|
09/12/2010
O Hospital Premier / MAIS inaugurou, na manhã do dia 29 de novembro, mais um novo espaço em suas instalações para uso de seus pacientes, funcionários, parceiros e aberto à comunidade: o “Espaço de Convívio, Formação, Cultura e Artes “Vila Cordeiro / Bairro Amigo do Idoso / Organização Mundial da Saúde”. A cerimônia contou com a presença de cerca de 80 pessoas ligadas à direção do hospital e do Grupo MAIS, parceiros, funcionários e colaboradores, além de professores, pesquisadores, gestores da saúde e lideranças políticas e sociais locais.
Na foto, momento em que Samir Salman, diretor superintendente do Hospital Premier / Grupo MAIS, descerra a placa do novo Espaço, auxiliado por sua mãe, D. Soraya, e D. Adelaide Gomes Bidarra, mãe do jornalista Sergio Gomes.
Vila Cordeiro, mais um bairro amigo do idoso
Instalado no coração da Vila Cordeiro, zona sul de SP, o Hospital Premier abriga doentes crônicos em cuidados paliativos e tem como princípio incentivar a convivência dos pacientes com suas famílias e com pessoas não ligadas ao corpo clínico do hospital. Mesmo com uma das mais altas concentrações de idosos em São Paulo, o bairro apresenta calçadas intransitáveis, travessias sem sinalização, transporte inadequado além de não contar com espaços de uso público que propiciem o convívio. Com a inauguração deste espaço de convívio, o Hospital passa a oferecer alternativas de lazer aos moradores do entorno que, ao frequentar os ambientes públicos do hospital, terão também possibilidade de interagir com os pacientes e seus familiares.
Elaborado e desenvolvido pela equipe da Teúba Arquitetura e Urbanismo e coordenado pela arquiteta Rita Vaz, o projeto concebeu um auditório com 50 lugares dotado de modernos recursos para projeção e gravação, e abrigará uma sala multiuso para palestras, debates e outras iniciativas culturais como cinema e canto coral. Os corredores do hospital foram pensados como galerias de arte para montagens de exposições como “D. Quixote por Portinari e Carlos Drummond de Andrade” hoje instalada no 2º pavimento, e as ilustrações das primeiras edições dos livros infantis de Monteiro Lobato, de autoria de André Le Blanc, no 3º andar.
Em fase de construção, as coberturas estão sendo transformadas em solários e funcionarão como deck com espreguiçadeiras especiais, tanque com peixes, jardins, mesas para jogos ao ar livre e concha acústica para espetáculos musicais. Também está em projeto uma cozinha industrial que cumprirá dupla função: preparar as refeições de pacientes e funcionários e também atender a um restaurante aberto ao público voltado para um grande jardim.
Agora, junto com a Prefeitura e a Câmara dos Vereadores, através da Subprefeitura de Pinheiros e do gabinete do vereador Gilberto Natalini, o projeto avança no sentido de ampliar as calçadas do bairro e criar passeios acessíveis, jardins e áreas-de-estar para uso de todos, inclusive dos pacientes em condições de passear pelo bairro e interagir com os moradores.
Confraternização, cinema e reflexão sobre o amadurecimento da vida
Após a inauguração, os convidados participaram de almoço festivo para, em seguida, partirem para um novo compromisso na Cinemateca Brasileira. Lá aguardava o grupo o sub-prefeito da Vila Mariana, Manoel Antonio da Silva Araujo, para visita monitorada às instalações e área técnica da Cinemateca, que antecedeu a SESSÃO AVERROES de Cinema e Reflexão, às 19h. O filme exibido foi o longa VÊNUS, de Roger Michell (Reino Unido/EUA, 2006), do mesmo diretor de Um lugar chamado Notting Hill.
O longa narra a história de dois amigos e veteranos atores ingleses que vêem suas rotinas abaladas com a presença de uma jovem. Maurice e Ian vivem uma velhice solitária até que a sobrinha-neta de Ian, Jessie, passa a cuidar do tio-avô e desperta uma paixão em Maurice. O envolvimento entre os dois constrói uma relação pouco romântica, complexa e egoísta, na qual ela busca atenção e ele, a jovialidade perdida. Assim, o filme retrata as delícias e mazelas da maturidade e do envelhecimento, contrapondo o vigor da juventude à fragilidade da velhice.
Após o filme, a Mesa de Reflexão contou com a presença da Dra. CARMITA ABDO, Coordenadora do Programa de Estudos em Sexualidade do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP, com o Dr. LUIZ ROBERTO RAMOS, Livre-Docente em Geriatria na Unifesp e Professor Titular do Departamento de Medicina Preventiva e que desde 1991 dirige o Centro de Estudos do Envelhecimento e coordena o primeiro estudo brasileiro de corte com idosos residentes na comunidade (Projeto Epidoso) e a Dra. DALVA YUKIE MATSUMOTO, médica oncologista da equipe do Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo. A coordenação da mesa foi do Dr. DAVID BRAGA JR., do Hospital do Servidor Público Estadual – HSPE/SP e Coordenador do Centro de Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento Profissional do Grupo MAIS / Hospital Premier.
A SESSÃO AVERROES é fruto da parceria entre Cinemateca, Hospital Premier/Grupo MAIS e OBORÉ e tem o objetivo de refletir, examinar e debater a condição humana, a vida e sua terminalidade. É aberta ao público e acontece sempre às 19h00 da última segunda-feira de cada mês, seguida de mesa de reflexão com convidados das mais diversas áreas do conhecimento. As sessões são precedidas de visita monitorada (17h00) por toda a Cinemateca, incluindo a área técnica de restauro. O título da Sessão alude ao filósofo, jurista e médico nascido em Córdoba, em 1126 - à época uma das mais cultas metrópoles muçulmanas – e reconhecido como um dos pais da Medicina. Foi o principal intérprete da obra de Aristóteles, o que influenciou toda a filosofia muçulmana, judaica e cristã da Idade Média. A SESSÃO AVERROES conta com o apoio da Faculdade de Medicina de Itajubá (MG), Academia Nacional de Cuidados Paliativos e Instituto Paliar.
Em 2011, as atividades da Sessão Averroes terão início em fevereiro.
SAIBA MAIS:
Vila Cordeiro pede passagem
Sessão AVERROES de Cinema e Reflexão: Filmes já exibidos (2008 a 2010)
Sessão AVERROES – 29 de Novembro de 2010
VÊNUS
Direção: Roger Michell. (Reino Unido/EUA, 2006). DVD, 95 min, colorido, versão original em inglês e legendas em português. Com Peter O'Toole, Leslie Phillips, Jodie Whittaker e Vanessa Redgrave.
Mesa de Reflexão
Comentadora: CARMITA ABDO
É médica psiquiatra, Doutora e Livre-Docente pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e pertence ao quadro de professores do Departamento de Psiquiatria desta Faculdade. Fundou e é Coordenadora do Programa de Estudos em Sexualidade (ProSex) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP, um grupo multidisciplinar de ensino, pesquisa, assistência, prevenção e serviços à comunidade. É Coordenadora do Núcleo de Medicina Sexual do HC.Coordenou um dos mais abrangentes estudos sobre o Comportamento e as Dificuldades Sexuais do Brasileiro, realizado em 2000, e ampliado/atualizado em 2003. Coordenou ainda, em 2006, amplo estudo nacional sobre Envelhecimento, Saúde Geral e Dificuldades Sexuais e em 2008 a pesquisa Mosaico Brasil, que mapeou o Comportamento Afetivo-sexual do Brasileiro. Autora de oito livros "Armadilhas da Comunicação", "Sexualidade Humana e Seus Transtornos", "Estudo da Vida Sexual do Brasileiro", "Descobrimento Sexual do Brasil", "Depressão e Sexualidade", Sexo Pode Ser: menos mito e mais verdade , "Da Depressão à Disfunção Sexual - e vice-versa" e "Estudo Populacional do Envelhecimento no Brasil - resultados masculinos" e de dezenas de capítulos de livros sobre diversos aspectos da Sexualidade e sobre Psicologia Médica. Faz parte do corpo editorial de periódicos científicos e colegiados da FMUSP e de outras Instituições.
Comentador: LUIZ ROBERTO RAMOS
Graduado em Medicina na Escola Paulista de Medicina - EPM (1976), fez residência médica em Pediatria e Medicina Preventiva na mesma instituição. Iniciou carreira de médico sanitarista na Secretaria Estadual de Saúde em 1980. Em 1982, obteve o MSc em Medicina Comunitária na London School of Hygiene and Tropical Medicine (LSH&TM). Em 1984, iniciou carreira docente na Disciplina de Epidemiologia do Departamento de Medicina Preventiva da EPM. Em 1987, obteve o título de PhD pela Universidade de Londres, com o primeiro estudo populacional com idosos no Brasil. Em 1989, mudou-se para o Departamento de Medicina da EPM e começou a formar a disciplina de Geriatria, que foi oficializada em 1994. Desde 1991, dirige o Centro de Estudos do Envelhecimento e coordena o primeiro estudo brasileiro de coorte com idosos residentes na comunidade (Projeto Epidoso) que se mantêm até hoje, com financiamentos do Cnpq e Fapesp. Em 1996, com apoio da Fapesp, fez o pós-doutoramento na Universidade de Harvard, na área de neuropsicogeriatria. Em 1997, obteve o título de Livre-Docente em Geriatria na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Em 2004 obteve vaga por concurso de Professor Titular do Departamento de Medicina Preventiva da UNIFESP e desde 2005 exerce a chefia do Departamento. A partir de 2006, com a aprovação do Curso de Mestrado e Doutorado em Saúde Coletiva, é indicado coordenador da área.
Mediador: DAVID BRAGA JR
É médico especializado em Clínica Médica pela Faculdade de Medicina de Ribierão Preto/USP. Administrador Público especialista em Planejamento Estratégico para Ações de Governo pela Unicamp. Consultor da OPAS, Fiocruz e Ministério da Saúde. Médico concursado do Hospital do Servidor Público Estadual de SP, ex Secretário de Saúde e Diretor de Planejamento e Gestão dos Municípios de Campinas e Indaiatuba (SP). Coordenador do Centro de Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento Profissional do Grupo MAIS onde, atualmente, juntamente com o Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA da USP), coordena o ciclo de estudos "Idosos do Brasil: Estado da Arte e Desafios", cujos objetivos são organizar uma agenda dedicada aos idosos, estudar um modelo para sua atenção integral e identificar ações que contribuam com as diretrizes da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, aprovada pela Portaria 2.528/06 do Ministério da Saúde. |
|