10/11/2010
Evento em homenagem ao médico sanitarista David Capistrano da Costa Filho será hoje, quarta, 10 de novembro, das 18 às 22h, no auditório Franco Montoro da Assembleia Legislativa de São Paulo. Organizam a cerimônia que marcam os dez anos de seu falecimento os deputados Adriano Diogo, Carlos Neder, Davi Zaia, Fausto Figueira e Maria Lucia Prandi.
David Capistrano Filho nasceu no dia 7 de julho de 1948, no Recife. Filho dos militantes comunistas David Capistrano e Maria Augusta, o envolvimento com a política marcou sua vida.
Em 1964, um amigo próximo de David foi baleado em decorrência do golpe militar. David pai fugiu, Maria Augusta foi presa e Davizinho levado para um quartel do exército. A partir daí, ele intensificou sua atuação política como jornalista e militante do PCB (Partido Comunista Brasileiro).
Em 1965, foi com a mãe e duas irmãs se juntar ao pai no Rio de Janeiro. Depois, mudou-se para São Paulo, onde atuou como médico, jornalista e articulador político. Foi Secretário Municipal da Saúde e Prefeito de Santos (em 1993), além de consultor do Ministério da Saúde.
David faleceu no dia 10 de novembro de 2000, vítima de complicações decorrentes de um transplante de fígado. O problema crônico no órgão foi causado pelo tratamento de quimioterapia para leucemia.
Nas palavras do amigo e poeta Marcelo Mário de Melo, durante a sua vida “David Capistrano Filho manteve uma linha de coerência e compromisso com as suas referências fundamentais - a esquerda, o socialismo, a democracia, o povo, a saúde pública, a arte, a cultura, a família e a amizade.” Os valores do médico ficam claros em trechos de cartas escritas em abril de 1982: " A minha esquerda é aquela alegre, amante da vida e de suas boas coisas - o vinho, a comida, as mulheres (ou os homens), as crianças e as brigas”....
Visite o Memorial David Capistrano e colabore com artigos, fotos, documentos ou depoimentos que ajudem a lembrar a vida e a obra de David.
|