25/02/2011
SESSÃO AVERROES
28 de fevereiro de 2011
Destinada sobretudo a profissionais e estudantes da área de medicina e saúde, a SESSÃO AVERROES é fruto de parceria entre a Cinemateca Brasileira, o Hospital Premier/Grupo MAIS e a OBORÉ e acontece sempre às 19h00 da última segunda-feira de cada mês.
Batizado em alusão ao filósofo espanhol Averroes, considerado um dos pais da medicina, o projeto tem por objetivo refletir, examinar e debater a condição humana, a vida e sua terminalidade e conta com o apoio da Faculdade de Medicina de Itajubá (MG), da Universidade Federal de São Paulo, do Instituto Paliar e da Academia Nacional de Cuidados Paliativos.
Este mês, a atração é o longa-metragem hispano-argentino Elsa e Fred – Um Amor de paixão, de Marcos Carnevale, em sessão seguida de debate com a presença do médico Sergio Paschoal, coordenador da área da Saúde do Idoso da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, e do médico e vereador Gilberto Natalini. A mediação é da arquiteta Rita Vaz, diretora da Teúba Arquitetura e Urbanismo.
Veja trailler do filme.
ENTRADA FRANCA
CINEMATECA BRASILEIRA
Largo Senador Raul Cardoso, 207
próximo ao Metrô Vila Mariana
Outras informações: (11) 3512-6111 (ramal 215)
FICHA TÉCNICA E SINOPSE
Elsa e Fred – Um Amor de paixão, de Marcos Carnevale
Espanha/Argentina, 2005, 35mm, cor, 108’ | Legendas em português | Exibição em DVD
Manuel Alexandre, China Zorrilla, Bianca Portillo, Roberto Carnaghi
Fred é um recém-viúvo aposentado e apático de mais de 80 anos, que leva uma vida tranquila até descobrir que está doente. O que parecia ser o fim de sua vida muda completamente quando ele conhece Elsa, outra octogenária, de espírito jovial e aventureiro que sonha em conhecer Roma. Humor e romance se mesclam na história destas pessoas que redescobrem a amizade e a paixão na maturidade. O longa reflete sobre temas importantes da vida madura, tais como as posturas adotadas diante da vida e do enfrentamento da morte, a solidão e a sexualidade na velhice, as convenções sociais e a imagem estereotipada do idoso, a velhice concebida como processo patológico e o controle familiar exercido em relação às pessoas idosas.
Classificação indicativa: Livre
seg 28 19h00 |