03/11/2010
A OBORÉ já está organizando o novo módulo do Projeto Repórter do Futuro em parceria com o Departamento de Jornalismo da UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul). O curso seguirá as diretrizes do módulo Descobrir a Amazônia, Descobrir-se Repórter, mas dessa vez levará estudantes de jornalismo de São Paulo para conhecer o Mato Grosso do Sul e vice-versa.
O objetivo é promover a troca de experiências entre os estudantes e estimular que eles próprios busquem conhecer mais a fundo as peculiaridades de sua cidade e estado. O diretor da OBORÉ, Sergio Gomes, disse esperar que novas estradas sejam abertas para ligar lugares aparentemente tão distantes. A iniciativa conta com a colaboração dos professores Edson Silva, Ruth Vianna, Marcelo Cancio e do chefe do Departamento de Jornalismo da UFMS, Professor José Márcio Licerre.
A expectativa de Sergio é que da parceria entre OBORÉ e UFMS nasça “uma empreitada realista, viável, estimulante e pioneira”. Um dos frutos que esse intercâmbio já produziu foi a participação de Sergio Gomes na Semana de Jornalismo da UFMS. O evento ocorreu entre os dias 25 e 27 de outubro e teve como tema Jornalismo: Diálogos entre o Local e o Global. Sergio participou da conferência Jornalismo e Sociedade, ao lado do CDDH (Centro de Defesa da Cidadania e dos Direitos Humanos), MST (Movimento dos Sem-Terra) e Enecos (Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social).
A Semana de Jornalismo faz parte das comemorações dos 20 anos do Curso de Jornalismo da UFMS. Além da OBORÉ, foram convidados a ministrar palestras e conferências o Sindicato dos Jornalistas, os jornalistas Altino Dantas, Walter Gonçalves, Mario Lesme e Lenilde Ramos, além de professores, ex-alunos do curso, entre outros. O evento contou também com a exposição do fotojornalísta Roberto Higa.
Mais informações: http://jornalismo.ufms.br/
|