentará o curso foi selecionado de um universo de 88 inscritos, de 16 diferentes universidades.

A programação do I Curso de Informação sobre Jornalismo em Situações de Conflito Armado é a seguinte:

18.05.2002 – 9h: "CICV: criação e atribuições nos conflitos armados"
com o suíço Jean-François Olivier, representante da Delegação do CICV (Comitê Internacional da Cruz Vermelha) no Brasil; e com o belga Geert Haghebart, ex-coordenador de Assistência em Saúde (socorros médicos e humanitários) da Delegação do CICV em Bogotá.

25.05.2002 – 9h: " Direito Internacional Humanitário"
com Tarciso Dal Maso Jardim, consultor jurídico da Delegação do CICV no Brasil

01.06.2002 não haverá Conferência de Imprensa, por conta do feriado

08.06.2002 – 9h: "O Trabalho do Jornalista na Região de Conflito"
com Lourival Sant’anna, enviado especial do jornal O Estado de S. Paulo ao Afeganistão; e
Adriana Marcolini, do escritório de Informação Pública do Alto Comissariado da ONU para Refugiados na Bósnia

15.06.2002 – 9h: "O Papel da Imprensa em Situações de Conflito Armado"
com Sérgio Buarque de Gusmão, jornalista, editor do Centro de Estudos da Imprensa / Instituto Gutenberg de análise e crítica de mídia

22.06.2002 - 9h: A correspondente da Rádio Eldorado em Paris, Rosely Forganes, ganhadora do Prêmio Vladmir Herzog de Anistia e Direitos Humanos de 2001 pelo seu trabalho de reportagem no Timor Leste, fala de sua experiência e participa da cerimônia de entrega dos Certificados aos estudantes.

Para mais informações, escreva para joaopaulo@obore.com, ou ligue para (11) 3214 3766.
 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online