06/06/2011
Fruto da parceria entre Cinemateca, Hospital Premier/Grupo MAIS e OBORÉ, a SESSÃO AVERROES deste 30 de maio exibiu o drama A Janela, do premiado diretor do cinema argentino Carlos Sorin.
Destinada sobretudo a profissionais e estudantes da área de medicina e saúde, o objetivo da SESSÃO AVERROES é refletir, examinar e debater a condição humana, a vida e sua terminalidade. Aberta ao público, a sessão acontece sempre às 19h00 da última segunda-feira de cada mês e é seguida de mesa de reflexão com convidados das mais diversas áreas do conhecimento. As exibições são precedidas de visita monitorada (17h00) por toda a Cinemateca, incluindo a área técnica de restauro.
O título da sessão alude ao filósofo, jurista e médico nascido em Córdoba, em 1126, e reconhecido como um dos pais da Medicina. Neste mês, a SESSÃO AVERROES conta com o apoio da Faculdade de Medicina de Itajubá, da Academia Nacional de Cuidados Paliativos, do Instituto Paliar, da Unifesp e da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.
Mais informações: www.cinemateca.gov.br
Sessão de Cinema
A Janela
Direção: Carlos Sorin. (Argentina, Espanha, 2008). DVD, 85 min, colorido, legendas em português.
O drama minemalista do veterano diretor argentino trata dos prováveis últimos dias de vida do escritor e roteirista uruguaio Antonio Larreta, à espera da visita de seu único filho, um pianista famoso, com quem não fala há anos. Frágil, preso à cama e dependente de remédios, Antonio mantém sua índole rebelde, reúne toda a sua energia e encontra formas de escapar para o exterior da casa – e de si mesmo – e vai ao encontro de suas lembranças num vasto campo seco e ensolarado da Patagônia. Filme vencedor, em 2009, do prêmio da Federação Internacional dos Críticos no Festival de Valladolid, Espanha.
Mesa de Reflexão
Expositores:
Maria Goretti Sales Maciel, médica de medicina de família e comunidade, diretora do Serviço de Cuidados Paliativos do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo, membro da Câmara Técnica sobre a Terminalidade da Vida e Cuidados Paliativos do Conselho Federal de Medicina e ex-presidente da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP).
Marília Cristina Prado Louvison, Mestre e Doutoranda em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP, Vice presidente da Associação Paulista de Saúde Pública (APSP), Médica da Área Técnica de Saúde da Pessoa Idosa da Secretaria de Estado da Saúde de SP e apoiadora do Fórum Estadual da Rede Global "Age Friendly", do Instituto de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde.
Marina Ruiz de Matos, socióloga, doutora em Saúde Coletiva, pesquisadora da Sucen - Superintendência de Controle de Endemias da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e professora convidada do Depto de Medicina Preventiva da Unifesp.
|