Sábado, 23 de Novembro de 2024 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Hospital Premier inaugura Espaço de Convívio na Vila Cordeiro
Ana Luisa Gomes. Foto: Nivaldo Silva.
  09/12/2010

O Hospital Premier / MAIS inaugurou, na manhã do dia 29 de novembro, mais um novo espaço em suas instalações para uso de seus pacientes, funcionários, parceiros e aberto à comunidade: o “Espaço de Convívio, Formação, Cultura e Artes “Vila Cordeiro / Bairro Amigo do Idoso / Organização Mundial da Saúde”. A cerimônia contou com a presença de cerca de 80 pessoas ligadas à direção do hospital e do Grupo MAIS, parceiros, funcionários e colaboradores, além de professores, pesquisadores, gestores da saúde e lideranças políticas e sociais locais.     

Na foto, momento em que Samir Salman, diretor superintendente do Hospital Premier / Grupo MAIS, descerra a placa do novo Espaço, auxiliado por sua mãe, D. Soraya, e D. Adelaide Gomes Bidarra, mãe do jornalista Sergio Gomes.           

Vila Cordeiro, mais um bairro amigo do idoso

Instalado no coração da Vila Cordeiro, zona sul de SP, o Hospital Premier abriga doentes crônicos em cuidados paliativos e tem como princípio incentivar a convivência dos pacientes com suas famílias e com pessoas não ligadas ao corpo clínico do hospital. Mesmo com uma das mais altas concentrações de idosos em São Paulo, o bairro apresenta calçadas intransitáveis, travessias sem sinalização, transporte inadequado além de não contar com espaços de uso público que propiciem o convívio. Com a inauguração deste espaço de convívio, o Hospital passa a oferecer alternativas de lazer aos moradores do entorno que, ao frequentar os ambientes públicos do hospital, terão também possibilidade de interagir com os pacientes e seus familiares.

Elaborado e desenvolvido pela equipe da Teúba Arquitetura e Urbanismo e coordenado pela arquiteta Rita Vaz, o projeto concebeu um auditório com 50 lugares dotado de modernos recursos para projeção e gravação, e abrigará uma sala multiuso para palestras, debates e outras iniciativas culturais como cinema e canto coral. Os corredores do hospital foram pensados como galerias de arte para montagens de exposições como “D. Quixote por Portinari e Carlos Drummond de Andrade” hoje instalada no 2º pavimento, e as ilustrações das primeiras edições dos livros infantis de Monteiro Lobato, de autoria de André Le Blanc, no 3º andar.

Em fase de construção, as coberturas estão sendo transformadas em solários e funcionarão como deck com espreguiçadeiras especiais, tanque com peixes, jardins, mesas para jogos ao ar livre e concha acústica para espetáculos musicais. Também está em projeto uma cozinha industrial que cumprirá dupla função: preparar as refeições de pacientes e funcionários e também atender a um restaurante aberto ao público voltado para um grande jardim.

Agora, junto com a Prefeitura e a Câmara dos Vereadores, através da Subprefeitura de Pinheiros e do gabinete do vereador Gilberto Natalini, o projeto avança no sentido de ampliar as calçadas do bairro e criar passeios acessíveis, jardins e áreas-de-estar para uso de todos, inclusive dos pacientes em condições de passear pelo bairro e interagir com os moradores.

Confraternização, cinema e reflexão sobre o amadurecimento da vida 

Após a inauguração, os convidados participaram de almoço festivo para, em seguida, partirem para um novo compromisso na Cinemateca Brasileira. Lá aguardava o grupo o sub-prefeito da Vila Mariana, Manoel Antonio da Silva Araujo, para visita monitorada às instalações e área técnica da Cinemateca, que antecedeu a SESSÃO AVERROES de Cinema e Reflexão, às 19h. O filme exibido foi o longa VÊNUS, de Roger Michell (Reino Unido/EUA, 2006), do mesmo diretor de Um lugar chamado Notting Hill. 

O longa narra a história de dois amigos e veteranos atores ingleses que vêem suas rotinas abaladas com a presença de uma jovem. Maurice e Ian vivem uma velhice solitária até que a sobrinha-neta de Ian, Jessie, passa a cuidar do tio-avô e desperta uma paixão em Maurice. O envolvimento entre os dois constrói uma relação pouco romântica, complexa e egoísta, na qual ela busca atenção e ele, a jovialidade perdida. Assim, o filme retrata as delícias e mazelas da maturidade e do envelhecimento, contrapondo o vigor da juventude à fragilidade da velhice. 

Após o filme, a Mesa de Reflexão contou com a presença da Dra. CARMITA ABDO, Coordenadora do Programa de Estudos em Sexualidade do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo –  FMUSP, com o Dr. LUIZ ROBERTO RAMOS, Livre-Docente em Geriatria na Unifesp e Professor Titular do Departamento de Medicina Preventiva e que desde 1991 dirige o Centro de Estudos do Envelhecimento e coordena o primeiro estudo brasileiro de corte com idosos residentes na comunidade (Projeto Epidoso) e a Dra. DALVA YUKIE MATSUMOTO, médica oncologista da equipe do Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo. A coordenação da mesa foi do Dr. DAVID BRAGA JR., do Hospital do Servidor Público Estadual – HSPE/SP e Coordenador do Centro de Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento Profissional do Grupo MAIS / Hospital Premier.

A SESSÃO AVERROES é fruto da parceria entre Cinemateca, Hospital Premier/Grupo MAIS e OBORÉ e tem o objetivo de refletir, examinar e debater a condição humana,  a vida e sua terminalidade. É aberta ao público e acontece sempre às 19h00 da última segunda-feira de cada mês, seguida de mesa de reflexão com convidados das mais diversas áreas do conhecimento. As sessões são precedidas de visita monitorada (17h00) por toda a Cinemateca, incluindo a área técnica de restauro. O título da Sessão alude ao filósofo, jurista e médico nascido em Córdoba, em 1126 - à época uma das mais cultas metrópoles muçulmanas – e reconhecido como um dos pais da Medicina. Foi o principal intérprete da obra de Aristóteles, o que influenciou toda a filosofia muçulmana, judaica e cristã da Idade Média.  A SESSÃO AVERROES conta com o apoio da Faculdade de Medicina de Itajubá (MG), Academia Nacional de Cuidados Paliativos e Instituto Paliar.

Em 2011, as atividades da Sessão Averroes terão início em fevereiro.   


SAIBA MAIS: 

Vila Cordeiro pede passagem

Sessão AVERROES de Cinema e Reflexão: Filmes já exibidos (2008 a 2010) 

Sessão AVERROES – 29 de Novembro de 2010

VÊNUS
Direção: Roger Michell. (Reino Unido/EUA, 2006). DVD, 95 min, colorido, versão original em inglês e legendas em português. Com Peter O'Toole, Leslie Phillips, Jodie Whittaker e Vanessa Redgrave.

Mesa de Reflexão

Comentadora: CARMITA ABDO
É médica psiquiatra, Doutora e Livre-Docente pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e pertence ao quadro de professores do Departamento de Psiquiatria desta Faculdade. Fundou e é Coordenadora do Programa de Estudos em Sexualidade (ProSex) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP, um grupo multidisciplinar de ensino, pesquisa, assistência, prevenção e serviços à comunidade. É Coordenadora do Núcleo de Medicina Sexual do HC.Coordenou um dos mais abrangentes estudos sobre o Comportamento e as Dificuldades Sexuais do Brasileiro, realizado em 2000, e ampliado/atualizado em 2003. Coordenou ainda, em 2006, amplo estudo nacional sobre Envelhecimento, Saúde Geral e Dificuldades Sexuais e em 2008 a pesquisa Mosaico Brasil, que mapeou o Comportamento Afetivo-sexual do Brasileiro. Autora de oito livros "Armadilhas da Comunicação", "Sexualidade Humana e Seus Transtornos", "Estudo da Vida Sexual do Brasileiro", "Descobrimento Sexual do Brasil", "Depressão e Sexualidade", Sexo Pode Ser: menos mito e mais verdade , "Da Depressão à Disfunção Sexual - e vice-versa" e "Estudo Populacional do Envelhecimento no Brasil - resultados masculinos" e de dezenas de capítulos de livros sobre diversos aspectos da Sexualidade e sobre Psicologia Médica. Faz parte do corpo editorial de periódicos científicos e colegiados da FMUSP e de outras Instituições.

Comentador: LUIZ ROBERTO RAMOS
Graduado em Medicina na Escola Paulista de Medicina - EPM (1976), fez residência médica em Pediatria e Medicina Preventiva na mesma instituição. Iniciou carreira de médico sanitarista na Secretaria Estadual de Saúde em 1980. Em 1982, obteve o MSc em Medicina Comunitária na London School of Hygiene and Tropical Medicine (LSH&TM). Em 1984, iniciou carreira docente na Disciplina de Epidemiologia do Departamento de Medicina Preventiva da EPM. Em 1987, obteve o título de PhD pela Universidade de Londres, com o primeiro estudo populacional com idosos no Brasil. Em 1989, mudou-se para o Departamento de Medicina da EPM e começou a formar a disciplina de Geriatria, que foi oficializada em 1994. Desde 1991, dirige o Centro de Estudos do Envelhecimento e coordena o primeiro estudo brasileiro de coorte com idosos residentes na comunidade (Projeto Epidoso) que se mantêm até hoje, com financiamentos do Cnpq e Fapesp. Em 1996, com apoio da Fapesp, fez o pós-doutoramento na Universidade de Harvard, na área de neuropsicogeriatria. Em 1997, obteve o título de Livre-Docente em Geriatria na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Em 2004 obteve vaga por concurso de Professor Titular do Departamento de Medicina Preventiva da UNIFESP e desde 2005 exerce a chefia do Departamento. A partir de 2006, com a aprovação do Curso de Mestrado e Doutorado em Saúde Coletiva, é indicado coordenador da área.

Mediador: DAVID BRAGA JR
É médico especializado em Clínica Médica pela Faculdade de Medicina de Ribierão Preto/USP. Administrador Público especialista em Planejamento Estratégico para Ações de Governo pela Unicamp. Consultor da OPAS, Fiocruz e Ministério da Saúde. Médico concursado do Hospital do Servidor Público Estadual de SP, ex Secretário de Saúde e Diretor de Planejamento e Gestão dos Municípios de Campinas e Indaiatuba (SP). Coordenador do Centro de Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento Profissional do Grupo MAIS onde, atualmente, juntamente com o Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA da USP), coordena o ciclo de estudos "Idosos do Brasil: Estado da Arte e Desafios", cujos objetivos são organizar uma agenda dedicada aos idosos, estudar um modelo para sua atenção integral e identificar ações que contribuam com as diretrizes da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, aprovada pela Portaria 2.528/06 do Ministério da Saúde.

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online