19/04/2011
O encontro de confraternização e seleção para o módulo “Descobrir a Amazônia, Descobrir-se Repórter” do Projeto Repórter do Futuro, que aconteceu nesse sábado (16), no Espaço Vladimir Herzog do Sindicato dos Jornalistas de SP, reuniu mais de 80 pessoas, entre estudantes, profissionais formados - jornalistas ou de áreas correlatas e integrantes da coordenação do Projeto.
O coordenador do módulo, Pedro Ortiz, iniciou a abertura do encontro explicando como funciona o curso, como ele surgiu e quais são os principais objetivos. Segundo Ortiz, o módulo sobre a Amazônia surgiu a partir de uma reflexão entre Sergio Gomes, diretor da OBORÉ, e o General Carbonell, do Exército brasileiro, durante a realização de outro módulo - o Curso de Informação sobre Jornalismo em Situações de Conflito Armado. A partir daí eles elaboraram o novo curso, com o objetivo de instigar a discussão de temas ambientais e levar os estudantes a debater e pensar a complexa situação da Amazônia atual.
O módulo Descobrir a Amazônia, Descobrir-se Repórter é uma iniciativa da OBORÉ, do IEA - Instituto de Estudos Avançados da USP, da Abraji - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, do SINPRO/SP - Sindicato dos Professores de São Paulo e conta com o apoio da Matilha Cultural, Nivaldo Silva, Cátedra Unesco de Comunicação e da coordenação de alguns dos principais cursos de jornalismo de São Paulo: USP, PUC, Mackenzie, Metodista e Cásper Líbero.
Os encontros ocorrerão durante sábados (datas que não colidam com as atividades acadêmicas) - no dia 30 de abril, nos dias 7, 14 e 21 e 28 de maio e no 18 de junho, das 9 às 13h, no IEA da USP. Nesses dias, os estudantes participam de conferências de imprensa (duas por dia) e entrevistas coletivas para depois elaborarem textos, que serão acompanhados e avaliados em encontros individuais com os orientadores.
O curso sobre a Amazônia é uma oportunidade de estar em contato com grandes especialistas na região, de diversas áreas, além de colocar em prática todas as técnicas jornalísticas discutidas na academia - reportagem, entrevista, apuração, pesquisa e tantas outras. “A Amazônia por si só já é uma coisa que encanta bastante e é de uma relevância extrema. É muito importante, então conhecer a região, fazer perguntas pertinentes sobre o local, ter conhecimento sobre isso. É essencial, principalmente para quem quer trabalhar com meio-ambiente, que é o meu caso.”, afirma Carlos Ferreira, estudante de jornalismo da Universidade Metodista, que já participou do módulo sobre conflitos armados organizado em 2010 pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) e pela OBORÉ.
Carla Patrícia Festucci também considera o curso uma grande oportunidade para aprender e crescer profissionalmente. “É uma oportunidade muito grande, muito importante. Eu principalmente, que ainda não trabalho na área e tenho essa vontade, só tenho oportunidade de praticar no espaço acadêmico mesmo. É uma experiência, tanto profissional como pessoal, para aprender. Espero que eu consiga".
Projeto Repórter do Futuro
Módulo "Descobrir a Amazônia, Descobrir-se Repórter"
5ª edição - 2011
Programação
Dia 30 de Abril (sábado)
Das 9h às 13h - Abertura
Dia 07 de Maio (sábado)
Das 9h às 10h50 - José Pedro de Oliveira Costa (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e IEA -USP/Amazônia em Transformação)
Das 11h às 12h50 - Ariovaldo Umbelino de Oliveira (FFLCH/Geografia – USP)
Dia 14 de Maio (sábado)
Das 9h às 10h50 - General Eduardo Dias da Costa Villas Bôas (Chefe da Assessoria Especial de Gestão de Projetos do Estado-Maior do Exército)
Das 11h às 12h50 - Warwick Manfrinato (IEA-USP/Amazônia em Transformação)
Dia 21 de Maio (sábado)
Das 9h às 10h50 - Paulo Artaxo (Instituto de Física - USP e LBA - Experimento de Larga Escala da Biosfera/Atmosfera da Amazônia)
Das 11h às 12h50 - Neli Aparecida de Mello (Escola de Artes, Ciências e Humanidades e IEA-USP/Amazônia em Transformação)
Dia 28 de Maio (sábado)
Das 9h às 10h50 - Marcos Buckeridge (Instituto de Biocências-USP)
Das 11h às 12h50 - Maria de Lourdes Davies de Freitas (IEA-USP/Amazônia em Transformação)
Dia 18 de Junho (sábado)
Das 9h às 13h00 - Encerramento e Confraternização
Veja também
Carta de boas-vindas do diretor da OBORÉ, jornalista Sergio Gomes, aos participantes do Encontro de Seleção do módulo, dia 16 de abril.
Sobre o módulo Descobrir a Amazônia, Descobrir-se Repórter
Inscrições: 1 a 14 de abril.
Encontro de Confraternização e Seleção: sábado, 16 de abril, das 9 às 13h, no Espaço Vladimir Herzog do Sindicato dos Jornalistas - Rua Rego Freitas, 530, sobreloja.
Divulgação da lista de aprovados: 25 de abril de 2011, neste site a partir das 20h
Vagas: 25
Datas do curso: Sábados, dias 30/4, 7,14,21 e 28/5 e 18/6, das 9 às 13h
Local: IEA/USP - Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo
Cidade Universitária
ATENÇÃO:
Os cursos modulados do Projeto destinam-se exclusivamente a estudantes universitários da graduação que pretendem exercer a profissão de jornalista. Recém-formados ou universitários (graduação ou pós) que tenham interesse apenas no conteúdo dos cursos poderão ser admitidos, eventualmente, na condição de observadores. Para isso, precisam comparecer aos Encontros de Confraternização e Seleção e preencher ali formulário específico.
Saiba mais:
Avaliação dos alunos participantes do módulo de 2010
Dossiês das edições 53 e 54 da revista “Estudos Avançados” e os vídeos da seção “Ambiente” da Midiateca Online do IEA - Instituto de Estudos Avançados da USP:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=0103-401420050001&lng=pt&nrm=iso
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=0103-401420050002&lng=pt&nrm=iso
http://www.iea.usp.br/online/midiateca/ambiente
|